Olá pessoal,
Você,
O assunto é o atrito e a frenagem de veículos. Saiba que o atrito é o responsável pela frenagem e redução de velocidade de um veículo. Esse atrito, quando ocorre o travamento das rodas, com o asfalto é do tipo dinâmico e o perito criminal, geralmente faz cálculos aproximados de velocidade de acordo com algumas observações da cena de um sinistro.
Veja como esse assunto foi cobrado em um concurso de perito criminal da PCMG.
(Polícia Civil – MG – Perito) Um veículo que se encontrava em uma operação de frenagem de emergência derrapa, inicialmente, em uma ponte sobre uma superfície de concreto (mc = 0,75) deixando marcas de 20 m de comprimento. Em seguida, ao sair da ponte, derrapa sobre a superfície asfáltica (masf = 0,50) da pista deixando uma marca de 10 m de comprimento. Se o veículo parou após percorrer a superfície asfáltica, com que velocidade ele entrou na ponte? Considere o seguinte: a única força que atuou para parar o veículo foi a força de atrito entre os pneus e as superfícies; as superfícies são horizontais; a aceleração da gravidade vale 10 m/s2
A) 10 m/s.
B) 40 m/s.
C) 20 m/s.
D) 30 m/s.
Comentário:
Questão de frenagem, envolvendo duas superfícies cujos coeficientes de atrito são diferentes.
Vamos fazer a questão primeiramente considerando a derrapagem no concreto:
Acima foi calculada a aceleração do carro no concreto. Vamos agora aplicar a equação de Torricelli:
Agora vamos trabalhar com a derrapagem no asfalto:
Aplicando a equação de Torricelli novamente, sabendo que a velocidade inicial no asfalto é igual à velocidade final no concreto e a velocidade final do asfalto é igual a zero, pois o corpo para ao final de toda a frenagem, temos:
Logo, vamos substituir esse dado acima na primeira equação de Torricelli:
Portanto, a velocidade inicial do veículo quando do início da frenagem era de 20m/s.
Resposta: item C
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