Suspensas desde julho de 2020, as atividades da comissão do concurso Rioprevidência seguem sem data para retomada.
Em contato com a autarquia, fomos informados que ainda o concurso segue vigente até 2024 e tem candidatos aprovados ainda não convocados:
Dessa forma, os trâmites referentes ao novo concurso seguem suspensos. Vale lembrar que eram previstas 41 vagas para Assistente Previdenciário e Especialista em Previdência Social.
Se você tem interesse no concurso RioPrevidência, chegou ao lugar certo! Ao longo deste artigo reunimos as principais informações sobre a seleção. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nada:
O concurso público do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro foi temporariamente suspenso. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado, baseando-se no Decreto nº 47.117/2020.
De acordo com a autarquia, “a suspensão temporária do certame deveu-se às determinações do Regime de Recuperação Fiscal, ao qual o Estado do Rio de Janeiro está submetido desde 2017, e faz parte das medidas e do esforço concentrado implementados por toda a administração pública do Estado, em consonância com processo de recuperação das finanças públicas”.
Ao todo, a seleção teve 41 vagas autorizadas, sendo 18 vagas para o cargo de Assistente Previdenciário e 23 vagas para a carreira de Especialista em Previdência Social.
Integram o grupo cinco servidores, sendo uma presidente, uma coordenadora e três membros. Confira abaixo a composição atual da comissão organizadora:
Os cargos de Assistente e Especialista exigem jornada de trabalho de no mínimo 40 horas semanais. Confira abaixo as principais atribuições dos respectivos cargos:
Assistente Previdenciário: Execução de atividades de mediana complexidade, nas áreas de atendimento ao público, concessão e auditoria de benefícios previdenciários, recursos humanos, administração de materiais e compras, informática, contabilidade, bem como em outras atividades relacionadas com a administração patrimonial, financeira e orçamentária e quaisquer outros trabalhos profissionais relacionados com as atividades do Rioprevidência.
Especialista em Previdência Social: Formulação, implantação, supervisão, coordenação, execução e avaliação de políticas públicas voltadas para o aprimoramento e sustentabilidade financeira e atuarial da previdência social do Estado, bem como dos sistemas, processos e métodos de gestão, especialmente nas áreas de atendimento ao público, concessão e auditoria de benefícios previdenciários, administração de materiais e compras, informação e tecnologia da informação, gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional, patrimonial e afins, no âmbito da previdência social do Estado.
A Lei que rege o plano de cargos e salários dos servidores do Rioprevidência é a 132/2009, cuja última atualização foi através da Lei Complementar 201/2022.
GDA – Gratificação de Desempenho de Atividade
AQ – Adicional de Qualificação
O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro – RIOPREVIDÊNCIA, é uma autarquia pública independente, com a finalidade de gerir os ativos financeiros, visando o custeio de pagamentos dos proventos, pensões e outros benefícios previdenciários.
Sua missão é prestar serviços de excelência aos segurados, com eficiência, eficácia, credibilidade, respeito e responsabilidade social, zelando pela administração transparente do patrimônio, como objetivo primeiro de cumprir suas obrigações previdenciárias atuais e futuras.
O último concurso para o Fundo RioPrevidência foi realizado em 2014. Ao todo, foram ofertadas 85 vagas, sendo 50 para assistente previdenciário e 35 para especialista em previdência.
Sob organização do Ceperj, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, composta por 70 questões para o nível médio e 80 questões para o superior, além de uma prova discursiva e uma avaliação de títulos.
Segundo informações da própria autarquia, o concurso para o cargo de Assistente Previdenciário segue vigente até 10/01/2024 e para o cargo de Especialista em Previdência Social, até 17/02/2024.
Com referência em fevereiro de 2023, os últimos nomeados para Assistente Previdenciário foram os de classificação nº 185 (Ampla Concorrência) e 238 (Negros e Indígenas).
Para Especialista em Previdência Social, os de classificação nº 110 (Ampla Concorrência) e nº 32 (Negros e Indígenas). Assim, já foram nomeados cerca 565 candidatos.
Para o cargo de Especialista, a prova foi composta de 80 questões de múltipla escolha, totalizando 160 pontos. Já para Assistente Previdenciário, foram 70 questões, totalizando 100 pontos.
A Prova Discursiva valeu 40 pontos e foi composta de 1 (uma) questão, onde o candidato precisou elaborar um texto, entre 30 e 40 linhas, sobre o tema proposto, relacionado com a disciplina de Previdência Social. Foi considerado habilitado o candidato que obtivesse o mínimo de 16 pontos.
Apenas os candidatos aprovados nas provas objetiva e discursiva foram convocados para a apresentação de títulos.
Somente foi admissível um dos títulos de curso de especialização ou de mestrado ou de doutorado, e para a comprovação da experiência profissional pôde ser apresentado mais de um documento, observado o valor máximo para pontuação para ambos os casos, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.
Neste domingo, 17 de novembro, foram aplicadas as provas do concurso Dataprev. De acordo com o…
Neste domingo, 17 de novembro, foram aplicadas as provas do concurso Câmara Municipal de Manaus. De…
Neste domingo, 17 de novembro de 2024, foram aplicadas as provas do concurso público da…
Neste domingo, 17 de novembro, estão sendo realizadas as provas do concurso público do Tribunal…
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos sobre o resumo sobre as Obrigações…
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre a Apuração na…
Ver comentários
TOMARA A DEUS QUE O PROFESSOR NÃO DESISTA DA VIDA POLITICA, POIS PRECISAMOS MUITO DE POLITICOS ENTENDIDOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, COISA RARA NOS DIA DE HOJE QUE ELEIÇÕES SÃO FEITAS A BASE DE FAKE NEWS, E GALHOFAGEM...MEU VOTO, FOI PARA O PROFESSOR E CONTINUARÁ SENDO...QUE PROSPERE NO PAIS UMA PND SERIA, COM POLITICOS HONRADOS E COMPROMISSADOS, A LUTA CONTINUA PROFESSOR, VAMOS QUE VAMOS...
Que sejam chamados os candidatos aprovados no concurso de 2014, e que não foram convocados devido a decretos baixados pela implantação do regime de recuperação fiscal do Estado