Olá, amigos do Estratégia.
Como vocês devem saber, foi lançado o edital para Analista e Técnico Judiciário do TRE-MT. Até a prova, são dois meses para estudo e revisão dos assuntos.
É importante conhecer o método de cobrança da banca examinadora para se preparar adequadamente. Sabemos que o Cebraspe utilizará o método CESPE de avalição nas provas. Dessa forma, vamos ver uma questão bastante recente do CESPE na prova do STJ/2015:
(STJ-2015) Cargo 1: Analista Judiciário: área Administrativa
(Texto adaptado)
O primeiro contato com a noção de solidariedade mostra uma relação de pertinência: as nossas ações sociais incidem, positiva ou negativamente, sobre todos os demais membros da comunidade. A solidariedade implica, por outro lado, a corresponsabilidade, a compreensão da transcendência social das ações humanas, do coexistir e do conviver comunitário. Percebe-se, aqui, igualmente, a sua inegável dimensão ética, em virtude do necessário reconhecimento mútuo de todos como pessoas, iguais em direitos e obrigações, o que dá suporte a exigências recíprocas de ajuda ou sustento.
Marcio Augusto de Vasconcelos Diniz. Estado social e princípio da solidariedade. In: Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, Vitória, n. 3, p. 31-48, jul.-dez./2008. Internet: <www.fdv.br> (com adaptações).
Julgue o item que se segue, relativo às estruturas linguísticas do texto “Estado social e princípio da solidariedade”.
A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se empregasse o sinal indicativo de crase no vocábulo “a” em “dá suporte a exigências recíprocas” (grifado).
Temos, acima, uma questão bastante recente do CESPE sobre o uso da crase. Como de costume, é dada uma situação hipotética para que o candidato avalie a correção gramatical da substituição.
Observe que “exigências recíprocas” completa o sentido de “dá suporte”, enquanto a preposição “a” une as expressões mencionadas (dar suporte a algo). A crase simboliza, em geral, a contração de preposição “a” com artigo “a”. Para utilizá-la, neste caso, seria necessário unir a preposição “a” ao artigo no plural “as”, o que resultaria na forma “às”, da seguinte maneira: “o que dá suporte às exigências recíprocas”. Aplicar somente o sinal indicativo de crase sem flexibilizar o artigo para a forma plural é, portanto, equivocado, prejudicando a correção gramatical do texto, tal qual se afirmou na questão. Item CORRETO.
Para aprender mais sobre este e outros assuntos, aproveito para divulgar o curso de Questões de Língua Portuguesa para o concurso do TRE-MT. Confira, no link abaixo, a página com informações mais detalhadas sobre o curso:
Veja o Curso completo para Analista e Técnico Judiciário https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/questoes-comentadas-de-portugues-cespe-p-tre-mt-todos-os-cargos-8988/
Contem comigo.
Abraços,
Professora Ludimila.
Em entrevista concedida à equipe de jornalismo do Estratégia, o Presidente da Associação Nacional dos…
Novo concurso PF está autorizado com vagas para Agente, Delegado, Escrivão, Papiloscopista e Perito. Salário…
FUNECE é a banca do novo concurso PC CE! Salário inicial é de R$ 6.080,76…
Tem um novo concurso público para a Prefeitura de Curitiba, no Paraná, preste a sair…
Está oficialmente assinado o contrato com a FUNECE, banca organizadora do novo concurso PC CE…
Foram publicados dois novos editais de concurso da Prefeitura de Caruaru, cidade de Pernambuco, ofertando…
Ver comentários
Gostei das aulas de Português. Sou de São Luis-MA os professores de português são ótimos, desde as séries iniciais.
Que bom!