Embora não haja previsão oficial de quando um novo concurso público para os cargos de Peritos da Polícia Federal (PF) será realizado, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, falou, através do Instagram, um pouco sobre o edital.
Segundo Camargo, a realização do certame depende da existência de vagas. O processo de criação de novos cargos costuma ser mais demorado. Entretanto, levando em consideração o déficit atual, existe uma possibilidade mais viável de concurso, mas que depende de outras autorizações.
Apesar disso, o presidente da APCF ressaltou que estão trabalhando no sentido de obter o aval necessário e dar andamento na execução de um futuro concurso para Peritos da PF.
“A realização de um novo concurso (para Peritos PF) depende da existência de vagas. A criação de novas vagas é um processo um pouco mais lento. Eu não vejo possibilidade de um médio prazo para que isso ocorra.
Já a realização de um concurso com as vagas existentes, que são as vagas recorrentes de aposentadoria e exonerações, essa já existe uma possibilidade maior. Mas que depende da sensibilização da Administração, do Ministério da Justiça… e nós estamos trabalhando neste sentido”.
Na legenda do vídeo, o perfil oficial da Perícia Federal também destacou sobre a não previsão do edital para Perito Criminal, porém informou que seguem atuando com as duas propostas disponíveis.
“Quando vai ter concurso para perito criminal? Tem previsão de concurso para este ano? Essas as perguntas que mais recebemos por aqui.
Infelizmente, não existe uma previsão de novo concurso para perito criminal. Mas seguimos atuando com duas frentes: a criação de novos códigos de vagas e a realização de um novo processo seletivo com as atuais vagas disponíveis, provenientes de aposentadorias e exonerações”.
Com um concurso da área policial em andamento, a Polícia Federal protocolou, junto ao Ministério da Economia (ME), um novo pedido de certame para provimento de vagas nas carreiras administrativas, com oportunidades para níveis médio e superior.
A solicitação, que depende do aval da pasta comandada pelo ministro Paulo Guedes, abrange o total de 557 vagas. O quantitativo, inclusive, corresponde ao número atual de vacâncias encontradas no quadro efetivo de cargos especiais da corporação.
O pedido de autorização também traz detalhes sobre o possível cronograma de atividades da seleção. Conforme o calendário, a autorização é aguardada para julho/21, publicação de edital para setembro/21 e provas em janeiro/22. A etapa de avaliação, contudo, pode ser antecipada.
Saiba mais: Concurso Polícia Federal
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
Olá! Tudo bem? Hoje vamos listar dicas infalíveis para ser aprovado no Concurso do Banco…
Nesta segunda-feira, 23 de dezembro, a partir das 16h, iniciam as inscrições do concurso público…
O concurso do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5), que contou com 86…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso convocou os candidatos para a…