Policial (Agente Penitenciário)

Concurso Polícia Penal MG: quais as etapas e como funcionam?

Olá, corujas! O tão aguardado edital do concurso Polícia Penal MG com a oferta de 2.420 vagas para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário foi publicado! Se você deseja participar deste certame, é necessário conhecer bem quais são as principais etapas e como elas funcionam!

E para te ajudar, confira todos os detalhes no decorrer deste artigo!

Concurso Polícia Penal MG: etapas e seu funcionamento

O concurso Polícia Penal MG será constituído pelas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva e Redação – caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica – caráter eliminatório;
  • Exames Médicos – caráter eliminatório;
  • Prova de Condicionamento Físico por Testes específicos – caráter eliminatório;
  • Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada – caráter eliminatório;
  • Curso de formação técnico-profissional – caráter eliminatório e classificatório.

Prova Objetiva e Redação

A aplicação das Provas Objetivas e de Redação está marcada para o dia 16 de janeiro de 2022. Em função da pandemia do Coronavírus, será obrigatório o uso máscaras de proteção facial. As avaliações serão aplicadas em 16 cidades mineiras, conforme disposto abaixo, incluindo a capital Belo Horizonte.

  • Belo Horizonte, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas.

Durante cinco horas, os concorrentes deverão responder a 60 questões, além da discursiva (redação), distribuídas entre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Informática Básica: 05 questões;
  • Noções de Direito: 10 questões;
  • Direitos Humanos: 10 questões;
  • Legislação Especial: 20 questões;
  • Raciocínio Lógico: 05 questões.

Quanto à redação, esta deverá conter entre 20 a 30 linhas. Os referidos textos do concurso Polícia Penal MG serão avaliados da seguinte maneira:

Somente serão corrigidas as redações dos candidatos que obtiverem nota mínima de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva e mínimo de 40% em cada disciplina e até o limite equivalente a cinco vezes o número de vagas oferecidas, por gênero. 

Avaliações de Aptidão Psicológica e Psicotécnica

Para a realização da Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica, segunda etapa do concurso Polícia Penal MG, serão convocados os candidatos aprovados e aptos nas etapas anteriores, classificados até a posição correspondente a 3 vezes o número de vagas oferecidas no edital.

As Provas de Aptidão Psicológica e Psicotécnica do concurso Polícia Penal MG somente avaliarão as condições psicológicas do candidato para o exercício do cargo de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal.

Etapas de Exames Médicos do concurso Polícia Penal MG

Serão convocados os candidatos considerados aptos na Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica até o limite equivalente a 2,8 vezes o número de vagas oferecidas no concurso Agente Penitenciário MG.

A etapa dos Exames médicos do concurso Polícia Penal MG terá caráter eliminatório e ocorrerá em Belo Horizonte conforme escalas organizadas por locais, datas e horários, a serem divulgados.

Esta etapa terá caráter eliminatório e visa à aferição das condições gerais de saúde do candidato, por meio de exames clínicos, laboratoriais, de acuidade visual e auditiva, apresentados pelos candidatos e realizados às suas expensas, em vista das atribuições do cargo.

Prova de Condicionamento Físico

A quarta etapa do concurso Polícia Penal MG constará de Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos, de caráter eliminatório, sendo o candidato considerado apto ou inapto.

Os desempenhos exigidos no exame de aptidão física destinam-se à avaliação da força, da resistência muscular e da capacidade aeróbia, importantes para suportar, física e organicamente, as exigências próprias do Curso de Formação Técnico Profissional (CFTP), bem como desempenhar com eficiência as atribuições específicas dos cargos de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal.

A Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos do concurso Polícia Penal MG constará dos testes especificados a seguir:

  • a) Teste de flexão em barra fixa — teste dinâmico de barra fixa, como primeira avaliação para candidatos do sexo masculino; e teste estático de barra fixa, como primeira avaliação para candidatas do sexo feminino;
  • b) Teste de flexão abdominal, como segunda avaliação para todos os gêneros;
  • c) Teste de impulsão horizontal, como terceira avaliação para todos os gêneros;
  • d) Teste de flexão de braço no solo, como quarta avaliação para todos os gêneros;
  • e) Teste de corrida de 12 minutos, como quinta e última avaliação para todos os gêneros.

Comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social)

Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na quarta etapa – Condicionamento Físico por Testes Específicos, até a classificação correspondente a 2,1 vezes o número de vagas ofertadas neste certame por gênero serão convocados a apresentar documentos pessoais para subsidiar o processo de Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada.

A etapa de Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada terá caráter eliminatório, será executada pela SEJUSP e será procedida por meio de análise documental, pesquisas, entrevistas e diligências, utilizando-se de metodologia aplicada
à Investigação Social na vida pública e privada do candidato.

Os aprovados em todas as etapas do concurso Polícia Penal MG também passarão por curso de formação, a ser realizado em Belo Horizonte. Durante o período de aula, haverá concessão de uma bolsa de 50% do salário inicial da carreira.

Sobre o concurso Polícia Penal MG

Das 2.420 vagas ofertadas, 1.944 oportunidades são para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino. O salário inicial é de R$ 4.631,25.

Os interessados em participar da seleção devem realizar as inscrições no período de 22 de outubro a 21 de novembro, no site da banca organizadora, Instituto Selecon, ao custo de R$ 49,16. A aplicação da prova está prevista para 16 de janeiro de 2022.

Para saber todas as informações acerca do concurso Polícia Penal MG, bem como dos requisitos, etapas e provas, acesse nosso artigo completo abaixo:

Saiba mais: concurso PP MG

Quer estudar para o concurso Polícia Penal MG?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Rafaela Teixeira

Advogada conveniada à Defensoria Pública de SP pela OAB, com experiência em redação jurídica e atuação em órgãos públicos, incluindo um estágio no TRE SP. Além disso, há 6 anos está envolvida em concursos públicos, com produção diária de artigos otimizados para SEO.

Posts recentes

Concurso Sefaz DF: edital autorizado; 256 vagas confirmadas!

O concurso Sefaz DF (Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal) está oficialmente autorizado…

3 minutos atrás

Concurso Sefaz DF: AUTORIZADO; 265 VAGAS!

O aguardado concurso Sefaz DF (Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal) está oficialmente…

10 minutos atrás

Concurso Sefaz PI: edital autorizado para 2025!

O tão aguardado concurso da Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ PI) vai finalmente sair…

24 minutos atrás

Concurso Sefaz PI: AUTORIZADO; 80 VAGAS!

O concurso Sefaz PI (Secretaria da Fazenda do Piauí) está oficialmente autorizado, e nós preparamos…

33 minutos atrás

Concursos Tribunais: mais de 5 mil vagas previstas para 2025

Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…

3 horas atrás

Concurso TRT RJ: termo de referência publicado!

Agora está oficialmente disponível o termo de referência do concurso TRT RJ (Tribunal Regional do…

3 horas atrás