Últimas notícias

Concurso Nacional Unificado: quais órgãos NÃO vão participar?

Até o momento, três órgãos já confirmaram que não irão participar do Concurso Nacional Unificado, proposto na última semana pelo Ministério da Gestão e Inovação.

Até 7.826 vagas podem ser ofertadas e a adesão ao concurso será voluntária. O Incra, MME e FNDE, afirmaram estar em estágio avançado no planejamento de suas respectivas seleções e, por isso, não irão participar do CNU.

Além desses, o MEC publicou seu edital há poucas semanas, outra baixa no projeto unificado do Governo.

Entramos em contato com diversos ministérios e autarquias, mas a grande maioria ainda não tem uma decisão final sobre o assunto. Confira as respostas ao longo do artigo!

Órgãos que estudam a proposta:

Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP): “O Ministério da Justiça e Segurança Pública considera positiva a realização de um concurso público nacional unificado e tem interesse em aderir. Neste momento, a pasta avalia os impactos orçamentários e eventuais questões administrativas antes de anunciar uma decisão conclusiva sobre o assunto.”

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): “A CAPES avalia possibilidade de aderir ao concurso unificado promovido pelo Governo Federal. Caso decida por não aderir ao processo unificado, o edital deverá ser publicado até dezembro.”

Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO): “O MPO ainda está avaliando a proposta do MGI para tomar a melhor decisão com relação aos concursos que lhe competem.”

Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam): “Ainda não temos essa resposta, pois ainda será apresentada essa possibilidade à Diretoria, que decidirá oportunamente.”

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT): “Até o momento, porém, não há posicionamento desta Autarquia quanto ao tema. A matéria está sendo tratada no âmbito da comissão instituída para a organização do concurso, a qual ainda não se manifestou sobre ela”

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL): “A Agência ainda está tomando conhecimento da proposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), portanto ainda não há como colaborar com a matéria solicitada”

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): “Já realizamos reuniões com o MGI e estamos analisando a possibilidade”

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC): “A informação que existe no momento é que os órgãos terão até o dia 29 de setembro para aderir à proposta. Dessa forma,  a ANAC ainda está analisando as alternativas para a realização do concurso em questão”

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): “A ANS informa que está analisando o assunto para então definir se fará a adesão”

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): “O INPI está estudando a proposta apresentada com atenção, especialmente em aspectos como o cronograma indicado. (…) A previsão é que, até a próxima semana, seja possível definir a eventual adesão ou não ao concurso unificado.”

Ministério da Saúde (MS): “O Ministério da Saúde informa que está analisando a adesão ao concurso unificado promovido pelo governo federal.”

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): “Ainda ainda não há posicionamento sobre a adesão ao Concurso Unificado Nacional.”

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): “A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que está avaliando a questão do Concurso Nacional Unificado e que uma decisão ainda não foi tomada.”


Órgãos que NÃO irão participar do CNU:

Ministério da Educação (MEC) [EDITAL PUBLICADO]

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE):

“O FNDE já assinou contrato com o Cebraspe para a realização do concurso público para o provimento de 100 vagas para o cargo de Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais. Nesse sentido, não haverá adesão ao concurso unificado promovido para o Governo Federal.”

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra):

“O Incra não vai aderir ao Concurso Nacional Unificado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) por já estar prestes a concluir a contratação da banca organizadora da seleção autorizada por meio da  Portaria MGI n° 2.123, de 16/06/2023, que prevê a oferta de 742 vagas nos cargos de nível superior de Engenheiro Agrônomo, Analista Administrativo e Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário.”

Ministério de Minas e Energia (MME):

“O Ministério de Minas e Energia (MME) informa que o concurso autorizado, no início deste ano, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está em fase avançada. Por isso, não aderiu ao processo unificado até momento.”


Aguardando resposta:

  • Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA): 440 vagas
  • Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): 80 vagas
  • Ministério das Relações Exteriores (MRE): 50 vagas
  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro): 100 vagas
  • Ministério do Trabalho e Emprego (AFT): 900 vagas
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): 50 vagas
  • Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): 300 vagas
  • Agência Nacional de Águas (ANA): 40 vagas;
  • Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL): 50 vagas;
  • Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ): 30 vagas;
  • Banco Central do Brasil (BACEN): 100 vagas;
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM): 60 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 895 vagas;
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA): 80 vagas;
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC): 50 vagas;
  • Ministério da Fazenda – AFFC (MF): 40 vagas;
  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC): 40 vagas.

Mais detalhes do CNU

Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Camila Leite

Formada em Design Gráfico e Propaganda e Marketing, ambos pela UNIP, trabalha no jornalismo do Estratégia Concursos desde 2018.

Posts recentes

Concurso INSS: serão 250 vagas e iniciais de R$ 15,8 mil!

Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…

2 horas atrás

Concurso STJ: veja a convocação para as provas

Você vai fazer a prova do concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia…

41 minutos atrás

Concurso do Ministério da Saúde autorizado! 319 vagas

Mais um edital do concurso do Ministério da Saúde (MS) autorizado! Serão ofertadas, ao todo,…

1 hora atrás

Novo concurso MDR autorizado! 10 vagas

O novo edital do concurso do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) está autorizado!…

2 horas atrás

Terceira Etapa do Concurso CNU será realizada pelo IBGE

Atenção, Coruja! A Terceira Etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de…

2 horas atrás

Concurso IBRAM: autorizado com oferta de 28 vagas

A realização do novo concurso do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) foi autorizada. De acordo…

2 horas atrás