As eleições gerais no Brasil em 2022 estão agendadas para o dia 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno, caso seja necessário. Mas o que acontece se o candidato a concurso público não votar?
Em regras gerais, o candidato que for aprovado em concurso público e não tiver votado pode ser impedido de tomar posse no tão almejado cargo público.
Além disso, em alguns casos, o candidato o que não votar ou não regularizar sua situação eleitoral pode ser impedido de se inscrever no edital e, caso consiga se candidatar, poderá ser eliminado durante a seleção.
A regra vale para todas as carreiras, principalmente nas áreas policiais e jurídicas em que existe a fase de investigação social.
Caso o candidato seja aprovado, mas não tenha votado, é possível apresentar um recurso administrativo para a banca organizadora do certame. E, caso o recurso seja negado, a última opção de revisão seria apenas por via judicial.
Importante destacar que não existem garantias de deferimento por parte da autoridade judiciária.
O aconselhável é que o candidato esteja atento às regras do edital e, principalmente, em dia com as obrigações eleitorais.
Os editais de concurso público costumam ser claros em relação aos pré-requisitos que devem cumprir para se inscreverem ou para tomarem posse no cargo.
Você que deseja participar do concurso Brigada Militar RS 2025 (Polícia Militar do Rio Grande…
Com o tempo andando a passos largos, o mundo dos concursos está sendo responsável por…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
O TCE MA (Tribunal de Contas do Estado do Maranhão) já começou a receber propostas…
Foi publicado o edital de concurso público do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais…
Aos concurseiros que buscam oportunidades de níveis médio e superior, com excelentes salários e benefícios:…