As eleições gerais no Brasil em 2022 estão agendadas para o dia 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno, caso seja necessário. Mas o que acontece se o candidato a concurso público não votar?
Em regras gerais, o candidato que for aprovado em concurso público e não tiver votado pode ser impedido de tomar posse no tão almejado cargo público.
Além disso, em alguns casos, o candidato o que não votar ou não regularizar sua situação eleitoral pode ser impedido de se inscrever no edital e, caso consiga se candidatar, poderá ser eliminado durante a seleção.
A regra vale para todas as carreiras, principalmente nas áreas policiais e jurídicas em que existe a fase de investigação social.
Caso o candidato seja aprovado, mas não tenha votado, é possível apresentar um recurso administrativo para a banca organizadora do certame. E, caso o recurso seja negado, a última opção de revisão seria apenas por via judicial.
Importante destacar que não existem garantias de deferimento por parte da autoridade judiciária.
O aconselhável é que o candidato esteja atento às regras do edital e, principalmente, em dia com as obrigações eleitorais.
Os editais de concurso público costumam ser claros em relação aos pré-requisitos que devem cumprir para se inscreverem ou para tomarem posse no cargo.
O Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região publicou aviso de dispensa eletrônica de licitação…
A Universidade Federal de Minas Gerais divulgou um novo edital de concurso UFMG com duas…
Atenção, Coruja! A convocação para as provas do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) consta…
Iniciais de até R$ 12, 8 mil! Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU),…
O novo concurso do INSS para Perito Médico deve ter seu edital publicado até o…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…