Foi publicado nesta segunda-feira, 26 de agosto, no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, o regulamento consolidado do concurso da
Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro para o cargo de Procurador do Município.
De acordo com o regulamento, o 8º concurso da PGM RJ deverá ser composto de provas escritas, orais e de títulos. As inscrições serão realizadas através do site da banca organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, o IBFC.
Após realizar a inscrição, o candidato deve pagar uma taxa no valor de R$ 250,00. Vale lembrar, que para ingressar na carreira é necessário ser bacharel em Direito, ser inscrito regularmente como advogado nos quadros da OAB e contar com pelo menos dois anos de atividade jurídica, comprovados até o resultado final do concurso.
Além disso, foi formada uma comissão organizadora que irá estruturar o concurso, responsabilizando-se pela sua realização, desde a abertura das inscrições até a sua homologação.
A comissão organizadora será dividida em seis Bancas Examinadoras, com três integrante em cada e com as seguintes especializações
O concurso PGM RJ conta com quatro tipos de provas, sendo elas:
As provas são realizadas na cidade do Rio de Janeiro.
As Provas Escritas e Orais versam sobre as seguintes matérias:
Esta prova conta com 12 questões discursivas, duas para cada disciplina do programa. Cada uma das seis disciplinas totaliza 100 pontos. A nota final do candidato é a média entre as 6 notas.
Para ser aprovado nesta etapa, o candidato precisa alcançar a média mínima de 60 pontos.
Nesta fase do concurso PGM RJ, são aplicadas seis provas, uma para cada disciplina do programa, com valor de 100 pontos.
Para passar para a próxima fase, o candidato deve alcançar, pelo menos, 60 pontos de média e não ter nota inferior a 60, em pelo menos três disciplinas.
São aplicadas seis provas orais, aos candidatos aprovados nas provas escritas específicas. As provas concentram-se nos conteúdos das disciplinas do programa.
Os candidatos são arguidos em sessão pública por bancas examinadoras, compostas por três membros, que atribuem uma nota de até 100 pontos.
A nota final em cada banca é a média entre as pontuações atribuídas por cada examinador. Por fim, é calculada a média entre as seis provas. Para passar à prova de títulos, o candidato deve alcançar 50 pontos de média global.
A Prova de Títulos do concurso PGM RJ ocorre nos três dias subsequentes à publicação do resultado final da prova oral. Os candidatos podem atingir até 100 pontos, comprovando atividades como:
Gostou desta oportunidade e deseja se preparar? Então, confira abaixo nosso curso exclusivo e inicie seus estudos agora mesmo:
Fique por dentro de todos os concursos:
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) oferece o total de 545 vagas…
Provas previstas para 22 de fevereiro de 2025! O edital do concurso Bombeiro RJ (Corpo…
Cadernos de questões pré-edital para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo previsto…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso TCE RR: resolva questões sobre o…