O concurso público do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE AM) teve sua validade prorrogada por mais dois anos, até 2025.
O intuito é de dar continuidade na nomeação de aprovados. Ao fim desse prazo, não haverá uma nova possibilidade de prorrogação, sendo necessária a realização de um novo certame.
Importante frisar que foram dois editais distintos, com oferta total de 40 vagas distribuídas entre as áreas de Auditoria Governamental, Ministério Público de Contas, Auditoria de Obras Públicas e Auditoria de TI.
Até o momento, já foram nomeados 179 aprovados. Vale ressaltar que esse quantitativo inclui candidatos que desistiram ou foram exonerados.
Confira neste artigo as principais informações e novidades a respeito do concurso TCE AM. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
Dos 4 aprovados em ampla concorrência no concurso TCE AM 2021 na especialidade de Auditoria de Obras Públicas, TODOS foram nossos alunos!
Auditoria Governamental: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação.
Auditoria de Obras Públicas: Diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer das áreas de formação da Engenharia ou Arquitetura.
Auditoria de Tecnologia da Informação: Diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em tecnologia da informação, em todas as suas acepções.
Ministério Público de Contas: Diploma de conclusão de curso graduação de nível superior em Direito.
Confira abaixo as atribuições dos cargos de auditor do concurso TCE AM nas mais diversas especialidades:
Auditoria Governamental: Desenvolver atividades de planejamento, coordenação e execução relativas à fiscalização e ao controle externo de arrecadação e aplicação de recursos do Estado e dos Municípios do Amazonas, bem como da administração desses recursos, examinando legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e efetividade, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional dos atos daqueles jurisdicionados ao TCE/AM, ressalvadas as atribuições específicas dos demais cargos previstos neste artigo; planejar, programar, organizar e executar as atividades administrativas necessárias à consecução de tais objetivos.
Auditoria de Obras Públicas: Desenvolver atividades de planejamento, coordenação e execução relativas à fiscalização e ao controle externo de arrecadação e aplicação de recursos do Estado e dos Municípios do Amazonas da administração desses recursos, examinando legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e efetividade, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional dos atos daqueles jurisdicionados ao TCE/AM, no campo das obras públicas e serviços de engenharia, tal como definidos pelas Leis federais nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, e nº 8.666, de 23 de junho de 1993, e normas congêneres; planejar, programar, organizar e executar as atividades administrativas necessárias à consecução de tais objetivos.
Auditoria de Tecnologia da Informação: Desenvolver atividades de planejamento, coordenação e execução relativas à fiscalização e ao controle externo de arrecadação e aplicação de recursos do Estado e dos Municípios do Amazonas, bem como da administração desses recursos, examinando legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e efetividade, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional dos atos daqueles jurisdicionados ao TCE/AM, na área da tecnologia da informação; planejar, programar, organizar e executar as atividades administrativas necessárias à consecução de tais objetivos, em especial quanto à concepção, coordenação, gerenciamento e participação em ações para implementação de soluções de tecnologia da informação, bem como prover e manter em funcionamento essa estrutura tecnológica, composta por sistemas, serviços, equipamentos e programas de informática necessários ao funcionamento do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.
Ministério Público de Contas: Desenvolver atividades de planejamento, coordenação e execução relativas à fiscalização e ao controle externo de arrecadação e aplicação de recursos do Estado e dos Municípios do Amazonas, bem como da administração desses recursos, examinando legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e efetividade, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional dos atos daqueles jurisdicionados ao TCE/AM, no âmbito do assessoramento dos membros do Ministério Público de Contas; planejar, programar, organizar e executar as atividades administrativas necessárias à consecução de tais objetivos.
Confira abaixo a remuneração do cargo de Auditor no concurso TCE AM, considerando:
Além do salário base, os servidores do TCE AM também têm direito aos seguintes benefícios, previstos em Lei:
O edital do concurso TCE AM ofertou 40 vagas imediatas para o cargo de Auditor Técnico de Controle Externo, distribuídas entre quatro especialidades, todas com remuneração inicial de R$ 8.328,77.
Cargo/Especialidade | Vagas AC | Vagas PcD | Total |
---|---|---|---|
Auditoria de Tecnologia da Informação | 12 | 03 | 15 |
Auditoria Governamental | 14 | 04 | 18 |
Auditoria de Obras Públicas | 04 | 01 | 05 |
Ministério Público de Contas | 02 | – | 02 |
Segundo informações da FGV, foram registradas, no total, 12.648 inscrições. A distribuição se deu da seguinte forma:
No entanto, dessa alta demanda, apenas 8.680 candidatos marcaram presença na primeira etapa, das provas objetivas, possibilitando menor concorrência para os cargos ofertados.
A Prova Escrita Objetiva do concurso TCE AM, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por 120 ou 80 questões de Conhecimentos Básicos e Específicos. Todas as questões tiveram cinco alternativas, sendo apenas uma correta.
Foi considerado aprovado, para todas as áreas, o candidato que cumulativamente:
Foi considerado aprovado, para todas as áreas, o candidato que cumulativamente:
Foi considerado aprovado, para todas as áreas, o candidato que cumulativamente:
Foi considerado aprovado, para todas as áreas, o candidato que cumulativamente:
Nota de Corte Auditoria de Obras Públicas e TI
A Prova Escrita Discursiva foi composta por duas questões discursivas. Somente serão corrigidas as provas dos candidatos que fossem aprovados na etapa anterior, dentro do quantitativo correspondente a 10 vezes o número de vagas disponíveis.
O edital do concurso TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) deve ser publicado em…
Estão disponíveis os resultados preliminares das provas discursivas do concurso do Tribunal de Justiça de…
Com as provas do concurso público da Prefeitura de Itaobim, município de Minas Gerais, devidamente…
Com provas aplicadas no dias 16 e 17 de novembro, os candidatos do concurso da…
As provas do concurso da Prefeitura de São Gonçalo do Pará, em Minas Gerais, foram…
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou o novo concurso TJ RJ e…
Ver comentários
Vocês sabem informar quais os cargos que serão comtemplados?
Prezados, cargos de nível médio serão contemplados?
Os terceirizados foram mesmo demitidos? alguém tem alguma informação deste concurso?