Oi, oi, oi! A temática de hoje para esse Concurso PCDF Escrivão não está fácil! Falar de relações internacionais envolve conhecimento do assunto! Vamos para o tema?
Proposta de Redação 10
A ministra do Meio Ambiente da França, Elisabeth Borne, alertou nesta terça-feira que seu país não assinará o acordo alcançado entre a União Europeia e os países do bloco Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) nas condições atuais.
“Não podemos assinar um acordo comercial com um país que não respeita a Amazônia e não respeita o acordo de Paris (clima). A França não assinará o acordo com o Mercosul nessas condições”, afirmou a ministra em declarações à rede de televisão BFM.
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou no final de agosto que havia decidido bloquear o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul e acusou o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, de mentir ao desprezar os motivos de preocupação com os efeitos e consequências do conflito.
A UE e o Mercosul começaram a negociar um acordo de livre comércio em 2000 e, desde então, as negociações passaram por várias fases, chegando a ser bloqueadas. Segundo a Comissão Europeia, o acordo eliminará a maioria das tarifas entre as partes e as empresas europeias e economizará cerca de 4 bilhões de euros por ano. As exportações da UE para o Mercosul em 2018 totalizaram 45 bilhões de euros, enquanto as dos quatro países ao bloco europeu tiveram um valor de 42,6 bilhões.
O setor agrícola europeu, segundo o executivo da Comunidade, desfrutará de tarifas mais baixas nos setores de vinho, bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Isso também significa o livre acesso de impostos europeus sobre produtos lácteos ao Mercosul até uma determinada taxa.
O acordo alcançado também envolve a abertura do mercado de contratos públicos dos países do Mercosul para empresas europeias e acesso a prestadores de serviços nos setores de tecnologia da informação, telecomunicações e transportes, entre outros.
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/08/internacional/1570567502_599342.html
Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:
Acordos internacionais e a relação de crescimento mútuo entre os países
Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:
Aproveite e faça parte você também do nosso curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão, clique no link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/
Abraços,
Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)
O primeiro edital do concurso Guarda de Porto Velho, localizada em Rondônia, deve ser anunciado…
Validade do último concurso PRF é prorrogada até 2025. Nomeações de excedentes é autorizada! Teremos…
Ex-ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia afirmado que novos concursos da Polícia Federal estão…
O primeiro edital do concurso Câmara de Niterói, localizada no Rio de Janeiro, já está…
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no dia 18 de dezembro de 2024,…
Vem aí o novo concurso público da Guarda Municipal de Porto Velho (GCM), estado de…