O edital do concurso da Secretaria de Educação do Mato Grosso Sul (concurso SED MS) foi publicado para o preenchimento de 722 vagas para profissional da Educação Básica.
Interessados poderão se candidatar no período de 25 de fevereiro a 15 de março deste ano por meio do site do Instituto AOCP, organizador do certame.
O valor da taxa de participação é de R$ 175,12. Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, que deve ser aplicada na data provável do dia 3 de abril.
As provas serão aplicadas em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, em local ainda a ser definido.
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Veja maiores detalhes navegando pelo índice abaixo:
Os aprovados cumprirão carga horário de 20 horas/aula, com salário inicial de:
De acordo com o edital, as vagas serão distribuídas da seguinte forma:
Os candidatos do concurso serão avaliados por meio das seguintes etapas:
a) Fase I: Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, da qual participarão todos os candidatos inscritos no Concurso Público;
b) Fase II: Prova Escrita Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, da qual participarão apenas os candidatos considerados aprovados na Fase I e classificados dentro dos quantitativos especificados no edital;
c) Fase III: Prova de Títulos, de caráter unicamente classificatório, realizada concomitantemente com a Fase II, de modo que apenas serão objeto de avaliação os títulos apresentados pelos candidatos consi- derados aprovados na Prova Escrita Discursiva.
A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será avaliada de 0,00 a 80,00 pontos, e constará de 80 questões de múltipla escolha, cada qual contendo 5 alternativas.
Veja detalhes no quadro abaixo:
A Prova de Títulos será avaliada de 0,00 até 10,00 pontos, mesmo que a soma das pontuações dos títulos apresentados pelo candidato seja superior a esse valor, e será realizada de acordo com as especificações contidas no quadro de pontuação, conforme abaixo:
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de lingua- gem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Acentuação gráfica. Uso da crase. Divisão silábica. Ortografia. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perí- frases verbais). Funções do “que” e do “se”. Formação de palavras. Elementos de comunicação. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação prono- minal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Elementos de coesão. Variação linguística. Função textual dos vocábulos.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E DE LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Base Nacional Comum Curricular, Resolução CNE/CP n. 2, de 22 de dezembro de 2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica; Resolução CNE/CEB n. 3, de 21 de novembro de 2018 – Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Resolução CNE/CEB n. 4, de 17 de dezembro de 2018 – Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB. Currículo de referência de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental / Organizadores Hélio Queiroz Daher; Kalícia de Brito França; Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral. Campo Grande: SED, 2019. (Série Currículo de Referência; 1); Tecnologia e Informática aplicadas à educação; Metodologias ativas e integradoras; Educação Integral; Competências socioemocionais ou competências para o século XXI; Avaliação formativa e avaliação da aprendizagem; e, Avaliações internas e externas e sua aplicabilidade na aprendizagem. Lei Federal n. 13.005, de 25 de junho de 2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE.; Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul – Lei Federal n.4.621, de 22 de dezembro de 2014; Deliberação CEE/MS n. 10.814, de 10 de março de 2016 – Estabelece normas para a educação básica no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul; Lei Federal n. 8.069, de 13 de julho de 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras pro- vidências; Lei Federal n. 12.965, de 23 de abril de 2014 – Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil; Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei Federal n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017; Lei Federal n 14.113, de 25 de dezem- bro de 2020 – Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
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