O edital do concurso PM AM foi recentemente publicado e já vem causando polêmicas devido à exigência de teste de HIV para ingressar na corporação militar do estado.
Posto isso, iniciou-se nas redes sociais a campanha “HIV não é requisito”, idealizada pela organização “Minha Manaus”, que solicitou à Polícia Militar do Amazonas a retificação neste item do edital, visto se tratar um ato de discriminação, logo, eivado de ilegalidade e inconstitucionalidade.
“Essa condição é uma violação da privacidade e dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV e ainda fere a Lei Federal nº 12.984/2014, que define como crime de discriminação ‘negar emprego’ ou ‘divulgar a condição do portador do HIV ou de doente de aids, com intuito de ofender-lhe a dignidade”, afirmaram alguns cidadãos amazonenses nas redes sociais.
Diante disso, a representante do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), presidente da Associação de Redução de Danos do Amazonas e coordenadora do Fórum Amazonas de OSC IST/HIV/Aids/HIV e Tuberculose, Evalcilene dos Santos, afirmou que alguns ativistas da região já ingressaram com uma ação junto à Defensoria Pública do Amazonas.
“Este é um item que traz todo um transtorno de quebra de lei, o sigilo da sorologia da pessoa. No dia 8 deste mês foi reforçada no Senado novamente a lei que defende o sigilo e acrescentada outras patologias. Estamos indo pra cima deles. A única coisa que eles retificaram foi a questão do número de vagas, totalmente desequilibrada, com muitas vagas para homens e poucas para mulheres.
Agora, desde a publicação, estamos tentando que se retire essa exigência, mas eles argumentam que é por conta da capacidade, colocando várias questões acima da lei que está aí exposta, aprovada, que foi cientificamente estudada, E eles estão em uma quebra de braço com a gente, nós não vamos desistir. Eles não querem obedecer a lei e aí fica difícil. Mas o movimento está entrando com ações contra o Estado junto aos órgãos que têm que fazer algo”, afirmou Evalcilene.
A Polícia Militar do Amazonas ainda não se manifestou acerca do ocorrido. Em breve, traremos as informações atualizadas!
Com o edital do concurso PM AM recém publicado, são ofertadas 1.350 vagas para os cargos de Soldado, Oficiais e Oficial de Saúde. As oportunidades exigem os níveis médio e superior de formação, com salário de R$ 2.657,28 e R$ 7.180,34.
Confira as informações completas do concurso PM AM, bem como da polêmica exigência de teste de HIV para ingresso no certame, em nosso artigo completo e exclusivo:
Atenção, corujas: estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso Câmara de Itupeva, no estado…
Foi publicado o novo concurso do Conselho Federal de Biologia! São ofertadas vagas para provimento…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre qual é o regime dos servidores temporários,…
Foi publicado o edital do concurso Câmara Santana de Parnaíba, município localizado no estado de…
Foi publicado o edital do concurso Câmara de Itapevi, município localizado no estado de São…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de lei nova após o…