A Defensoria Pública do estado da Paraíba (DPE PB) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) de pedido liminar, contra o Governo do estado, requerendo que as cotas raciais sejam incluídas no concurso PC PB.
A DPE PB utilizou como referência a Lei Federal nº 12.990/2014, que versa sobre a reserva aos negros de 20% das vagas ofertadas nos certames públicos.
Importante frisar que a Defensoria já havia recomendado ao governo da Paraíba a inclusão da reserva de vagas às pessoas consideradas negras, entretanto, ainda aguarda-se resposta.
Outra solicitação da Defensoria na ACP é de que o período de inscrições seja reaberto às pessoas que desejam se candidatar e concorrer a uma das vagas com cotas raciais, inclusive para àquelas que já haviam efetuado as inscrições.
São ofertadas 1.400 vagas para as carreiras de Delegado, Escrivão, Agente de Investigação, Necrotomista, Técnico em Perícia, Papiloscopista, Perito Criminal, Perito Médico Legal, Perito Odonto e Perito Químico da Polícia Civil da Paraíba.
Para mais informações sobre o concurso da Polícia Civil de Paraíba (PC PB), bem como da ACP impetrado pela Defensoria requerendo a reserva de cotas raciais, acesse nosso artigo exclusivo abaixo:
Saiba mais: Concurso Polícia Civil PB
Quer estudar com quem mais aprova em concursos públicos no Brasil, com um valor que cabe no seu bolso? Confira a nossa Black Friday! Clique no banner para participar:
Divulgação do resultado final é adiada para fevereiro de 2025 Conforme acordo firmado com o…
Oi coruja, tudo pronto aí para mais conteúdo?! Vamos hoje estudar um assunto importante em…
E-books Estratégicos para vencer o Cebraspe com 100% de desconto por tempo limitado Para ter…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEE AC para as seguintes especialidades:…
Quais são as atribuições da comissão de membros que acompanhará os trâmites do novo concurso…
O concurso PC MG oferece 255 vagas de nível superior, distribuídas entre os cargos de Investigador…