A Procuradoria-Geral de Curitiba (PGM), no estado do Paraná, ingressou com ação para tentar impedir que as provas do concurso Polícia Federal (PF) sejam realizadas no município, que determinou na última terça-feira, 18 de julho, por meio do Decreto N.º 890/2021, restrições ou suspensão de funcionamento de algumas atividades e serviços, por conta da regressão para a fase laranja de transição.
V – Reuniões com aglomeração de pessoas, incluindo concursos e processos seletivos, eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos, em espaços de uso público, localizados em bens públicos ou privados.
Garantir o necessário adiamento da aplicação de provas Concurso Público para o provimento de vagas nos cargos de Delegado de Polícia Federal, Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal, referente ao Edital n. 1 – DGP/PF, de 15/01/20121, prevista para o próximo dia 23 de maio de 2021, até que haja condições sanitárias adequadas para sua realização, incluindo a estrutura suficiente e necessária na rede de saúde, pública e privada, para atendimentos, de maneira adequada, dos casos de COVID-19.
Entre as justificativas para a petição, o órgão destaca que o Brasil tornou-se o país que, contendo 3% da
população mundial, concentra 33% das mortes diárias por covid-19 no mundo, atualmente. O mesmo país cujo número de óbitos registrados em março de 2021 supera o quantitativo de 109 países somados.
Além disso, informa que o país já atingiu a triste marca de 427.711 mortes, possuindo um total de 15.285.048 casos confirmados de infecção. Por outro lado, apenas 8,38% da população foi devidamente imunizada por meio da aplicação de doses de vacina aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Procuradoria-Geral do Município classifica também como grave a situação da pandemia em Curitiba, com elevado número de casos novos (mais de 700 casos diários) e com taxa de reprodução do vírus acima de 1, o que pressiona o sistema de saúde, seja ele público ou privado, com elevado número de óbitos em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus SARSCOV-2, média de 20 óbitos.
Após a publicação do Cebraspe confirmando as provas da PF para o próximo domingo (23), a Prefeitura de Curitiba se manifestou sobre o fato.
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba, quem desrespeitar o decreto poderá sofrer punições de acordo com a lei municipal.
O Estratégia já havia confirmando com a prefeitura que realmente não haverá realização das provas na cidade, já que o decreto contempla não só concursos locais, mas federais também.
O Estratégia Concursos segue acompanhando os desdobramentos das provas do concurso PF, que agora terá pela frente ação da PGM Curitiba a favor da suspensão. Para mais informações, acesse o link a seguir:
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!
Não restam dúvidas de que o concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal…
Não restam dúvidas de que o concurso do Ministério Público da União (MPU) é uma excelente oportunidade…
Neste domingo, 12 de janeiro, serão aplicadas as provas do concurso da Contadoria e Auditoria-Geral…
O fim de semana está com uma programação cheia de eventos para você reforçar seus…
Olá, pessoal, tudo bem? Neste artigo trataremos acerca das evidências de auditoria para o concurso…
O concurso público BANESE (Banco do Estado de Sergipe) teve seu edital publicado com 55 vagas…