Concurso Professor UEPA: novo edital ofertará 09 vagas!
O resultado final do concurso Professor UEPA foi homologado. O certame ofertou seis vagas para a carreira de Magistério Superior na Classe de Professor Auxiliar nos Campi I e II Belém, Campus XI- São Miguel do Guamá e Campus XXI – Bragança.
Percepção e Harmonia, Prática Musical em conjunto: Regência Coral e Instrumental – 1 vaga – 40h
Educação Musical: Didática, Métodos Técnicas e Materiais em Educação Musical geral e inclusiva – 1 vaga – 40h
Fonoaudiologia – 2 vagas – 40h
Dermatologia – 1 vaga – 40h
Salários e Benefícios
Concurso Professor UEPA: etapas
a) 1ª Fase: Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório. b) 2ª Fase: Prova Didático-Prática, de caráter eliminatório e classificatório. c) 3ª Fase: Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.
Prova Escrita
A Prova Escrita terá duração máxima de 04 (quatro) horas e consistirá de dissertação sobre um dos Temas listados no edital. A Prova Escrita deverá ser manuscrita, com letra legível, obrigatoriamente feita com caneta esferográfica com tinta azul ou preta e limitada a 120 linhas.
TEMAS DO CONCURSO PROFESSOR UEPA
Matemática:
1) Sequências em Rn: Definição. Sequências convergentes. O Teorema de Bolzano-Weierstrass. Sequências de Cauchy. 2) Funções Reais definidas Rn: em Definição. Limite e continuidade. Propriedades. 3) Diferenciabilidade de Funções Reais definidas em Rn: Definição. Propriedades. A regra da cadeia. O Teorema do Valor Médio. 4) O Teorema da função implícita para funções reais definidas em Rn: Aplicações. 5) Equações Diferenciais Ordinárias: Conceitos fundamentais. Equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem. 6) O Teorema de Picard para Equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem. Aplicações. 7) Transformações Lineares e Isomorfismo. 8) Autovalores, autovetores e o Teorema de Cayley-Hamilton 9) Grupos, subgrupos e o teorema de Lagrange. 10) Anéis e subanéis. Propriedades. Tipos de anéis. Isomorfismo de anéis.
Percepção, Harmonia e Práticas Musicais em Conjunto: REGÊNCIA CORAL E INSTRUMENTAL:
Prática em conjunto coral e instrumental: pressupostos ao exercício da regência: a percepção da textura, a consciência do estilo e estrutura e o conhecimento da história.
Música Coral: Coros femininos, coros masculinos e coros mistos: classificação vocal e escolha de repertório.
Aspectos melódicos e harmônicos da música no sistema modal e tonal; modos; escalas modal e tonal; intervalos harmônicos e acordes. 4.Estudo e análise de métodos e técnicas voltados ao ensino da música por meio da Prática em Conjunto. 5.Variados repertórios para o desenvolvimento da Prática em Conjunto: nível básico, intermediário e avançado. 6.Estudo de percepção e harmonia no desenvolvimento da prática vocal: repertórios variados e noções de interpretação. 7.Estudo de percepção e harmonia no desenvolvimento da prática instrumental: repertórios variados e noções de interpretação. 8.A formação de grupos corais e instrumentais em escolas da educação básica e outras instituições. 9.A Banda de música como prática voltada à Educação Musical. 10.Desenvolvimento de repertório e prática instrumental voltadas à formação do educador musical.
Educação Musical: Didática, Métodos Técnicas e Materiais em Educação Musical Inclusiva:
Fundamentos da Arte na Educação. O ensino da Arte/música no Brasil.
Histórico sobre a Educação Musical no Brasil, concepções e tendências.
Métodos, Técnicas e Materiais em Educação Musical. Apreciação do trabalho de Dalcroze, Kodaly e Suzuki.
Abordagem sobre o ensino da música para pessoas com deficiência em contextos da Educação Musical.
Didática para o ensino da música. Tendências pedagógicas e propostas metodológicas.
Fundamentos filosóficos dos métodos de Educação Musical.
Fundamentos da tecnologia aplicada à Educação Musical. Aplicativos, Softwares e demais ferramentas para o ensino e a aprendizagem musical.
Abordagem sobre a Educação Musical no contexto da Educação Inclusiva.
Educação Musical e processos metodológicos que incluem a música popular brasileira e a música folclórica do Brasil.
Métodos, Técnicas e Materiais em Educação Musical. Apreciação do trabalho de Carl Orff, E. Willems e K. Swanwick.
Fonoaudiologia:
Histórico e evolução cientifico-social da Fonoaudiologia no Brasil e no Mundo.
Fonoaudiologia, políticas públicas e redes de atenção à saúde;
Atuação Fonoaudiológica em Ambiente Hospitalar;
Atuação Fonoaudiológica em Ambiente Escolar;
Atuação Fonoaudiológica em Ambiente Ambulatorial;
Metodologias Ativas no Ensino Superior em Fonoaudiologia;
Tecnologia assistiva e Acessibilidade em Fonoaudiologia;
Política da pessoa com deficiência, plano viver sem limite e a fonoaudiologia;
Bioética em Fonoaudiologia;
Biossegurança em Fonoaudiologia.
Habilidades profissionais 6 – Eixo Dermatologia:
Anamnese dermatológica;
Lesões cutâneas elementares;
Terapêutica dermatológica: princípios ativos e veículos;
Diagnóstico e manejo clinico da hanseníase;
Diagnóstico e manejo clínico das dermatoses infecciosas bacterianas e virais;
Diagnóstico e manejo clínico das doençassexualmente transmissíveis;
Diagnóstico e manejo clínico do Câncer da pele;
Diagnóstico e manejo clínico dos eczemas;
Diagnóstico e manejo clínico das dermatoses eritemato-escamosas;
Dermatoscopia.
Prova Didático-Prática
A prova Didático-Prática será realizada na data prevista no cronograma do concurso e objetivará a verificação da capacidade de planejamento, organização, apresentação e defesa do tema com demonstração teórico/prática em laboratórios, salas tutoriais ou cenários de práticas, expressa na ação do professor orientador e facilitador da aprendizagem.
Avaliação de Títulos
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►Data prevista da prova: 08/08/2021 ►Vagas: 6vagas ►Cargos: Professor Auxiliar ►Banca: UEPA ►Escolaridade: Nível Superior ►Edital:Edital UEPA 2021 – Magistério Superior