Olá, corujas! O tão aguardado edital do concurso Polícia Penal MG com a oferta de 2.420 vagas para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário foi publicado! Se você deseja participar deste certame, é necessário conhecer bem quais são as principais etapas e como elas funcionam!
E para te ajudar, confira todos os detalhes no decorrer deste artigo!
O concurso Polícia Penal MG será constituído pelas seguintes etapas:
A aplicação das Provas Objetivas e de Redação está marcada para o dia 16 de janeiro de 2022. Em função da pandemia do Coronavírus, será obrigatório o uso máscaras de proteção facial. As avaliações serão aplicadas em 16 cidades mineiras, conforme disposto abaixo, incluindo a capital Belo Horizonte.
Durante cinco horas, os concorrentes deverão responder a 60 questões, além da discursiva (redação), distribuídas entre as seguintes disciplinas:
Quanto à redação, esta deverá conter entre 20 a 30 linhas. Os referidos textos do concurso Polícia Penal MG serão avaliados da seguinte maneira:
Somente serão corrigidas as redações dos candidatos que obtiverem nota mínima de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva e mínimo de 40% em cada disciplina e até o limite equivalente a cinco vezes o número de vagas oferecidas, por gênero.
Para a realização da Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica, segunda etapa do concurso Polícia Penal MG, serão convocados os candidatos aprovados e aptos nas etapas anteriores, classificados até a posição correspondente a 3 vezes o número de vagas oferecidas no edital.
As Provas de Aptidão Psicológica e Psicotécnica do concurso Polícia Penal MG somente avaliarão as condições psicológicas do candidato para o exercício do cargo de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal.
Serão convocados os candidatos considerados aptos na Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica até o limite equivalente a 2,8 vezes o número de vagas oferecidas no concurso Agente Penitenciário MG.
A etapa dos Exames médicos do concurso Polícia Penal MG terá caráter eliminatório e ocorrerá em Belo Horizonte conforme escalas organizadas por locais, datas e horários, a serem divulgados.
Esta etapa terá caráter eliminatório e visa à aferição das condições gerais de saúde do candidato, por meio de exames clínicos, laboratoriais, de acuidade visual e auditiva, apresentados pelos candidatos e realizados às suas expensas, em vista das atribuições do cargo.
A quarta etapa do concurso Polícia Penal MG constará de Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos, de caráter eliminatório, sendo o candidato considerado apto ou inapto.
Os desempenhos exigidos no exame de aptidão física destinam-se à avaliação da força, da resistência muscular e da capacidade aeróbia, importantes para suportar, física e organicamente, as exigências próprias do Curso de Formação Técnico Profissional (CFTP), bem como desempenhar com eficiência as atribuições específicas dos cargos de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal.
A Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos do concurso Polícia Penal MG constará dos testes especificados a seguir:
Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na quarta etapa – Condicionamento Físico por Testes Específicos, até a classificação correspondente a 2,1 vezes o número de vagas ofertadas neste certame por gênero serão convocados a apresentar documentos pessoais para subsidiar o processo de Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada.
A etapa de Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada terá caráter eliminatório, será executada pela SEJUSP e será procedida por meio de análise documental, pesquisas, entrevistas e diligências, utilizando-se de metodologia aplicada
à Investigação Social na vida pública e privada do candidato.
Os aprovados em todas as etapas do concurso Polícia Penal MG também passarão por curso de formação, a ser realizado em Belo Horizonte. Durante o período de aula, haverá concessão de uma bolsa de 50% do salário inicial da carreira.
Das 2.420 vagas ofertadas, 1.944 oportunidades são para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino. O salário inicial é de R$ 4.631,25.
Os interessados em participar da seleção devem realizar as inscrições no período de 22 de outubro a 21 de novembro, no site da banca organizadora, Instituto Selecon, ao custo de R$ 49,16. A aplicação da prova está prevista para 16 de janeiro de 2022.
Para saber todas as informações acerca do concurso Polícia Penal MG, bem como dos requisitos, etapas e provas, acesse nosso artigo completo abaixo:
Saiba mais: concurso PP MG
Atenção, corujas: o governo do Rio Grande do Sul autorizou a realização de um novo…
Comissão do novo edital já está formada! O governador Eduardo Leite autorizou a realização de…
Foi oficialmente autorizada a realização do próximo concurso PC RS (Polícia Civil do Rio Grande…
Atenção, corujas: o governo do Rio Grande do Sul autorizou mais de 2.700 mil vagas…
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
Está na praça o mais novo edital de concurso público da Prefeitura de Itaguaru, município…