Educação

Concurso SEMED Maricá: veja os recursos possíveis!

Após a aplicação das provas do concurso SEMED Maricá (Secretaria de Educação do Município de Maricá) no último domingo, 19 de maio, a banca Coseac, responsável pela condução do certame, divulgou os gabaritos preliminares para o cargo de Docente I – Ciências Físicas e Biológicas. Veja abaixo!

Agora, fica aberto até às 16h de amanhã, 20 de maio, o prazo para interposição de recursos contra as respostas da prova.

O Estratégia Concursos esteve presente durante toda a sua preparação, inclusive realizando a correção extraoficial. Agora, vamos te ajudar em mais essa etapa!

Nosso time de professores elaborou sugestões de recursos contra o gabarito provisório da seleção. Veja a seguir!

Recursos possíveis: concurso SEMED Maricá

Questão 16

Na alternativa A, o autor Luiz Antônio Cunha não reforça a perspectiva “salvadora” da educação em
sua obra Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. Logo, a alternativa está errada.

As duas alternativas (B, C e D) estabelecem o conceito de análise sociológica do sistema escolar brasileiro, conforme descreve:


De acordo com BRANDÃO (2014):
“A análise sociológica do sistema escolar brasileiro, desenvolvida por Cunha, oferece uma percepção
rigorosa e fortemente ancorada em material empírico e bibliográfico pertinente para a interpretação das
conexões estruturais e sociais da educação. Estas questões normalmente permanecem camufladas, para o
público em geral, pela ideologia da educação como “motor” do desenvolvimento das sociedades. Cunha
com este livro demonstra a procedência do contraste que Luiz Pereira indicara entre o pensamento dos
educadores e o dos sociólogos. Embora tenha havido progressos no estilo do pensamento pedagógico entre os “educadores”, ainda hoje estamos longe do consenso na área de que a educação é parte de um conjunto de fatores, e não o principal problema da sociedade brasileira.“

“Os cinco capítulos que o autor caracteriza como ensaios autônomos guardando uma estrita relação entre eles apresentam ao leitor um conjunto de recortes analíticos da escola e da escolarização que gradativamente vão explicitando os diferentes aspectos das relações que estabelecem com a economia, a cultura, a política e as hierarquias sociais, contestando a suposta precedência e autonomia da educação. Este é a meu ver o aspecto fundamental da obra – desconstruir o mito da educação como agente principal da transformação da sociedade.”

Diante das citações da obra acima, as três alternativas (letras B, C e D) apresentam uma análise
sociológica do sistema escolar brasileiro, mesmo sendo o aspecto principal seja desconstruir o mito da
educação como agente principal da transformação da sociedade (letra C). Todas as três alternativas estão
corretas, conforme a bibliografia Educação e Desenvolvimento Social no Brasil, de Luiz Antônio Cunha.

Isso não significa dizer que os demais itens devem ser inviabilizados, pois todos os três pontos são citados como relevantes na obra, o que leva a confusão no candidato em marcar a alternativa correta.

A alternativa E enfatiza a necessidade de valorizar as funções da educação, em detrimento das
condições de trabalho das escolas públicas. A palavra “em detrimento” significa “em prejuízo”, o que deixa a assertiva errada.

Portanto, solicito a anulação da questão, pois conforme a bibliografia as alternativas (B, C e D) estão corretas.

Questão 36

O enunciado da questão 36 remetia ao entendimento da área de linguagens serem compostas por diferentes componentes curriculares, ao qual destaco com outra passagem da própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no Ensino Fundamental – Anos Finais, Língua Inglesa. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil.

As linguagens, antes articuladas, passam a ter status próprios de objetos de conhecimento escolar. O importante, assim, é que os estudantes se apropriem das especificidades de cada linguagem, sem perder a visão do todo no qual elas estão inseridas. Mais do que isso, é relevante que compreendam que as linguagens são dinâmicas, e que todos participam desse processo de constante transformação. (BNCC, 2017, p.63, grifo nosso)”

A alternativa B, ao fazer uma adaptação da passagem da BNCC, no que concerne a Educação Física, deixou ela como uma área restritiva, ao qual se pode vislumbrar na passagem da alternativa:

“b) cada prática corporal, vivenciada na aula de Educação Física, propicia ao sujeito o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de experiências aos quais ele não teria de outro modo ou em outra disciplina.[…]

Nesse sentido a adaptação feita pela banca, produziu outro sentido a frase, tornando o componente curricular de Educação Física, como componente fechado em si, apenas na sua especificidade, como monodisciplinar, perspectiva essa combatida pela própria BNCC, que busca uma abordagem interdisciplinar entre às áreas de conhecimento e dos próprios componentes da áreas.

Por outro lado, a alternativa C, traz uma passem literal da própria BNCC:

“A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história”.  (BNCC, 2017, p.213).

Tal passagem sintetiza o objetivo do componente curricular, justificando corretamente a finalidade de o componente estar inserido na área de Linguagens, enquanto uma das possibilidades expressivas dos sujeitos, em diálogo com os diferentes componentes curriculares da área de linguagens, colaborando para o atingimento de uma das competências específicas de linguagens para o Ensino Fundamental, a saber:

“2.Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.” (BNCC, 2017, p.65).

Portanto, solicito a anulação da questão, pois conforme a bibliografia a alternativa C está correta.

Saiba mais: concurso SEMED Maricá


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Diogo Mendes

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