Neste domingo, 26 de novembro, foram aplicadas as provas objetivas do concurso Secretaria de Estado de Educação do DF (SEDF- PSS) para temporários.
Sob organização do IADES, a seleção oferta vagas temporárias para Professores Substitutos com atuação prevista para o ano letivo de 2024. As oportunidades são de nível superior, com salário de até R$ 4.941,71.
O Estratégia Concursos esteve presente durante todos os momentos de sua preparação (assim como na correção extraoficial) e, mesmo após a realização das avaliações, não deixará de te acompanhar!
Com isso, reunimos nosso time de professores para apontar quais questões são passíveis de recursos do Concurso SEDF-PSS temporários.
SEDF-PSS (temporários) – Tipo de prova: Atividades – Tipo C
LÍNGUA PORTUGUESA
QUESTÃO 28
O autor, por meio de metáforas, procura ressaltar as diferenças e as semelhanças que há entre o exercício do magistério e o da agricultura.
FUNDAMENTAÇÃO:
Comparar por meio de metáfora geralmente envolve estabelecer semelhanças entre dois conceitos, objetos ou experiências, que apresentam aspectos totalmente diferentes. A metáfora é uma figura de linguagem que faz uma comparação implícita, sugerindo que algo é semelhante a outra coisa em um ou mais aspectos.
Ela é frequentemente usada para dar uma nova perspectiva, criar uma imagem vívida ou explicar um conceito de maneira mais poética ou impactante.
Por exemplo, dizer “o tempo é um rio” é uma metáfora que compara o tempo com um rio, sugerindo que ambos fluem constantemente e são ininterruptos e incontroláveis. Aqui, a semelhança entre o tempo e o rio é enfatizada e as diferenças óbvias (um é uma medida abstrata, o outro é uma entidade física) também são levadas em consideração.
Como há diferenças e também semelhanças entre o trabalho do agricultor e do educador, solicita-se anulação da referida questão: questão 28 tipo C.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS ESPECÍFICOS
QUESTÃO 91
Apesar de terem características distintas, as avaliações somativa e formativa podem ser complementares dentro de um planejamento de ensino.
FUNDAMENTAÇÃO:
As avaliações formativas e somativas possuem características muito diferentes, pois são relativas aos processos de planejamentos com concepções distintas. A primeira considera o processo avaliativo através do acompanhamento do estudante. A segunda possui a função de nota ou conceito para classificação dos alunos.
Diante dos aspectos acima colocados, Luckesi (1999) afirma, ao longo de toda a sua obra, que o planejamento e avaliação devem estar em coerência. Dessa forma, a avaliação é a investigação de todo o processo de planejamento que está sendo executado.
Ainda de acordo com o autor, o planejamento é uma escolha política e ideológica. O ato de planejar do educador é verificado através da avaliação. Ambos devem possuir coerência entre si.
Por isso, não é possível conciliar dois modelos avaliativos paradoxais: uma para o acompanhamento do estudante e o outro para classificação. O planejamento escolhido deve estar sempre coerente com a execução das perspectivas avaliativas.
REFERÊNCIAS
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1999.
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