Vamos agora resolver a prova PMAP 2017 História e Geografia aplicada pela FCC. Foi uma prova simples e objetiva que explorou os conceitos e fatos históricos mais relevantes, como esperávamos e instruímos nossos alunos. Cada questão podia ser resolvida diretamente com nosso material que foi direto aos pontos principais e gabaritamos com vocês, e alguns alunos deram um retorno muito positivo quanto o resultado, à todos meus parabéns.
O inevitável problema da mão-de-obra encontraria solução no quadro da nova Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755), também ela inspirada nas suas recomendações. Simultaneamente, o território, que se tinha tornado o destino de muitas famílias açorianas, foi alvo de intensa municipalização, fundando-se 23 novas vilas, algumas em substituição de aldeamentos previamente controlados pelos jesuítas.
1. (FCC-AP 2017 – Soldado Polícia Militar) A formação de vilas de colonização portuguesa na região do Amapá aconteceu quando foram
(A) descobertas jazidas de ouro nas encostas do rio Amazonas, próximas a sua foz, por colonos aventureiros remanescentes da tripulação de Pedro Álvares Cabral, em 1621. NÃO FOI ENCONTRADO OURO NO PAÍS ANTES DO SÉCULO XVIII. A COSTA AMAPAENSE ERA POUCO PROTEGIDA ATÉ O SÉCULO XVIII QUANDO FORAM ESTABELECIDOS OS LIMITES DE UTRECHT, “A MUNICIPALIZAÇÃO”, CRIAÇÃO DE VÁRIAS VILAS E DO FORTE SÃO JOSÉ.
(B) enviadas diversas tropas reais portuguesas para combater as tribos indígenas da região, que foram completamente dizimadas nesses combates, em meados do século XVI. A PRESENÇA PORTUGUESA FOI MARCANTE NA FOZ AMAZÔNICA MILITARMENTE E COM OS JESUÍTAS. OS VÁRIOS COMBATES NUNCA EXTERMINARAM AS TRIBOS, MAS PROVOCARAM UMA INTERIORIZAÇÃO DELAS.
(C) distribuídas as capitanias hereditárias, pela Coroa Portuguesa, em 1534, sendo a capitania do Amapá a mais isolada e a de maior extensão territorial em toda a colônia. ERA PARTE DO GRÃO PARÁ, DEPOIS DO ESTADO DO PARÁ E FOI TRANSFORMADO EM TERRITÓRIO POR VARGAS EM 1943.
(D) empreendidas ações de povoamento, no século XVIII, por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, quando este foi governador do Estado do Grão Pará e Maranhão. FRANCISCO MENDONÇA FURTADO ERA IRMÃO DO MARQUÊS DE POMBAL PRIMEIRO MINISTRO INGLÊS QUE GOVERNOU O BRASIL. APÓS O TRATADO DE UTRECHT E DE MADRI DE 1750, REALIZOU UMA POLÍTICA DE POVOAMENTO DO TERRITÓRIO, UMA FORMA DE LEGITIMAR A POSSE, E REALIZOU UMA GRANDE MUNICIPALIZAÇÃO COM A CRIAÇÃO DE 23 VILAS NUMA SÓ TACADA. A POLÍTICA DE MARQUÊS DE POMBAL, NO INTUITO DE AUMENTAR A CENTRALIZAÇÃO DO ESTADO PORTUGUÊS EXPULSOU OS JESUÍTAS DO PAIS. NOS ANTIGOS ALDEAMENTOS FORAM ERGUIDAS ALGUMAS VILAS.
(E) erguidas várias casas e uma praça central, no século XVII, pelo colonizador português Francisco de Orellana que batizou esse lugar de Adelantado de Nueva Andaluzia. ORELLANA ERA COLONIZADOR ESPANHOL
Resposta: D.
2. (FCC-AP 2017 – Soldado Polícia Militar) Em diferentes momentos históricos, houve disputas entre portugueses e demais colonizadores europeus pela ocupação da região do Amapá. Durante o período colonial, um episódio, que exemplifica essas disputas é o da
(A) expulsão dos holandeses, por tropas portuguesas e brasileiras, quando estes ocuparam inicialmente o Nordeste e estenderam seus domínios por toda a região Norte. REALIZARAM EXPEDIÇÕES SOBRE A REGIÃO AMAZÔNICA E ENTRARAM EM COMBATE COM ALMIRANTES PORTUGUESES.
(B) reivindicação dessa região pela França como sendo parte de seu território além-mar, apesar da divisão territorial em favor de Portugal ter sido oficializada pelo Tratado de Utrecht. CORRETO. O TRATADO DE UTRECHT ESTABELECEU A FRONTEIRA ENTRE FRANÇA E BRASIL NO RIO OIAPOQUE, DEPOIS DE VÁRIAS TENTATIVAS FRANCESAS DE AMPLIAR OS TERRITÓRIOS.
(C) construção da Fortaleza de São José de Macapá, para proteger a região da constante invasão de piratas ingleses e de embarcações russas atraídos pelos minérios e pelo comércio da borracha. FOI CONSTRUÍDA COMO PLANO ESTRATÉGICO DE POMBAL PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS FRONTEIRAS AMAZÔNICAS NO SÉCULO XVIII.
(D) assinatura do Tratado de Tordesilhas, entre Espanha e Portugal, que retirou a região do Amapá e suas adjacências da possessão da Coroa espanhola, após diversos conflitos coloniais. TORDESILHAS FOI ASSINADO ENTRE PORTUGAL E ESPANHA NO SÉCULO XV, ANTES DA CHEGADA DOS PORTUGUESES.
(E) decretação da Guerra da Lagosta, entre colonos portugueses e franceses, uma vez que habitantes da Guiana Francesa pescavam ilegalmente lagostas no litoral brasileiro. A GUERRA DA LAGOSTA FOI UM IMPORTANTE INCIDENTE DIPLOMÁTICO ENTRE BRASIL E FRANÇA NA DÉCADA DE 60, QUANDO NAVIOS FRANCESES REALIZAVAM PESCA PREDATÓRIA EM NOSSO LITORAL. ISSO LEVOU À UMA TENSÃO MILITAR QUE ENVOLVEU DESLOCAMENTO DE NAVIOS MILITARES FRANCESES E BRASILEIROS. OCORREU A INTERVENÇÃO DOS EUA POIS NOSSOS NAVIOS ERAM ARRENDADOS E NÃO PODIAM SER USADOS CONTRA PAÍSES ALIADOS. AO FIM A SOLUÇÃO FICOU COM A SOBERANIA BRASILEIRA SOBRE AS ÁGUAS MARÍTIMAS DE NOSSA PLATAFORMA CONTINENTAL E ZEE (ZONA ECONÔMICA EXCLUSIVA).
Resposta: B.
3. (FCC-AP 2017 – Soldado Polícia Militar) Entre as atividades extrativistas que contribuíram para o desenvolvimento econômico do Amapá no século XX, destaca-se
(A) a exploração do manganês. NA DÉCADA DE 50 FOI INSTALADA O PROJETO DA EMPRESA ICOMI PARA EXPLORAÇÃO DE MANGANÊS POR 50 ANOS. COM O ESGOTAMENTO DAS JAZIDAS A EMPRESA INTERROMPEU A EXPLORAÇÃO EM 1997, APESAR DO CONTRATO VIGORAR ATÉ 2003. PROMOVEU UMA GRANDE IMIGRAÇÃO E POVOAMENTO NO AMAPÁ.
(B) a lavoura de café.
(C) o plantio da soja.
(D) a coleta do cacau.
(E) o cultivo da cana-de-açúcar.
Resposta: A.
4. (FCC-AP 2017 – Soldado Polícia Militar) A Cabanagem foi um movimento social de grande impacto no Amapá e em toda a região, que
(A) eclodiu durante o período imperial, motivada pelo descaso do governo com a região norte, obtendo grande participação popular e um desfecho vitorioso para os revoltosos.
(B) ocorreu antes da Independência do Brasil e exigia a libertação da região norte do poder da Coroa Portuguesa, mediante a emancipação do Grão-Pará, que deveria se converter em uma confederação. A INDEPENDÊNCIA OCORREU EM 1822 E A CABANAGEM FOI UM CONFLITO REGENCIAL QUE ECLODIU EM 1835.
(C) emergiu durante as lutas abolicionistas, alguns anos antes da proclamação da República, conduzida por índios, negros e mestiços que lutavam pela implementação do trabalho assalariado e o fim do preconceito racial. FOI ANTES DO ABOLICIONISMO (A PARTIR DE 1850) E BEM ANTES DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA – 1889. FOI LIDERADO PELAS ELITES, SEM PROPOSTAS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, COM PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO POBRE.
(D) floresceu na República Velha, influenciada pelos movimentos operários europeus, em protesto contra as péssimas condições de vida e de trabalho dos cabanos, a população mais pobre da região Norte.
(E) irrompeu durante o Período Regencial, motivada pela extrema pobreza da população e pela insatisfação das elites locais, em um contexto de instabilidade política e numerosas revoltas populares em todo o território brasileiro. CORRETÍSSIMA. REVOLTA DAS ELITES COM PARTICIPAÇÃO POPULAR.
Resposta: E.
5. (FCC-AP 2017 – Soldado Polícia Militar) O “Território Federal do Amapá” foi assim oficializado
(A) na constituição de 1988, atendendo à reivindicação por autonomia política e econômica por parte dos cidadãos amapaenses, claramente expressa por meio de um plebiscito popular. EM 1988 TORNOU-SE ESTADO.
(B) por meio das ações do Barão do Rio Branco, em 1900, quando este diplomata obteve legalmente a emancipação dessa área que antes pertencia ao Pará. BARÃO DO RIO BRANCO ESTABELECEU APÓS ANOS DE QUESTIONAMENTO FRANCÊS DAS FRONTEIRAS, NO RIO OIAPOQUE.
(C) durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, pelo governo federal, que passou a interferir diretamente na administração deste e de outros territórios federais. CORRETÍSSIMA. VARGAS DURANTE A SEGUNDA GUERRA CRIOU TERRITÓRIOS AMAZÔNICOS ENTRE ELES O DO AMAPÁ, COMO FORMA DE CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA E DEFESA DAS FRONTEIRAS.
(D) pelo governo brasileiro, junto com o Território Federal do Acre, em 1903, após intensas negociações internacionais com países vizinhos, mediadas pela Suíça.
(E) durante o regime militar, quando o governo federal regulamentou todas as fronteiras do país, preocupado com a segurança nacional.
Resposta: C.
6. (FCC-AP 2017 – Soldado Polícia Militar) Uma manifestação cultural típica amapaense que traz em sua origem uma motivação religiosa e as marcas do sincretismo cultural, do qual o batuque é exemplo, se denomina
(A) marabaixo. A MAIOR E A MAIS REPRESENTATIVA MANIFESTAÇÃO CULTURAL DO PATRIMÔNIO IMATERIAL AMAPAENSE É O MARABAIXO.(B) catira. (C) vanerão. (D) guarânia. (E) maracatu.
Resposta: A.
Geografia do Amapá
7. (FCC-AP 2017 – Soldado Polícia Militar) Na maior parte do Amapá predominam áreas de
(A) serras.
(B) planaltos.
(C) montanhas.
(D) terras altas.
(E) baixa altitude.
O RELEVO AMAPAENSE É FORMADO POR PLANÍCIES FLUVIAIS, FLUVIOLACUSTRES E DEPRESSÕES, OU SEJA, UM RELEVO DE TERRAS BAIXAS.
Resposta: E.
8. (FCC-AP 2017 – Soldado Polícia Militar) No Amapá predomina o clima
(A) tropical.
(B) subtropical.
(C) tropical úmido.
(D) equatorial.
(E) semiárido.
Resposta: D.
O AMAPÁ É CORTADO PELA LINHA DO EQUADOR, PORTANTO ESTÁ NA ZCIT – ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL, DE CLIMA EQUATORIAL.
3. (FCC-AP 2017 – Soldado Polícia Militar) Considere as seguintes afirmações sobre a população do estado do Amapá:
I. A densidade demográfica é baixa. CORRETO. É POUCO POVOADO.
II. Mais da metade da população do estado vive na zona rural. ERRADO. A POPULAÇÃO AMAPAENSE É PREDOMINANTEMENTE URBANA.
III. A esperança de vida da população tem aumentado a cada recenseamento.
CORRETO. TEM OCORRIDO UMA MELHORIA GERAL DOS ÍNDICES SOCIAIS
Está correto o que se afirma APENAS em
(A) I e III.
(B) I.
(C) I e II.
(D) II.
(E) III.
Resposta: A.
4. (FCC-AP 2017 – Soldado Polícia Militar) No Amapá, a atividade agropecuária
(A) produz soja e milho para exportação. PRINCIPALMENTE ARROZ, CANA, AÇAI, CASTANHA, FRUTAS TROPICAIS, BOVINOS E BUBALINOS.
(B) é a maior contribuinte para o PIB − Produto Interno Bruto do estado. A PARTICIPAÇÃO NO PIB É MENOR QUE O SETOR TERCIÁRIO (SERVIÇOS)
(C) é pouco desenvolvida e é necessário importar alimentos, principalmente do Pará. A AGRICULTURA É BASTANTE PRECÁRIA NAS PEQUENAS PROPRIEDADES, COM TÉCNICAS AGRÍCOLAS RUDIMENTARES E QUE NÃO PRODUZEM ALIMENTOS O SUFICIENTE PARA A POPULAÇÃO. A MAIOR PARTE DA ÁREA CULTIVADA É DESTINADA AO AGRONEGÓCIO.
(D) torna o estado grande produtor de frutas e cereais.
(E) depende de técnicas como a irrigação para produzir.
Resposta: C.
5. (FCC-AP 2017 – Soldado Polícia Militar) A cidade foi criada inicialmente para abrigar os funcionários da empresa de exploração do manganês. Entretanto, como a reserva se esgotou a empresa deixou o local e a cidade passou a ter sérios problemas sociais e econômicos. O texto se refere à cidade de
(A) Santana.
(B) Serra do Navio.
(C) Vitória do Jari.
(D) Oiapoque.
(E) Laranjal do Jari.
Resposta: B.
SERRA DO NAVIO SURGIU COMO COLÔNIA PARA OS TRABALHADORES DA EMPRESA ICOMI
6. (FCC-AP 2017 – Soldado Polícia Militar) O Governo do Estado atualmente busca investir no setor secundário, que consiste na transformação de matéria-prima em produtos de consumo. Dessa forma, os produtos regionais se tornarão mais acessíveis e competitivos no mercado local, regional e nacional. Entre os produtos regionais a serem destacados estão
(A) a laranja e o milho.
(B) a mandioca e o café.
(C) o açaí e a castanha.
(D) a banana e o látex.
(E) o palmito e a soja.
Resposta: C.
OS PRINCIPAIS PRODUTOS DO EXTRATIVISMO AMAPAENSE SÃO O AÇAÍ E A CASTANHA.
É isso aí pessoal. Sucesso ao nossos guerreiros. Grande abraço.
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Borderline, pertencente ao tópico de…
Olá, tudo bem? Hoje falaremos um pouco sobre o Recurso de Apelação para o concurso…
Estão disponíveis os resultados finais das provas objetiva e discursiva do concurso Câmara de Ilhéus,…
O concurso público da Prefeitura de Conceição do Jacuípe, município do estado da Bahia, foi…
O concurso público da Prefeitura de Conceição do Jacuípe, município do estado da Bahia, foi…
Quer ficar por dentro das notícias de concursos público da área da Saúde? Neste resumo,…
Ver comentários
muito obrigado que Deus o abençoe