Neste domingo, 26 de novembro, foram aplicadas as provas objetivas do concurso Secretaria de Estado de Educação do DF (SEDF- PSS) para temporários.
Sob organização do IADES, a seleção oferta vagas temporárias para Professores Substitutos com atuação prevista para o ano letivo de 2024. As oportunidades são de nível superior, com salário de até R$ 4.941,71.
O Estratégia Concursos esteve presente durante todos os momentos de sua preparação (assim como na correção extraoficial) e, mesmo após a realização das avaliações, não deixará de te acompanhar!
Com isso, reunimos nosso time de professores para apontar quais questões são passíveis de recursos do Concurso SEDF-PSS temporários.
SEDF-PSS (temporários) – Tipo de prova: Atividades – Tipo C
LÍNGUA PORTUGUESA
QUESTÃO 28
O autor, por meio de metáforas, procura ressaltar as diferenças e as semelhanças que há entre o exercício do magistério e o da agricultura.
FUNDAMENTAÇÃO:
Comparar por meio de metáfora geralmente envolve estabelecer semelhanças entre dois conceitos, objetos ou experiências, que apresentam aspectos totalmente diferentes. A metáfora é uma figura de linguagem que faz uma comparação implícita, sugerindo que algo é semelhante a outra coisa em um ou mais aspectos.
Ela é frequentemente usada para dar uma nova perspectiva, criar uma imagem vívida ou explicar um conceito de maneira mais poética ou impactante.
Por exemplo, dizer “o tempo é um rio” é uma metáfora que compara o tempo com um rio, sugerindo que ambos fluem constantemente e são ininterruptos e incontroláveis. Aqui, a semelhança entre o tempo e o rio é enfatizada e as diferenças óbvias (um é uma medida abstrata, o outro é uma entidade física) também são levadas em consideração.
Como há diferenças e também semelhanças entre o trabalho do agricultor e do educador, solicita-se anulação da referida questão: questão 28 tipo C.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS ESPECÍFICOS
QUESTÃO 91
Apesar de terem características distintas, as avaliações somativa e formativa podem ser complementares dentro de um planejamento de ensino.
FUNDAMENTAÇÃO:
As avaliações formativas e somativas possuem características muito diferentes, pois são relativas aos processos de planejamentos com concepções distintas. A primeira considera o processo avaliativo através do acompanhamento do estudante. A segunda possui a função de nota ou conceito para classificação dos alunos.
Diante dos aspectos acima colocados, Luckesi (1999) afirma, ao longo de toda a sua obra, que o planejamento e avaliação devem estar em coerência. Dessa forma, a avaliação é a investigação de todo o processo de planejamento que está sendo executado.
Ainda de acordo com o autor, o planejamento é uma escolha política e ideológica. O ato de planejar do educador é verificado através da avaliação. Ambos devem possuir coerência entre si.
Por isso, não é possível conciliar dois modelos avaliativos paradoxais: uma para o acompanhamento do estudante e o outro para classificação. O planejamento escolhido deve estar sempre coerente com a execução das perspectivas avaliativas.
REFERÊNCIAS
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1999.
Quer saber todos os detalhes do concurso SEDF-PSS temporários, cujas possibilidades de recursos você confere AQUI, basta acessar o link abaixo:
Saiba mais detalhes do concurso SEDF-PSS
Confirmado! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará um novo concurso em 2025 com…
O concurso TCE SC (Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina) pode ser uma…
Após as eleições municipais, realizadas ano passado, novos concursos públicos para Prefeituras devem podem ser…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Fazenda Vilanova, no Rio Grande…
Foi publicado o edital de concurso ISS da Prefeitura de Fazenda Vilanova, no Rio Grande…
Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso Brigada Militar RS: resolva questões…