TCU: Tudo sobre o cálculo da Despesa de Pessoal na LRF
Concurso TCU segue com previsão de novas contratações e concursos nos próximos anos
Há 10 anos sem edital para Técnico Federal de Controle Externo, um novo certame para o Tribunal de Contas da União – TCU pode ser publicado em 2025!
Em contato com fontes internas do Tribunal de Contas da União, fomos informados acerca da intenção do TCU em publicar um novo concurso público para o referido cargo ainda esse ano.
Além disso, como tem acontecido em outros órgãos, há o intuito de alterar o requisito de ingresso do Técnico, de nível médio para o superior.
Se isso realmente se confirmar, a lei da carreira terá de ser alterada, o que demandaria um pouco mais de tempo, mas estão fazendo de tudo para que o concurso aconteça o mais breve possível.
Lembrando que, anteriormente, já haviam sido feitas outras declarações acerca de novas contratações e concursos no TCU ao longo dos próximos anos, não só para Técnico, mas também para Auditor.
Vale ressaltar que o mais recente concurso, destinado ao cargo de Auditor Federal de Controle Externo, teve seu cadastro reserva zerado, após a divulgação da 5ª convocação para o Curso de Formação.
Apesar disso, o edital segue vigente até 21 de novembro de 2026, após prorrogação da validade.
Reunimos aqui as principais informações para que você fique por dentro do andamento do concurso TCU e se prepare da melhor maneira possível.
Das 20 vagas imediatas ofertadas, 17 foram garantidas por nossos alunos (85%).
E não é só isso, dos 10 primeiros, 9 estudaram conosco, incluindo a primeiríssima colocada.
O salário para o cargo de Auditor é composto do vencimento básico mais algumas gratificações e abono. Em fevereiro de 2025, o valor foi reajustado em 6,13%:
Além disso, os servidores também recebem os seguintes benefícios:
>>> Confira na íntegra a estrutura remuneratória do TCU
Auditor: diploma de conclusão de curso de nível superior ou habilitação legal equivalente em qualquer área de formação.
Auditor: Desempenho de todas as atividades de caráter técnico de nível superior relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Tribunal de Contas da União.
Planejar, organizar, supervisionar, coordenar, avaliar e executar atividades relativas à fiscalização e ao controle externo da arrecadação, da aplicação e da gestão de recursos públicos da União, examinando a legalidade, a legitimidade, a economicidade, a eficiência e a efetividade, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, dos atos daqueles que devam prestar contas ao Tribunal.
Conheça mais sobre a carreira de Auditor do TCU
Conforme o último levantamento, divulgado no Portal da Transparência do órgão, existem 521 cargos vagos, sendo 141 de Auditor, 380 de Técnico.
Conforme informado pelo próprio TCU, o último concurso para Auditor (2021) teve 223 candidatos nomeados. Já para Técnico, foram 76 nomeados no concurso realizado em 2015.
O concurso mais recente do TCU foi publicado em 2021, sob organização da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Foram ofertadas 20 vagas mais formação de cadastro reserva para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo.
No total, foram registrados 19.932 inscritos, uma concorrência de aproximadamente 996 candidatos por vaga.
O concurso TCU foi constituído de duas etapas, sendo elas:
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada em todas as capitais do país, no dia 13 de março.
Essa etapa foi composta por 100 questões, valendo um ponto cada questão, totalizando 100 pontos. Todas as questões tiveram 5 alternativas:
A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada em todas as capitais do país que contarem com candidatos aprovados na prova objetiva.
Somente foram convocados para as provas discursivas os candidatos habilitados na Prova Objetiva.
Essa etapa, totalizou 100 pontos, sendo constituída de:
Abaixo, confira qual foi a nota de corte na primeira etapa do certame (prova objetiva e discursiva), considerando que a nota máxima na soma das duas provas era de 200 pontos:
Colocação | Nota |
---|---|
15º – AC | 142.75 (71.37%) |
1º – PcD | 126.5 (63.24%) |
4º – Negros | 131.3 (65.65%) |
O Programa de Formação teve a duração mínima prevista de 120 horas. O desempenho do candidato em cada disciplina foi aferido com base nas notas obtidas nas provas e atividades realizadas, que poderiam variar de zero a 100,00 pontos.
A aprovação no Programa exigiu desempenho médio geral igual ou superior a 60,00 pontos e desempenho em cada disciplina em que houvesse avaliação de rendimento igual ou superior a 50,00 pontos, além de presença mínima de 75% em cada uma das disciplinas ministradas.
O candidato faz jus a auxílio financeiro, na forma da legislação vigente à época de sua realização, sobre o qual incidem os descontos legais, ressalvado o direito de optar pela percepção do vencimento e das vantagens do cargo efetivo.
O último concurso do TCU destinado ao cargo de Técnico Federal de Controle Externo aconteceu em 2015, com organização do Cespe.
Na ocasião, foram ofertadas 42 vagas para a área de Apoio Técnico e Administrativo – Especialidade Técnica Administrativa, com um total de 38.723 inscritos.
A avaliação dos candidatos se deu através das seguintes etapas:
Vale ressaltar que as provas discursivas foram aplicadas concomitantemente, sendo: P1 e P3 no turno da manhã, com 3 horas de duração, e P2 e P4 no turno da tarde, também com 3 horas de duração.
As provas objetivas, as provas discursivas e a perícia médica (PcD) foram realizadas nas cidades de Rio Branco/AC, Manaus/AM, Salvador/BA, Brasília/DF, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Recife/PE, Porto Velho/RO e Boa Vista/RR.
Já o Programa de Formação foi realizado somente em Brasília/DF.
Essa etapa foi composta por 100 questões do tipo CERTO ou ERRADO, sendo 50 de conhecimentos básicos e 50 de conhecimentos específicos.
Foi reprovado o candidato que se enquadrasse em pelo menos um dos itens a seguir:
As provas discursivas P3 e P4 valeram um total de 30,00 pontos e consistiram de:
O Programa de Formação, realizado pelo Instituto Serzedello Corrêa, teve a duração mínima de 60 horas, sendo regido por edital e regulamento próprios.
O concurso público PM TO (Polícia Militar do Estado de Tocantins) oferta 660 vagas para os cargos…
A realização de um novo concurso público para o Banco do Brasil em 2025 segue aguardada. Segundo…
Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso Banrisul: resolva questões sobre o…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos os…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos o…
Conheça neste artigo os requisitos do cargo de Soldado do concurso PM CE e ganhe…
Ver comentários
Significa que provavelmente o edital para técnico TCU só em dez/19 ou início de 2020?
Provavelmente só teremos concurso pro TCU em 2020, estarei aguardando ansiosamente!
#foco
Saulo, isso significa que concurso para técnico só a partir de 2020.
Será que sai concurso para auditor esse ano?
Uma dúvida que sempre tive, como é feita a segurança interna do TCU? É por servidores concursados assim como nos tribunais por técnicos da área de segurança e transporte?
Boa tarde. Gostaria de saber se o cargo de auditor federal do TCU conta como atividade juridica.
Existe alguma chance desse concurso de 2020 ter vagas para TEFC ou somente AUFC?
Em consonância com os princípios da Administração, não seria melhor fazer um único concurso para os cargos de Auditor e Técnico e adicionando as vagas para Auditor e deixando as vagas de técnico em Cadastro de Reserva?
Bom dia!
Qual a previsão de iniciarem a Trilha Estratégica para Auditor do TCU?
Soube que o Tribunal alterou a estrutura da carreira, diminuindo bastante o salário inicial e aumentando o número de padrões para se chegar ao teto. Seria importante o Estratégia averiguar essa informação e atualizar os candidatos