Educação

Concurso SME SP: sugestões de recurso para Português

As provas do concurso para Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da  Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME SP) foram aplicadas, e os especialistas do Estratégia Concursos elaboraram as sugestões de recursos.

Lembre-se que o recurso é individual e a cópia pode resultar na anulação da sua interposição. O prazo para a interposição estará aberto até 21 de janeiro de 2023. Confira as sugestões abaixo!

Concurso SME SP: sugestões de recursos para Português

Questão 9

O comando da questão solicitava: assinale a opção que apresenta o termo de significação variável, dependente da situação. Partindo desse pressuposto, destacam-se dois elementos dentre as alternativas, o termo Amanhã e o termo diretamente.

Ambos os termos são morfologicamente identificados como advérbios, ou seja, termos que estabelecem sentido circunstancial a depender da situação apresentada. O trecho que serve de análise para a circunstância, que foi dado pela banca é: Amanhã, eu irei diretamente a uma livraria e comprarei esse livro, que passará a fazer parte de minha biblioteca.

Assim, dado o contexto, o termo “diretamente” pode assumir sentido de: imediatamente ou pessoalmente, conforme o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, página 691, 2009.

Tendo em vista que a questão apresenta mais de uma alternativa como correta, solicita-se a sua anulação.

Questão 41

A questão partiu da definição do substantivo “armário” para que seu comando fosse apresentado seguindo esse mesmo modelo. No modelo em questão, a banca apresenta marcas individualizadoras para o substantivo armário, que pode ser vistas no trecho por ela destacado em “onde se guardam roupas”. Esse trecho chamado de individualizador apresenta uma oração adjetiva restritiva, a qual, de fato, traz marcas de individualidade, de restrição.

Dado esse fato, a banca solicita que, dentre as alternativas, seja assinalada aquela em que não apresentasse um critério individualizador corretamente identificado.

Dentre as alternativas, a letra C, cujo termo é “mosca”, apresenta uma definição entre parênteses, o que diverge de todas as outras alternativas. Esta mesma definição dada pela banca pode ser vista no Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, página 1321. A definição é o primeiro conceito apresentado, não se tratando de um critério individualizador, mas de uma primeira definição, para a qual outros usos podem ser empregados para o termo mosca. Logo, pode ser entendida como a alternativa correta para a questão.

No entanto, a banca apresenta a letra E como correta, em decorrência dos termos “origem” e finalidade” colocados entre parênteses. Ainda no mesmo dicionário, a primeira definição dada ao termo surge da seguinte forma: s.m. (c1537-1583) AGR 1 mistura composta do dejeto de animais (ger. gado equino e bovino) e da palha fermentada que serviu de cama nos estábulos; adubo […].

Note-se que a informação entre parênteses não foi colocada na alternativa, pois essa significa que o estrume é “gerado” pelo gado, ou seja, “que teve origem em”, ainda conforme o mesmo dicionário. Ademais, a ideia de que “serviu de cama nos estábulos”, pode ser atribuída a uma finalidade, o que de fato é.

Logo, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa C.

Questão 43

A questão 43 apresenta um texto de Gladstone Chaves de Melo em que ele trata do uso da língua por aqueles “também apelidados, à inglesa, mídia”. Nesse texto ela diz que os “jornais, sem exclusão dos chamados ‘classe A’, disputam um triste páreo de solecismos, barbarismos, cacofonias, ambiguidades […]”

O comando da questão se volta para essa crítica apresentada pelo autor e apresenta em seu comando: A principal crítica desse pequeno texto se dirige…

A crítica é notada quanto àqueles que fazem um mau uso da Língua Portuguesa, isso quer dizer, daqueles que não a usam como deveriam. Tendo em vista essa ser uma crítica sem um sujeito específico para o qual ela é direcionada, mas a todos que assim agem, pode-se afirmar que existe mais de uma possibilidade de alternativa.

Assim, tanto aqueles que desrespeitam a tradição da língua quanto aqueles que preferem a informalidade à formalidade podem ser vistos como os agentes criticados. Afinal, a escolha por um uso que comprometa o aspecto mais caro da língua passa pela preferência a informalidade à formalidade.

Portanto, solicita-se a anulação da questão.

Questão 45

No que tange à questão 45, era necessário analisar a expressão “leitura crítica” e atribuir a ela seu significado tendo em vista as alternativas apresentadas. O texto que serve de apoio apresentou a seguinte definição: “[…] a leitura crítica realizada sobre outros textos permite ao autor explicar como surgiu e como é esse novo gênero literário […]”

A alternativa dada pela banca apresenta a definição de leitura crítica como aquela em que se analisam os conceitos principais e compreende-se a estrutura, a argumentação e as conclusões para interpretá-lo de outro ponto de vista. No entanto, a leitura crítica não pode ser vista como uma “interpretação de OUTRO PONTO DE VISTA”, já a esse tipo de leitura pode apresentar o mesmo ponto de vista que o autor do texto produzido.

Entender leitura crítica como um “outro ponto de vista” é sugerir que ela estará sempre em busca de pontos díspares, e não de uma análise com base apenas no texto. É possível que a leitura crítica apresente perspectivas idênticas, numa espécie de ratificação da obra de algum autor e de suas ideias.

Ademais, a ideia de “crítica” não representa “não concordância”, a ideia de crítica contempla o sentido de “análise”, “avaliação” racional de um texto.

Assim, a alternativa que mais se aproxima do sentido expresso pelo texto de apoio e por seu próprio conteúdo é a letra D, a qual assevera que ocorre uma leitura detalhada para a compreensão de conceitos técnicos de uma disciplina particular. Tal alternativa está mais de acordo com o texto de apoio, já que o texto traz em seu bojo o “jornalismo tradicional” além da expressão “gênero literário”, ou seja, apresenta uma disciplina específica para a análise.

Logo, solicita-se a mudança de gabarito.

Saiba mais: concurso SME SP

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso SME SP?

Gostou desta oportunidade e deseja se preparar? Então, confira abaixo nosso curso exclusivo para este concurso e inicie seus estudos agora mesmo:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Daniela Santos Nascimento

Posts recentes

Concursos Públicos: 09 editais esta semana; mais de 300 vagas!

Mais uma semana do mês de novembro vai chegando ao fim e com um feriado…

16 minutos atrás

Questões de Concurso: pratique com questões de concursos

Olá, pessoal! Tudo bem? Que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu nessa…

2 horas atrás

Crédito de ICMS no ativo permanente para SEFAZ/RJ

Olá senhoras e senhores! Neste corrente artigo abordaremos um conteúdo essencial e com grandes chances…

4 horas atrás

Concurso SME Itajaí (SC): iniciais de R$ 6,6 mil; provas em 15/12

A Secretaria Municipal de Educação de Itajaí (SC) publicou o novo edital de concurso público com…

5 horas atrás

Concurso UFSM: iniciais de R$ 4,5 mil; provas em 15/12

O novo concurso da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) está com edital publicado! O…

5 horas atrás

Concurso Cariacica (ES) Educação: 137 VAGAS; provas em 15/12

Estão se aproximando as provas para o concurso da Prefeitura de Cariacica, município do estado…

5 horas atrás