Olá, pessoal
Boa tarde!
Para quem ainda não me conhece, meu nome é Renan Araujo e sou professor de Direito Penal e Direito Processual Penal aqui do Estratégia Concursos.
Hoje elaborei um artigo que é destinado a todos aqueles que estão se preparando para os concursos da área policial, principalmente o CONCURSO PRF 2016.
O edital do CONCURSO PRF 2016 deverá ser publicado em breve, pois já foi formalizado o pedido de autorização para a realização do certame, com previsão de 1.500 vagas. Isso mesmo: 1.500 vagas para provimento IMEDIATO!
Apesar de ainda não haver confirmação, a Banca provavelmente será o CESPE, que também elaborou o último concurso PRF.
O salário de um agente da PRF, como muitos já sabem, é bastante atrativo: R$ 7.092,91 (já incluído o auxílio-alimentação). Portanto: é hora de intensificar os estudos para o concurso PRF 2016.
Pois bem, vamos ao que interessa. Quero falar, hoje, sobre um tema bem interessante e recente, que é o feminicídio.
O feminicídio foi inserido no Código Penal pela Lei 13.104/15, que incluiu o inciso VI no §2º do art. 121. Vejamos:
Homicídio qualificado
Art. 121 (…) 2° Se o homicídio é cometido:
(…) Feminicídio (Incluído pela Lei nº 13.104, de 2015)
VI – contra a mulher por razões da condição de sexo feminino: (Incluído pela Lei nº 13.104, de 2015)
Como se pode perceber, a principal inovação se refere ao tratamento dispensado à conduta, que já era genericamente criminalizada: de homicídio simples passou a homicídio qualificado (cuja pena é bem mais severa).
Mas o que se considera por “feminicídio”? Trata-se do simples homicídio praticado contra uma pessoa do sexo feminino? A resposta é negativa. O feminicídio exige, para sua caracterização, que o crime tenha sido praticado “por razões da condição de sexo feminino”, o que configura o chamado “crime de gênero”.
Mas o que seriam estas condições de sexo feminino? A resposta é dada pela própria Lei 13.104/15, que incluiu o §2º-A no art. 121 do CP:
Art. 121 (…) § 2o-A Considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve: (Incluído pela Lei nº 13.104, de 2015)
I – violência doméstica e familiar; (Incluído pela Lei nº 13.104, de 2015)
II – menosprezo ou discriminação à condição de mulher. (Incluído pela Lei nº 13.104, de 2015)
Vejam que, portanto, é necessário que o crime seja praticado num contexto de violência doméstica e familiar OU menosprezo ou discriminação à condição de mulher (mesmo fora do contexto de violência doméstica).
Assim, exemplificativamente, se José mata Maria porque esta lhe deve R$ 100,00, não teremos aqui, a princípio, a figura do feminicídio. O homicídio neste caso até poderá ser considerado qualificado, mas por outras razões, como o motivo fútil.
Por fim, um reflexo importante desta nova previsão legal é a configuração do feminicídio como crime hediondo, já que o homicídio qualificado sempre é considerado crime hediondo, nos termos do art. 1º, I da Lei 8.072/90.
É isso, pessoal!
Quem quiser conhecer mais do meu trabalho aqui no Estratégia Concursos pode baixar as aulas demonstrativas dos meus cursos, inclusive para o concurso PRF 2016, clicando aqui.
Bons estudos!
Prof. Renan Araujo
profrenanaraujo@gmail.com
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
A Prefeitura de Crateús, no Ceará, teve divulgado um novo cronograma para o seu concurso…
A Prefeitura Municipal de Careaçu (MG) publicou o novo edital de concurso público com vagas professor…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Careaçu, em Minas Gerais. O…
Vem aí concurso TRT RJ (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região) com edital divulgado ainda…
Agora está oficialmente assinado o contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para realização do…