Polícia Federal tem déficit de 4 mil servidores
A Comissão de Aprovados no concurso da Polícia Federal realizado em 2018 está se mobilizando para garantir a nomeação de todos os habilitados no certame. A corporação conta hoje com 4.310 cargos vagos em toda a carreira.
Segundo ofício enviado à Câmara dos Deputados, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à imprensa especializada, os aprovados argumentam que a convocação de toda a lista não gerará aumento de despesa no orçamento da corporação, já que restariam 3.160 cargos vagos na carreira da PF.
Na nota divulgada à imprensa, a comissão também destaca o alto nível de preparo dos aprovados no certame: cerca de 0,8% (1.185) dos 147.744 inscritos chegaram às fases finais do concurso.
As notas médias dos aprovados na edição de 2018 do certame também demonstra o bom nível dos candidatos: enquanto que os convocados para o curso de formação do concurso de 2012 contaram com uma nota média de 103,11 pontos, a média dos aprovados de 2018 é de 120,84 pontos.
Segundo o último levantamento divulgado pelo Sindicato dos Delegados da Polícia Federal de São Paulo (SINDPF-SP), a Polícia Federal tem 4.310 cargos vagos, distribuídos em toda a carreira:
Além das vacâncias já verificadas, o que mais preocupa a Polícia Federal é a elevada taxa de evasão na carreira, além de requerimentos de aposentadorias: todos os anos, 200 a 300 policiais federais deixam a corporação.
Abaixo você confere um quadro geral da situação do efetivo da PF, com projeções do impacto das convocações do novo concurso:
Mesmo com o novo concurso, a situação na Polícia Federal permanece preocupante. Em declarações dadas em março de 2018, o então superintendente da Polícia Federal no Paraná e atual Diretor-Geral da PF, Marcelo Valeixo, ressaltou o déficit na corporação:
“nosso efetivo hoje é menor do que há 10 anos, isso é extremamente preocupante”; “estamos com um quadro de requerimento de aposentadorias significativo, em média de 200 a 300 por ano”; “as atribuições, as responsabilidades aumentam, essas investigações de alta complexidade absorvem muito efetivo, então é um cenário que nos preocupa, não falo em médio prazo, (mas sim) em curto prazo”; “foi anunciado pelo atual Governo 500 vagas, de certa forma é um alívio, mas não resolve o problema”
O Ministério da Justiça e da Segurança Pública ainda não se pronunciou sobre o caso. O Estratégia Concursos acompanha o caso para mantê-lo sempre informado.
Para notícias sobre o concurso da Polícia Federal, clique aqui
Ascom Estratégia
ascomestrategia@gmail.com
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
Ver comentários
Tenho certeza através de referências bibliográficas comprovadas que não acertei poucas questões de L. Portuguesa na prova da P.R.F.
Foi-me negado o recurso no tempo hábil pelo CESPE. Não me permitindo acesso no dia.
O que fazer ?
Gabarito errado...
Questões...
CESPE MAIS UMA VEZ FORA DA LEI E NORMAS DA A.B.N.T.
Obrigado pela divulgação, Estatégia! Sou excedente e aluno de vocês! O Brasil precisa de uma PF mais forte! ??????
Como concurseiro eu apoio o pleito de nomeação dos excedentes, pois não haverá prejuízo de um novo concurso. Além disso, se essa turma é preparada (e parece que são) caso não entrem agora, terão mais facilidade de ficar dentro das vaga no próximo certame. A nomeação de todos os aprovados e bom para a PF, para os candidatos aprovados e para quem almeja o concurso da PF!
O Governo Federal precisa chamar todos os aprovados da PF e PRF!
De acordo com esse quadro parece q as vagas de perito vão ser preenchidas e não será necessário outro concurso pra esse cargo.