Quer interpor recursos contra os gabaritos do concurso PM BA para o cargo de Oficial? Confira as possibilidades neste artigo!
O concurso público da Polícia Militar da Bahia teve suas provas aplicadas neste último domingo, 16 de fevereiro. Com isso, já foram divulgados os gabaritos preliminares da etapa.
Pretende interpor recurso contra o gabarito do concurso PM BA? Então, atenção: todo o processo deve ser realizado no prazo de 18 e 19 de fevereiro, na área do candidato no site da UNEB.
E para te ajudar, nossos professores analisaram o resultado e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo:
Venho, respeitosamente, por meio deste recurso, solicitar a revisão da questão nº. 22 da prova objetiva de Inglês do Concurso Público para o Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares da Bahia – pelos fatos e fundamentos a seguir.
A banca examinadora, em seu gabarito preliminar considerou correta a alternativa E, que tem como como corretas as assertivas (1), (3) e (4), as quais dispõem:
(1). Expand – Enlarge
(3). Fear – Terror
(4). Accurate – Exact
Porém, a assertiva (3) está equivocada, uma vez que a palavra FEAR significa medo e não é um sinônimo ideal da palavra TERROR, pois em termos de intensidade, o medo é algo emocional e natural. Já sentir terror é um estado extremo e avassalador.
Além disso, o medo pode ser passageiro e controlável, ao passo que o terror tende a ser intenso e pode levar ao desespero.
Solicito a anulação visto que o enunciado afirma que os termos são sinônimos ou antônimos e os argumentos acima demostram o oposto.
Recursos:
Questão 27
C) A elevação do nível do mar, afetando especialmente pequenas ilhas e regiões costeiras de países em desenvolvimento
Os países e territórios mais ameaçados pelo aquecimento global são as Maldivas, as Ilhas Marshall, Polinésia Francesa, Vanuatu, Nova Caledônia, Papua Nova Guiné e Tuvalu. São todos eles arquipélagos, não industrializados e com baixo dinamismo econômico, o que torna incorreta a proposição, pois países em desenvolvimento são dinâmicos economicamente, apresentam industrialização dependente de investimentos e tecnologias externas e são simultaneamente agroexportadores. É verdade que o Sul da Europa tem sofrido com fortes secas, mas o enunciado da questão refere-se às “Regiões economicamente menos desenvolvidas”, por isso não pode ser a correta a alternativa E. Pelo exposto, solicito a anulação da questão e o retorno da banca.
Questão 34
I. Os países do Hemisfério Norte concentram a maior parte das reservas globais de petróleo, o que lhes permite dominar o mercado energético internacional.
O item I está correto, pois as maiores reservas de petróleo, bem como os maiores produtores estão no hemisfério Norte. Das 10 maiores reservas mundiais a maior é da Venezuela e é o único país no Hemisfério Sul. Estão no hemisfério Norte todos os países do Golfo Pérsico (Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos), Canadá, Rússia e Estados Unidos.
Por isso, solicito à banca que o gabarito seja alterado para alternativa E, em que todos os itens estão corretos, e também o retorno da banca.
https://howmuch.net/articles/worlds-biggest-crude-oil-reserves-by-country
https://www.ibp.org.br/observatorio-do-setor/snapshots/maiores-produtores-mundiais-de-petroleo/
Questão 44
IV. A estagnação demográfica em algumas nações desenvolvidas tem resultado na implementação de políticas que incentivam a imigração para suprir a demanda por mão de obra e equilibrar o sistema previdenciário.
O item IV está incorreto, pois o mundo atual é caracterizado pelo aumento das imigrações internacionais e pelo aumento dos conflitos decorrentes da xenofobia, ao ponto de muitos países enrijecerem suas legislações para barrar a entrada de imigrantes ilegais, por exemplo, os Estados Unidos, Reino Unido, Hungria, entre outros.
Por isso solicito a alteração do gabarito para alternativa A e também o retorno da banca.
Recurso Questão 66
Solicito a anulação da questão pelos motivos que se seguem.
O examinador apontou como correto o crime de “Insubordinação”. No entanto, Insubordinação não é um crime, e sim um capítulo que contempla 4 crimes diferentes.
Como mencionado, a bem da verdade, a Insubordinação é o nome do Capítulo V, dentro do título II da Parte Especial do Código Penal Militar, o qual contempla, entre outros, o crime de Recusa de Obediência, previsto no art. 163, que traz “Recusar obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matéria de serviço, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instrução”.
Assim sendo, não há resposta correta para a alternativa, a qual seria o crime de “Recusa de Obediência”, conforme análise do caso apresentado.
Nesses termos, solicito anulação da questão por falta de resposta correta.
Conforme antecipamos, alguns gabaritos são discutíveis. Vou focar aqui nas propostas de recursos mais concretas, com boas possibilidades de deferimento. Assim, vou preterir questões mais interpretativas.
Comecemos por uma questão que tem um erro bem objetivo, não discutível:
O “que” é pronome relativo e retoma o demonstrativo “o”:
Demonstrava o (aquilo) que…
O “que” não é conjunção integrante.
O objeto direto é “o que educadores modernos chamam de “hiperatividade”. O núcleo é o pronome demonstrativo “o”, seguido de oração adjetiva.
Portanto, não há resposta correta para essa questão, que deve ser anulada.
QUESTÃO 13
A letra E não pode ser considerada correta.
Não está claro o que significa “intermediários interpretativos”, nem como estes aparecem nas passagens de discurso indireto do texto.
Inclusive, as “falas” dos personagens, são todas registradas em discurso direto:
Apenas as ações são narradas em terceira pessoa.
Os marcadores explícitos das falas são justamente os travessões e trechos como “Com voz firme, repreendeu-o”.
Portanto, argumenta-se pela anulação da questão.
RECURSO QUESTÃO 46 PM BA
PEDIDO: ANULAÇÃO
JUSTIFICATIVA: FALTA DE ALTERNATIVA
Vamos considerar, a título de exemplo, uma pizza com 10 pedaços. Do total dessa pizza, uma pessoa comeu 3/5, isto é, 6 pedaços. Sobraram, portanto, 4 pedaços.
Desses 4 pedaços a pessoa embalou metade, ou seja, 2 pedaços para levar para casa e a outra metade, leia-se, os últimos dois pedaços deu a um amigo. Com essa distribuição, não sobrou nenhum pedaço. Com isso, a resposta correta seria zero.
RECURSO QUESTÃO 48
PEDIDO: TROCA DE ALTERNATIVA PARA C
JUSTIFICATIVA: O enunciado é claro ao dizer que o total de recursos seja distribuído IGUALMENTE entre os setores. Sabemos, da equação fornecida, que o total de recursos é 6.
Sendo a distribuição igual entre os dois setores, cada setor obrigatoriamente receberá 3 unidades de recurso e com isso, temos uma única solução disponível.
Vale ainda salientar, que o comando da questão solicitou que o contexto seja levado em consideração, isto é, não pediu uma análise isolada do sistema e sim uma análise levando as informações fornecidas em consideração.
RECURSO QUESTÃO 52
PEDIDO: TROCA DE ALTERNATIVA PARA ALTERNATIVA A.
JUSTIFICATIVA: Temos um cálculo de anagramas com repetição. Usando a fórmula apropriada, chegamos em 4! / 2! Onde o 4 corresponde ao total de letras e 2 corresponde às duas letras A que se repetem. Substituindo os valores, chegamos em:
Proposta de Recurso questão 75 (Prof. Herbert Almeida)
A questão dispõe que o Soldado Pedro recebeu ordens para usar um veículo público em caráter particular para transportar materiais pessoais de um superior. Caberia ao candidato marcar o gabarito que indicava o princípio invocado pelo Soldado Pedro para não cumprir a ordem.
O gabarito preliminar indicou a letra D (princípio da moralidade). Contudo, o princípio que seria violado primordialmente foi o princípio da impessoalidade.
Nesse sentido, a utilização de um veículo público para atividade privada representa o desvio de poder, também conhecido como desvio de finalidade do ato. Segundo José dos Santos Carvalho Filho: “o desvio de poder é a modalidade de abuso em que o agente busca alcançar fim diverso daquele que a lei lhe permitiu”.
A doutrina associa o cumprimento da finalidade ao princípio da impessoalidade. Assim, acrescenta Carvalho Filho que o princípio da finalidade, como faceta do princípio da impessoalidade, significa que “o alvo a ser alcançado pela Administração é somente o interesse público, e não se alcança o interesse público se for perseguido interesse particular”.
Logo, requisita-se a alteração do gabarito para letra B (princípio da impessoalidade).
Referência: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 31ª Ed. São Paulo: Atlas, 2017 (pp. 21 e 50).
Saiba mais: Concurso Polícia Militar BA
.
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso Banrisul: resolva questões sobre o…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos os…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos o…
Conheça neste artigo os requisitos do cargo de Soldado do concurso PM CE e ganhe…
O Sul do país conta com mais de 4,3 mil oportunidades abertas em Concursos Policiais…