A convocação de excedentes no concurso PC RN foi pauta em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).
Na ocasião, membros do sindicato da categoria e aprovados na seleção discutiram acerca da disponibilidade do calendário de convocação, além de cobrarem celeridade nos trâmites.
Já são mais de 2 mil aprovados em todas as fases do certame. Além disso, o edital de abertura prevê o chamamento de três vezes o número de vagas ofertadas e poderá ser extrapolado a critério da Administração Pública.
A presidente da Associação dos Escrivães de Polícia do RN (Assesp), Priscila Vieira, destacou a importância da convocação dos excedentes do concurso PC RN, principalmente por conta da atual demanda de trabalho na instituição.
“O nosso estatuto prevê 800 vagas para escrivãs e, infelizmente, hoje somos apenas 175. Desses, 46 estão afastados por licença médica. O que mostra que a demanda de trabalho gigantesca. A vinda desses novos concursados é esperada com muita ansiedade por quem está na ativa”, declarou Vieira.
A presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol), Edilza Faustino, também se manifestou acerca da necessidade da convocação e acrescentou que a situação é crítica, visto que mais de 1.200 policiais, atualmente, estão afastados dos cargos.
“Essa é uma luta constante do Sinpol pelo número correto do efetivo. Hoje temos apenas 1.290 policiais na ativa, desses muitos estão afastados por motivos de saúde, ou seja, se formos analisar, a situação é mais crítica do que imaginamos”, afirmou Faustino.
Por fim, o deputado e Subtenente Eliabe apresentou o déficit atual da Polícia Civil RN, que chega a 77% do efetivo policial.
“Das 350 vagas para delegado, apenas 144 estão ocupadas, o que representa um déficit de 59%. Das 800 vagas destinadas a escrivães, apenas 165 estão ocupadas, o que representa 79% do quadro e para agentes, o déficit é ainda maior. Das quatro mil vagas, hoje estão ocupadas apenas 917. Um déficit de 77% do efetivo policial”, finalizou o Subtenente.
Recentemente foi publicado o resultado final do exame psicológico do concurso PC RN. Os candidatos que interpuseram recursos podem verificar a resposta pelo site da FGV.
Além disso, a Fundação Getulio Vargas divulgou os editais de convocação para realização do exame médico e da investigação social. As etapas ocorreram nos dias 21 a 25 de fevereiro.
Vale lembrar que mais de 61 mil candidatos se inscreveram no concurso. A concorrência por vaga ficou entre 140,3 a 512,4. O edital oferece 301 vagas para Agente (230), Escrivão (24) e Delegado (47).
Para saber os detalhes completos sobre a convocação dos excedentes no concurso PC RN, acesse o link exclusivo abaixo!
Saiba mais: Concurso Polícia Civil RN
.
Os editais do mais novo concurso público da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro…
A Prefeitura Municipal de Amaral Ferrador (RS) publicou o novo edital de concurso público com vagas…
Cadernos de Questões para o concurso Correios: resolva questões sobre os conteúdos do edital e…
Atenção, candidatos! Todos aqueles que prestaram a fase de títulos do Concurso Nacional Unificado (CNU)…
Se você possui formação em alguma área da Saúde e estuda para concursos públicos, saiba…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Amaral Ferrador, município do estado…