O delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, Álvaro Cássio dos Santos, constatou — após denúncias de candidatos — que houve fraudes nas provas objetivas referentes ao concurso para delegado no estado. Com isso, as demais fases do certame estão suspensas até deliberação da Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), que terá o aval final para anular ou não o concurso. A informe foi dado em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13).
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Decarp) ainda está em processo de investigação para dar um parecer completo acerca das irregularidades verificadas.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), denominado Cespe, banca organizadora do processo seletivo, também está analisando o caso para posicionar-se.
O certame oferece 36 vagas para o cargo de Delegado de Polícia, cuja remuneração inicial é de R$15.250,02 mensal. As provas objetivas foram aplicadas no dia 5 de fevereiro de 2017, com duração de 4 horas e 30 minutos. Os candidatos aprovados serão lotados no estado de Goiás, a critério da Administração Pública, de acordo com a localidade de maior necessidade e conveniência da PC GO.
O certame é composto pelas seguintes fases:
Conhecimentos Básicos: Língua portuguesa; Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Estado de Goiás e do Brasil.
Conhecimentos Específicos: Criminologia; Medicina Legal; Legislação Estadual; Direito Penal; Direito Processual Penal; Legislação Penal e Processual Penal Extravante; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Civil e Empresarial; Direito Tributário; Direito Ambiental; Direito Eleitoral.
O edital do concurso está disponível no site do Cespe: EDITAL DELEGADO PC GO.
No último concurso, realizado em 2012, a banca responsável foi a UEG (Universidade Estadual de Goiás) e foram registrados 48.973 inscritos para os cargos de Delegado, Agente e Escrivão. Sendo que a maior concorrência foi para o cargo de Delegado.
O processo de avaliação do certame foi dividido em etapas, sendo elas: provas objetivas, provas discursivas, avaliação médica, avaliação de aptidão física, exame psicotécnico, avaliação da vida pregressa e investigação social, curso de formação profissional e avaliação de títulos.
O Estratégia Concursos já lançou cursos para o Concurso PC GO Delegado. Confira:
Wenderson Oliveira e Assessoria de Comunicação
comunicacao@estrategiaconcursos.com.br
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (concurso TRE SP), que faz parte do…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE SC), que faz parte do TSE…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (concurso TRE RJ), que faz…
O concurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve as provas aplicadas 8 de dezembro, agora conta com…
Será disponibilizado no Diário Oficial da União (DOU), em edição extra, um edital específico para…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (concurso TRE MG) que faz parte…