O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024 prevê 96 vagas entre nomeação e autorização para um novo concurso da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secult DF).
Conforme o documento, as 96 oportunidades são distribuídas da seguinte maneira:
Importante frisar que a abertura do concurso fica condicionada à observância dos limites para cada um dos poderes, assim como da disponibilidade orçamentária e financeira. Sem edital desde 2014, a Secult DF já acumula mais de 700 cargos vagos.
Nos anos de 2020 e 2021, grupos de trabalho foram formados com o objetivo de realizar os estudos necessários para o andamento do certame, entretanto, ao fim dos prazos, nenhuma novidade foi divulgada.
Se você tem interesse no concurso Secult DF, chegou ao lugar certo! Ao longo deste artigo reunimos as principais informações sobre a seleção, para que você possa se preparar e ficar bem informado:
Semana Nacional dos Concursos Públicos – até 31/07
Em 2021, foi instituído um novo Grupo de Trabalho responsável pela formulação de pedido de concurso público para a Secult DF. Fazem parte do grupo quatro servidores, que tiveram o prazo de 30 dias para conclusão dos trabalhos, posteriormente prorrogados por mais 30 dias.
Vale lembrar que, em 2020, um outro grupo já havia sido formado. Entretanto, após prorrogação do período de estudos, não houve conclusão quanto a necessidade de certame.
Segundo o levantamento mais recente disponível no Portal da Transparência do Distrito Federal, existem atualmente 743 cargos vagos no órgão, sendo que o cargo com maior déficit é o de Técnico de Atividades Culturais, conforme tabela abaixo:
Jun/2022 | Vagos | Ocupados | Total |
---|---|---|---|
Analista de Atividades Culturais | 37 | 43 | 80 |
Auxiliar de Atividades Culturais | 347 | 43 | 390 |
Técnico em Atividades Culturais | 359 | 71 | 430 |
A Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal é o órgão responsável pela articulação e coordenação da política cultural do Governo do Distrito Federal. Após uma ampla reforma administrativa, absorveu a Fundação Cultural do DF, o que possibilitou a otimização dos recursos humanos e materiais.
Tem por objetivo incentivar, apoiar, fomentar e difundir a cultura, em todas suas formas de manifestação, além de realizar por meio de suas atividades, projetos, programas e eventos.
A remuneração na carreira de Atividades Culturais do DF é composta pelo Vencimento Básico, Gratificação de Atividades Culturais (GAC) de 25% e Gratificação de Políticas Culturais (GPC). Os valores variam conforme a carga de trabalho semanal, que pode ser de 30 ou 40 horas.
Analista de Atividades Culturais: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação ou bacharel (conforme especificado no edital) na respectiva área, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe.
Técnico de Atividades Culturais: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição educacional reconhecida pelo órgão próprio do sistema de ensino.
O último concurso Secult DF ofereceu 100 vagas para os cargos de Analista e Técnico de Atividades Culturais. A instituição organizadora responsável pelo certame foi o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).
Foram 50 vagas para Analista de Atividades Culturais distribuídas entre as seguintes especialidades: Administração, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Comunicação Social/Jornalismo, Comunicação Social/Radiodifusão, Conservação e Restauro, Contabilidade, Direito e Legislação, Estatística, História, Letras, Museologia e Pedagogia.
As outras 50 vagas foram ofertadas para o cargo de Técnico de Atividades Culturais, distribuídas entre Agente Administrativo, Técnico em Conservação e Restauro e Técnico em Contabilidade.
Para o cargo de Analista de Atividades Culturais, foram registrados 12.525 inscritos. Já para Técnico de Atividades Culturais, 46.015, totalizando 58.540 inscritos.
Fase eliminatória e classificatória do concurso Secult DF, a prova objetiva foi aplicada para todos os cargos. Com o total de 50 questões de múltipla escolha e cinco alternativas cada. A pontuação máxima foi de 75 pontos, distribuídos entre as disciplinas da seguinte forma:
Foram considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que acertaram no mínimo 13 questões para cada um dos conhecimentos avaliados. Já o candidato que zerou em Língua Portuguesa, foi eliminado do concurso.
A prova discursiva do concurso Secult DF foi aplicada somente para o cargo de Analista de Atividades Culturais durante o mesmo horário e turno da prova objetiva.
A avaliação consistiu na elaboração de texto dissertativo e(ou) descritivo, com extensão mínima de 20 e máxima de 40 linhas. O tema foi formulado pela banca, sendo a pontuação máxima de 10 pontos, distribuídos nos critérios abaixo:
Para ser aprovado, o candidato precisou ter a pontuação igual ou superior a 6 pontos.
Aplicada exclusivamente para o cargo de Analista de Atividades Culturais, os candidatos foram convocados para a apresentação dos títulos por edital específico. Com caráter classificatório, a pontuação podia chegar a 4 pontos, mesmo a soma dos valores ultrapassando esse total.
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso convocou os candidatos para a…
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) contratou a FADESP (Fundação Amparo…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…