É grande a expectativa de que o impasse seja resolvido e de que no segundo semestre deste ano seja reiniciado o concurso para o cargo de Gestor Público (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O concurso para o cargo de Gestor do MPOG é um concurso bastante cobiçado, devido a boa remuneração e, principalmente, pela possibilidade de um trabalho dinâmico, podendo ser exercido em vários órgãos e/ou ministérios.
Quer saber como se preparar e o que esperar do próximo concurso para o cargo de Gestor Público do MPOG?! Então confira nossa entrevista com o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MPOG, o professor Rodrigo Rennó.
Concurso para o cargo de gestor público – EPPGG 2013
O concurso, que registrou 9.824 inscritos, visava preencher 150 vagas. Após as provas objetivas, aplicadas em agosto de 2013, 5.805 concorrentes ainda permaneceram na disputa. O cargo proporcionava, na época, salário de R$13.981,81, incluindo o auxílio-alimentação, de R$373, e garante estabilidade, já que o regime de contratação é o estatutário.
O concurso para o cargo de gestor chegou a ter sua suspensão decidida dias antes das provas discursivas serem aplicadas, mas uma reavaliação permitiu que os exames fossem aplicados. Em novembro de 2014 o Tribunal de Contas da União decidiu pedir a anulação do concurso público.
A decisão do TCU foi baseada nas modificações nos critérios de seleção, aumentando em quase dez vezes, na comparação com o concurso anterior, o peso da experiência profissional prévia tanto em órgão público quanto em empresa privada. A experiência passou a valer até 22% da pontuação final.
De acordo com o Ministério do Planejamento, a mudança no concurso em 2013 teve o objetivo de selecionar profissionais maduros, aptos a liderar e gerir projetos, evitando assim a aprovação massiva de jovens recém-formados. Por isso, ”exige experiência compatível com o salário e as atribuições do cargo, e este aprimoramento tem sofrido resistência por parte da associação que representa os gestores já concursados”.
Ainda conforme o ministério, “a ênfase para a experiência está alinhada à realidade do mercado, que exige um mínimo de dez anos de prática na atividade gerencial”. Além da experiência profissional ser pontuada para qualquer cidadão da iniciativa privada ou do setor público, ressalta o ministério, “o cargo de gestor é de alta qualificação, em razão do amplo conhecimento que requer sobre o funcionamento do Estado, com atribuições voltadas ao planejamento, elaboração, execução e acompanhamento de políticas públicas”.
Devido a expectativa de um novo concurso em 2015, o Estratégia Concursos lançará, em breve, cursos para este concurso. Acompanhe em:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/concurso/
Assessoria de Comunicação
comunicacao@estrategiaconcursos.com.br
A Secretaria de Educação do Município de Recife oficializou a contratação do Instituto AOCP como…
O concurso para servidores da Defensoria Pública do Amazonas (DPE AM) está oficialmente autorizado e…
A SME Recife (Secretaria de Educação do Município de Recife) definiu nesta quinta-feira, 21 de…
Após adiar a data de aplicação da prova objetiva, o edital do concurso público da…
Provas do concurso GCM Trizidela do Vale serão aplicadas em 22 de dezembro Foram reabertas…
O Ministério da Gestão e da Inovação - MGI realizou na manhã desta quinta-feira (21)…
Ver comentários
Afinal, há alguma novidade quanto ao concurso em questão?
Começará do zero ou a expectativa é que se aproveite o concurso em andamento?
No sítio da ESAF o concurso de EPPGG está está " em andamento"
Estou inscrito no concurso para gestor e analista de politicas publicas o que devo estudar???