Você tem interesse em prestar concurso público para a área de tribunais? Se a sua resposta foi sim…então, esse artigo foi elaborado especialmente para você!
Aqui, reunimos as principais informações a respeito dos Tribunais Regionais Federais, com oportunidades em diversas áreas com a remuneração bastante atrativa. Confira os concursos TRF!
A Lei Orçamentária Anual para este ano (LOA Federal), prevê a oferta de 1.475 vagas para a Justiça Federal, sendo 850 para provimento e 625 para criação.
Ou seja, 2023 será um ano muito proveitoso e terá a publicação de editais. Logo mais, você vai ver as expectativas para cada TRF que já tem edital previsto ou confirmado para 2023!
Possui jurisdição: Acre; Amapá; Amazonas; Bahia; Distrito Federal; Goiás; Maranhão; Mato Grosso; Rondônia; Pará; Piauí; Roraima; e Tocantins.
Panorama: o último edital foi divulgado em 2017 sob organização do Cebraspe, antigo Cespe, com a oferta de 20 vagas, além de cadastro de reserva, para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário. A lista de nomeações segue em andamento.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região prorrogou a validade do concurso por mais dois anos, a seleção ficará ficará vigente até novembro de 2023.
Possui jurisdição: Espírito Santo; e Rio de Janeiro.
Panorama: O Tribunal Regional Federal da 2ª Região designou a comissão responsável para acompanhar os trâmites de um novo concurso TRF 2 para o quadro administrativo.
Os nomes dos servidores responsáveis pelos estudos técnicos que irão viabilizar um novo edital para servidores foram divulgados no dia 10 de fevereiro.
Vale lembrar que o último edital, publicado em 2016, estará vigente até julho de 2023 e a intenção do órgão é nomear mais aprovados antes da realização de uma nova seleção.
Possui jurisdição: Mato Grosso do Sul; e São Paulo.
Panorama: O concurso TRF3 pode sair a qualquer momento! O Tribunal Regional Federal da 3ª Região já definiu a Vunesp como banca organizadora do edital.
O projeto básico já foi divulgado. Estão previstas 23 vagas para cargos de técnicos e analistas, além da formação de cadastro de reserva.
Possui jurisdição: Paraná; Rio Grande do Sul; e Santa Catarina.
Panorama: o resultado final do último edital para o TRF 4 foi homologado em dezembro de 2019, mesmo ano em que o edital para os cargos de técnico e analista em diversas especialidades foi divulgado.
O certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Em razão da suspensão do edital no período da pandemia de Covid-19, a expectativa é de que o certame siga vigente até 2025. A lista de nomeações de aprovados segue em andamento.
Possui jurisdição: Alagoas; Ceará; Paraíba; Pernambuco; Rio Grande do Norte; e Sergipe.
Panorama: O Tribunal Regional Federal da 5ª Região divulgou nas redes sociais que 189 aprovados no concurso TRF5 foram nomeados.
E mais! O Conselho da Justiça Federal já autorizou, para o exercício de 2023, o provimento de outros 61 cargos em toda a 5ª Região.
E não para por aqui. Um novo edital deve ser publicado ainda este ano. Foi oficialmente constituída a comissão responsável pelas atividades do próximo concurso.
Possui jurisdição: Minas Gerais.
Panorama: O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (concurso TRF 6) tem comissão formada para a realização do primeiro concurso para servidores do órgão.
Os membros da comissão serão encarregados de acompanhar os trâmites da seleção, assim como a escolha da banca organizadora.
As vagas serão destinadas “especialmente para a área de Tecnologia da Informação”.
A remuneração inicial do servidor é composta pela soma do vencimento básico e da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ).
O servidor recebe ainda auxílio alimentação e outros benefícios. Por conta disso as remunerações são de:
As remunerações dos cargos podem chegar a R$ 11.398,39 (técnico) e R$ 18.701,54 (analista), no fim da carreira, mais benefícios. Veja as possíveis gratificações:
As oportunidades são de níveis médio e superior em diversas áreas e especialidades. Os cargos são de Técnico Judiciário e Analista Judiciário. Para concorrer é necessário:
Técnico Judiciário: o candidato deve ter nível médio de formação.
Analista Judiciário: é necessário ter nível superior em qualquer área de formação caso a vaga seja parta a área administrativa. Para cargos em áreas específicas, exige-se a formação na respectiva área.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Tocantins já está com a página…
Inscrições em breve e provas em março de 2025. Confira neste artigo as principais datas…
Foi publicado o edital do concurso GCM Cianorte, município localizado no estado do Paraná, com…
O Conselho Superior de Fiscalização Tributária (CSFT) se reunirá na próxima quarta, 6 de novembro,…
Foram publicados 3 novos editais de concurso público da Prefeitura de Amargosa, na Bahia. Ao…
Vem aí o concurso público do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Tocantins…