Após diversas denúncias de fraude, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (SEPLAG) divulgou uma nota para esclarecer quais ações estão sendo tomadas para apurar as supostas irregularidades no concurso PM AL (Polícia Militar de Alagoas).
De acordo com o comunicado divulgado, se houver comprovação de que existiram irregularidades no certame “todas as medidas administrativas e judiciais serão aplicadas”.
O Secretário de Segurança Pública do Alagoas, Alfredo Gaspar, afirmou por meio de suas redes sociais que determinou “à inteligência da segurança pública a investigação das notícias de irregularidades no concurso realizado para PM”. O titular da pasta destacou que a secretaria não está envolvida na realização do certame, mas que irá auxiliar no andamento do caso.
O posicionamento oficial da Secretaria surgiu após novos indícios de fraude virem à tona. Um homem foi preso por desacato à autoridade em Maceió, mas o que chamou a atenção dos policiais que atenderam a ocorrência foi o fato de o homem não possuir a escolaridade mínima exigida para ingresso à carreira, que é nível médio completo.
As supostas irregularidades neste caso serão investigadas pela Gerência de Polícia Judiciária da Região 1.
Confira abaixo a nota da SEPLAG AL sobre as supostas irregularidades no concurso PM AL na íntegra:
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informa que já entrou em contato com as autoridades policiais e com o Cebraspe, banca responsável pela organização do concurso da Polícia Militar de Alagoas, para que seja feita a apuração das informações repassadas sobre um suposto esquema de fraude no certame.
Também nesse sentido, comunica que, caso haja comprovação de que algum candidato fez uso de meio ilícito durante a realização das provas, ou que não cumpre os demais requisitos previstos nas outras etapas do concurso, todas as medidas administrativas e judiciais serão aplicadas.
A Seplag reforça que ainda não há comprovação da ocorrência e que, assim que houver qualquer deliberação sobre o caso, tornará público a todos os candidatos.
A Secretaria ressalta que está atenta e vem acompanhando de perto todas as tratativas relacionadas ao certame, no intuito de assegurar a sua lisura e, também, de garantir que o melhor quadro de candidatos seja, de fato, selecionado para apoiar o desenvolvimento do estado de Alagoas.
O concurso PM AL oferece 1.060 vagas, distribuídas entre os cargos de Soldado e Oficial, ambos requisitam escolaridade de nível médio. As remunerações iniciais variam entre R$ 4.250,06 e R$ 8.099,94, respectivamente.
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