Atenção, candidatos do concurso PCDF: após suposto vazamento das provas aplicadas nos dias 21 e 22 de agosto, a justiça do DF indeferiu o pedido de suspensão protocolado por meio de uma Ação Popular (AP). Para acessar o documento na íntegra clique abaixo:
Decisão – Indeferimento do pedido de suspensão
A justificativa contida na AP foi de que os candidatos compartilharam as fotos do caderno de provas na internet e sequer foram impedidos/comunicados de não ingressarem na sala de aplicação do exame com aparelhos eletrônicos. Além disso, na AP frisou-se que a Polícia Civil do DF já investiga tais ações.
Entretanto, a justiça do DF entendeu que as alegações trazidas na AP não são suficientes para que o concurso da PCDF seja suspenso. Veja abaixo parte da decisão:
“Em relação à alegação de que um candidato conseguiu ingressar na sala de provas com celular e divulgou fotos do caderno de questões, tal fato, para além de não se encontrar minimamente demonstrado, também não justifica a suspensão do certame, em princípio, fazendo-se necessário averiguar (além da identificação desse candidato) se essa divulgação beneficiou o candidato que tirou as fotos e se beneficiou terceiros.
Nesse quadro, não há por enquanto elementos consistentes que retirem a confiabilidade das provas de conhecimentos, mas apenas reclamações apresentadas por alguns candidatos.
Vale destacar que o atraso gerado pela suspensão de concurso público tem efeitos deletérios não apenas para os concorrentes aprovados nas fases já realizadas, mas também para a própria Administração, que se vê impedida de nomear mais rapidamente os aprovados.
Em vista disso, a mera suspeita apresentada pelo requerente não pode ser considerada relevante para fins de deferimento da medida de urgência pleiteada.”
Quanto à Polícia Civil do DF estar investigando a possível fraude do certame, a justiça do DF afirma que ainda não houve qualquer informação para comprovação do fato:
“Em relação à alegação de que a PCDF estaria investigando possível fraude cometida no concurso, não há qualquer informação oficial, por enquanto, que corrobore essa assertiva. Certamente no curso do processo, se for o caso, haverá esclarecimento sobre a existência de alguma investigação, qual o seu objetivo e, se for o caso, o atual estágio em que se encontra.
Além disso, o autor alega como evidência de fraude o fato de que em 23/8/2021 foi divulgado um gabarito preliminar com as respostas das questões. Ora, se houve efetivamente essa divulgação, isso não anula o certame, em princípio, porque a prova foi aplicada no dia 22/8/2021.
A divulgação de um gabarito antes da disponibilização do gabarito oficial pela banca, em princípio, não tem maior relevância, pois o que interessa é que seja mantido em sigilo o caderno de questões antes da aplicação das provas de conhecimentos”.
Com as provas devidamente aplicadas, já estão disponíveis as consultas dos gabaritos preliminares dos cargos de Escrivão e Agente do concurso PCDF em andamento. Após uma longa espera por parte dos candidatos, os exames foram realizados nos dias 21 e 22 de agosto.
O edital da Polícia Civil do Distrito Federal oferta o total de 2.100 vagas. Destas, 1.800 são para Agente e 300 para Escrivão. Sob organização do Cebraspe, foram registrados 88.894 inscritos para o cargo de Agente e 52.636 para Escrivão.
Para mais informações sobre o concurso PCDF, bem como da justiça ter negado o pedido de suspensão do certame, acesse nosso artigo exclusivo abaixo:
O Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o "ENEM dos Concursos", está entrando em sua…
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
Olá coruja, vamos rumo à sua aprovação! Neste artigo de hoje iremos abordar um assunto…
Confira já seu local de prova! Acontecem no próximo domingo, dia 24 de novembro, as…
Tudo bem aí coruja?! Neste novo artigo iremos analisar um assunto muito importante para a…
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…