Novidades! Em reunião realizada na última quarta-feira, 16 de junho de 2021, com o Sinfazfisco-MG, o secretário da Sefaz MG, Gustavo Barbosa, comentou sobre o novo concurso para o cargo de Auditor, inclusive, reiterou que a SEF já decidiu que realizará a seleção assim que for permitido, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O presidente do Sindicato, Hugo René de Souza, afirmou o seu apoio para a realização de um novo concurso para AFRE. Contudo, como também representante dos Gestores Fazendários, aproveitou para manifestar sua indignação pela não divulgação da realização de concurso também para o cargo de GEFAZ. Em seguida, informou ao secretário alguns dados que corroboram a necessidade de realizar o concurso para este cargo.
Números foram apresentados: dos 872 Gestores atualmente na ativa, 273 deles já poderiam se aposentar. Ainda informou o presidente que, dentro do prazo de cinco anos, outros 128 servidores adquirirão os requisitos para também se aposentar. Com isso, o quadro em alguns anos será reduzido para apenas 471 Gestores, desta forma, restarão apenas 39% do QEC legalmente previsto.
Além disso, elucidou que a análise do pedido de concurso para AFRE já está maduro, pois foi debatido no governo e já tem as autorizações necessárias, estando aguardando apenas a brecha na LRF.
Quanto ao pleito de realização de concurso para Gestor Fazendário, Gustavo disse que não é contrário, contudo, é preciso debater com o governo, o que ainda não ocorreu. Além disso, o secretário afirmou que neste momento, não poderá assumir a realização do concurso de GEFAZ junto com o de AFRE, visto que o de Auditor já está autorizado, e o de GEFAZ ainda teria de ser defendido junto ao restante do governo.
O Vice-Presidente do Sinfazfisco-MG, Unadir Gonçalves, também presente, fez uma pequena intervenção, defendendo que os números mostrados pelo presidente, Hugo René, mostram uma situação caótica, e que a categoria não consegue compreender as razões pelas quais não poderia a SEF usar o orçamento que já tem para realizar concurso de ambas as carreiras (GEFAZ e AFRE).
O secretário foi efusivo no sentido de que não há nenhuma decisão deliberada a fim de permitir que a carreira de GEFAZ acabe por não realização de concurso. Mas apenas que neste momento não haveria decisão tangível para realizar este certame. Inclusive, se comprometeu a iniciar uma discussão com o Sindicato levantando esta pauta, até que se consiga uma autorização como a do concurso de AFRE.
Para mais detalhes sobre o concurso Sefaz MG, cujo novo certame será realizado assim que permitido por conta da LRF, não deixe de acessar nosso artigo completo:
Saiba mais: concurso Sefaz MG
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!
As provas objetivas do concurso do Ministério Público do Ceará (MP CE) foram aplicadas neste domingo…
Olá Concurseiro! Tudo bem? A Reforma tributária (Emenda Constitucional nº 132 de 2023) promoveu alterações no Sistema…
As provas objetivas do concurso do Ministério Público do Ceará (MP CE) foram aplicadas neste domingo…
As provas objetivas do concurso do Ministério Público do Ceará (MP CE) foram aplicadas neste domingo…
Olá, você está bem?!! Neste material iremos analisar um assunto muito importante para a prova…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos a…