O concurso público da Polícia Civil da Paraíba (PC PB) recebeu uma nova suspensão, desta vez na realização do teste físico para pessoas com deficiência (PCDs).
Na decisão, determinada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJPB), a Defensoria Pública (DPE) solicita ajustes no teste de aptidão física para os referidos candidatos.
A ação pede que o Cebraspe, banca organizadora do concurso PC PB, adapte o teste físico de forma que não atrapalhe a participação dos inscritos que possuem deficiências.
Segundo a defensora pública Fernanda Peres, “é completamente irrazoável, não bastasse estar em desacordo à legislação e jurisprudência brasileira, ignorar as especificidades das pessoas com deficiência e submetê-las a uma prova de capacidade física nos exatos termos da exigida às pessoas sem qualquer impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial”.
O juiz Gutemberg Lacerda ainda pontua que “em outras palavras, mostra-se notório o subjetivismo da opção do teste físico pela prova de corrida, nem se demonstra relação entre o teste físico exigido e o cargo em seleção. Também não foi apresentada opção razoável ao teste físico, apta a incluir pessoas com deficiência e, simultaneamente, atender às exigências do cargo”.
Para conferir mais informações sobre o concurso PC PB, acesse nosso artigo na íntegra:
Olá! Tudo bem? Hoje vamos falar como estudar para o Concurso do Banco do Brasil!…
Valor para 2025 é de R$ 4.867,77 Foi publicada a Portaria Interministerial MEC/Fazenda nº 13/2024,…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva, pertencente ao tópico de…
Quais são as etapas eliminatórias e classificatória do concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)?…
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre o ITCMD para…
Foi divulgado nesta terça-feira (24) o resultado final do concurso Câmara de Manaus, no Amazonas.…