A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) pode ter um novo concurso público na área, já que foi solicitado ao MGI um novo edital com 59 vagas para diversos cargos em níveis médio e superior.
Em ofício, a Superintendência reafirma a necessidade de fortalecimento da capacidade operacional, de melhoria das condições de funcionamento e da recomposição do corpo funcional.
Além disso, tivemos acesso à nota técnica que divulga a possível distribuição de vagas, o cronograma previsto e o impacto orçamentário e financeiro.
A Autarquia é responsável pelos estados que abrangem toda mata amazônica, sendo: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará e Maranhão.
Por fim, foi levantado que o pedido é legítimo pela atual dificuldade e prejuízos que podem ocorrer à sociedade caso os serviços prestados não sejam realizados.
Ademais, o último concurso para o SUDAM foi realizado em 2013, com 71 vagas para cargos de níveis médios e superior, com iniciais de até R$ 5 mil.
Neste artigo você encontra as principais informações do concurso SUDAM. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
Obtida a nota técnica, o Estratégia possui o cronograma desenvolvido para o possível certame. Conforme as datas, a autorização pode ocorrer até setembro de 2025. Confira abaixo:
Além disso, a nota descreve detalhadamente os cargos que serão contemplados em novo edital. Veja abaixo:
O documento ainda divulga a distribuição das 59 vagas solicitadas. Veja abaixo:
Apesar disso, a tabela se encontra incompleta, sendo possível que as demais 9 vagas estejam distribuídas em outros cargos. Confira o documento na íntegra!
A Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, com sede em Belém (PA).
O compromisso é levar desenvolvimento includente e sustentável para os mais de 23 milhões de habitantes da Amazônia Legal, buscando oferecer igualdade de oportunidades e autonomia para a população por meio do planejamento, articulação e fomento de políticas públicas alinhadas à Política Nacional de Desenvolvimento Regional e ao Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia.
Sob organização do IADES, o último edital constou de 57 vagas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade, com iniciais de até R$ 5 mil.
O certame constou de provas objetivas e discursivas, ambas de caráter classificatório e eliminatório, para todos os cargos contemplados.
A prova objetiva constou de 50 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada, sendo apenas uma correta. Ao todo, o exame valeu 75 pontos e foi corrigido por meio de processamento eletrônico.
Os candidatos considerados aprovados foram os que obtiveram, no mínimo, 12 pontos em conhecimentos básicos e 25 em conhecimentos específicos.
A prova discursiva consistiu em um tema de “Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, avaliando sua capacidade de expressão na respectiva modalidade e o uso da língua portuguesa formal.
O exame valeu 10 pontos e teve de ser realizado em um texto dissertativo ou descritivo com, no mínimo, 20 linhas e máximo 40.
Está na praça o novo concurso do MPU (Ministério Público da União)! Agora, são ofertadas 172 vagas…
Ainda dá tempo de fazer a sua inscrição no concurso do Ministério Público da União…
O resultado do concurso do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) consta em…
Você pretende prestar concurso para o Ministério das Relações Exteriores (MRE)? Sabia que a regulamentação…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas do concurso Câmara de Itupeva, no estado de…