Policial (PM/BM - Praças)

Concurso PM MG Soldado: veja os recursos possíveis

Após a aplicação das provas do concurso PM MG Soldado no último domingo, 07 de maio de 2023, a Polícia Militar, responsável pela condução do certame, divulgou os gabaritos provisórios da etapa.

Com isso, os interessados poderão interpor recursos entre 08 e 09 de maio. O Estratégia Concursos esteve presente durante toda a sua preparação, inclusive realizando a correção extraoficial, e vai te ajudar em mais essa etapa.

Nosso time de professores elaborou sugestões de recursos contra o gabarito provisório do concurso PM MG Soldado. Veja a seguir!

PM MG Soldado – recursos possíveis!

Língua Portuguesa

Questão 2

A questão 2 apresenta o seguinte comando “A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO:”, de acordo com a banca, a alternativa B foi dada como correta. Essa alternativa continha a seguinte informação: “Segundo o autor, o seu melhor conto trata-se de uma parte de sua vida que se passa durante um período em que ele foi preso e torturado.”

No entanto, essa alternativa não pode ser considerada correta, já que o conto a que o autor se refere, escrito durante a época em que foi preso e torturado, contém outro assunto. Há EXPLICITAMENTE no texto essa informação:

“Naquela tarde mesmo escrevi o conto. Nem precisei pensar muito; simplesmente sentei e fui escrevendo. A história brotava de dentro de mim, fluía fácil. E era um belo conto, diferente de ludo o que eu tinha escrito até então. Não falava em revolta, não satirizava opressores. Contava a história de um pai e de seu filho moribundo.”

O texto deixa claro que o melhor conto do autor foi esse escrito por ele durante a época em que foi torturado, ou seja, seu melhor conto NÃO se trata de uma parte de SUA vida, como indica a alternativa, mas da história de um PAI e de um FILHO moribundo. Conto esse nunca publicado, de acordo com o próprio autor, o que justifica a informação dada no segundo parágrafo do texto: “Meu melhor conto… Não está em nenhum dos meus livros, em nenhuma antologia, em nenhuma publicação. Ele está aqui, na minha memória; posso acessá-lo a qualquer momento. Posso inclusive lembrar AS CIRCUNSTÂNCIAS em que o escrevi. Não esqueci, não. Não esqueci nada.

A circunstância da escrita do conto foi a época em que esteve preso e torturado. Mas esse não é o assunto do conto, apenas a circunstância em que foi escrito.

Tendo como justificativa o próprio texto, solicita-se a anulação da questão.

Literatura

Questão 21

A questão 21 apresenta o seguinte comando “Considerando o contexto da obra, Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, responda o que se pede”. Após isso, são apresentadas quatro afirmações para serem julgadas e, na sequência, há “Está(ão) INCORRETA(S) a(s) afirmativa(s)”.

De acordo com a banca, a alternativa C foi dada como correta, o que faz com que as afirmativas I e III sejam erradas. O que se afirma em III de fato está incorreto, no entanto, o que foi afirmado na I está totalmente correto.  

A grande “sacada” de Machado de Assis foi criar um personagem que narra os fatos da própria vida de uma maneira inusitada: após estar morto. Brás Cubas mesmo de coloca como autor defunto, o que o coloca em uma posição confortável para narrar as próprios memórias sem precisar sofrer “em vida” os julgamentos dos outros.

Dessa forma, o Brás morto é o narrador capaz de expor sem nenhum pudor os próprios defeitos, já que está morto e não pode mais ser atingido pela ira de seus contemporâneos. Além disso, a condição em que está (autor defunto) lhe dá a sabedoria necessária para perceber que seu modo de agir é semelhante ao de todos os seres humanos. Essa análise confirma a primeira afirmação da questão como correta, pois o narrador está sim em uma posição estratégica que o “libera” das consequências daquilo que ele está narrando.

Tendo como justificativa o próprio texto, solicita-se a anulação da questão ou retificação do gabarito.

Concurso Polícia Militar MG

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso PM MG?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Diogo Mendes

Posts recentes

Concurso Bombeiro RJ: qual o salário do cargo de Oficial?

Provas previstas para 22 de fevereiro de 2025! O edital do concurso Bombeiro RJ (Corpo…

20 minutos atrás

Cadernos de pré-edital para o concurso Sefaz RJ

Cadernos de questões pré-edital para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo previsto…

1 hora atrás

Cadernos de Reta Final para o concurso TCE RR

Cadernos de Reta Final de questões para o concurso TCE RR: resolva questões sobre o…

1 hora atrás

Cadernos de Reta Final para o concurso CGM SP

Cadernos de Reta Final de questões para o concurso CGM SP: resolva questões sobre o…

1 hora atrás

Concurso ISS Cromínia GO: inscreva-se para Fiscal!

Está na praça o mais novo edital ISS da Prefeitura de Cromínia, no estado de…

1 hora atrás

Concurso Cromínia: iniciais até R$ 8 mil; inscreva-se!

Foi publicado o edital de concurso público da  Prefeitura de Cromínia, no estado de Goiás.…

2 horas atrás