Foi autorizada a nomeação de 50 candidatos aprovados no concurso MRE (Ministério das Relações Exteriores) realizado em 2023.
A autorização foi divulgada no dia 1 de julho e você pode conferir o comunicado na aba ‘situação atual’ disposta no índice abaixo!
O edital da seleção ofertou 100 vagas para a carreira de Oficial de Chancelaria, sendo 50 vagas imediatas mais 50 para formação de cadastro reserva. As oportunidades são de nível superior de formação e conta com salários iniciais de R$ 10.169,77!
Veja abaixo o comunicado que autoriza 50 nomeações no MRE:
Foi divulgado através da edição do dia 09 de maio de 2024 do Diário Oficial da União o resultado final homologado da etapa de curso de formação do concurso. Confira abaixo a lista de aprovados:
CARGOS | VAGAS |
---|---|
Oficial de Chancelaria | 50 + 50 CR |
Segundo o edital e a progressão da carreira de Oficial de Chancelaria, os salários ofertados ao cargo são:
Confira abaixo o detalhamento da progressão da carreira e salário dado pela MP 1.170/23, que dispõe sobre a remuneração da carreira de Oficial de Chancelaria.
Para concorrer é necessário nível superior em qualquer área. E de acordo com o art. 4º da Lei nº 11.440, de 29 de dezembro de 2006, aos servidores da carreira de Oficial de Chancelaria são incumbidas as atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessárias ao desenvolvimento da política externa brasileira.
A seleção dos candidatos inscritos no edital MRE se deu mediante aplicação das seguintes etapas:
A prova objetiva teve a duração de 3 horas e 30 minutos e foi aplicada no dia 10 de dezembro de 2023 no turno da manhã. Já a prova discursiva teve a duração de 3 horas e foi aplicada no mesmo dia que a objetiva, no turno da tarde.
A Prova Escrita Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 60,00 pontos e foi composta por 60 questões do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.
Confira abaixo a estrutura:
A prova discursiva valeu um total de 40,00 pontos e consistiu de duas questões discursivas, no valor de 20,00 pontos cada, e tiveram que ser respondidas em, no mínimo, 35 linhas e, no máximo, 45 linhas cada, acerca dos objetos de avaliação de atualidades constantes no conteúdo programático do edital.
O curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizado em turmas, segundo a ordem de classificação dos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso (provas).
O curso de formação teve a carga horária de 40 horas presenciais e versou sobre patrimônio e inventário, assuntos consulares, privilégios e imunidades, licitações no exterior e contabilidade nos postos.
A etapa foi realizado em Brasília/DF, em período e local a serem divulgados no edital de convocação para essa etapa.
A avaliação do curso de formação consistiu de prova objetiva, composta de 50 questões de múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E) e uma única resposta correta, acerca do conteúdo específico de patrimônio e inventário, assuntos consulares, privilégios e imunidades, licitações no exterior e contabilidade nos postos.
O último edital para Assistente de Chancelaria foi publicado em 2008 com a oferta de 100 vagas para candidatos de nível médio.
O edital foi organizado pelo Cebraspe, na época Cespe, e contou com duas etapas, sendo:
Já o último edital para Oficial de Chancelaria do MRE foi realizado em 2015 pela FGV, para o provimento de 60 vagas.
Os candidatos foram avaliados por meio de sua etapas, sendo:
O concurso se dividiu em duas etapas, sendo a primeira composta de provas avaliativas de conhecimento e a segunda de um Curso de Preparação, assim dispostas:
A Prova Escrita Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada nas cidades de Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Recife-PE, Porto Alegre-RS e Belém-PA, no dia 31 de janeiro de 2016, às 08 horas.
A Prova teve duração de 4 horas e foi composta por 80 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 alternativas e apenas uma resposta correta. Cada questão valia 1 ponto, sendo 80 pontos a pontuação máxima obtida. As disciplinas exigidas foram as seguintes:
Disciplinas | Questões |
Língua Portuguesa | 20 |
Língua Inglesa | 20 |
Noções de Direito Constitucional e Administrativo | 15 |
Noções de Contabilidade | 15 |
Raciocínio Lógico | 10 |
Somente após decorridas duas horas do início da prova, o candidato poderia entregar seu Caderno de Questões da Prova Escrita Objetiva e seu cartão de respostas ao fiscal de sala, e retirar-se da sala de prova.
O candidato somente poderia levar o Caderno de Questões sessenta minutos antes do horário previsto para o término da prova.
Foi considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que, cumulativamente:
A Prova Escrita Discursiva foi aplicada nas mesmas cidades que a Prova Objetiva, também no dia 31 de janeiro de 2016, mas na parte da tarde, a partir das 14 horas, tendo 4 horas de duração.
Foram corrigidas as provas discursivas de até 5 vezes o número total de 60 vagas, isto é, 300 provas, respeitados os empatados na última colocação.
A Prova Escrita Discursiva, teve o valor de 120 pontos e foi constituída da de duas avaliações, uma de Língua Portuguesa e uma de Língua Inglesa.
Cada prova foi composta por 3 questões, no valor de 20 pontos cada, que pretendiam aferir competências diferentes no desempenho das línguas.
Em todas as questões foi avaliado o desempenho linguístico do candidato: a coesão, a coerência, a clareza, a adequação da variedade linguística, a capacidade de inferência e a correção gramatical. A Estrutura Textual contou com a pontuação máxima de 15 pontos, e a Correção Gramatical, com 5 pontos.
Foi considerado aprovado na Prova Escrita Discursiva o candidato que, cumulativamente:
A Nota Final na primeira etapa foi a soma das notas obtidas na Prova Escrita Objetiva e na Prova Escrita Discursiva.
O candidato que desejasse interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar da Prova Escrita Objetiva, contra o resultado preliminar da Prova Escrita Objetiva e contra o resultado preliminar da Prova Escrita Discursiva, dispôs de dois dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação daqueles.
O Curso de Preparação, de caráter eliminatório e classificatório, de modalidade presencial, foi realizado pelo Ministério das Relações Exteriores, em Brasília-DF, tendo a duração total de 40 horas. Os aprovados obtiveram conhecimentos acerca do Serviço Consular Brasileiro.
O curso foi regido por edital próprio, que estabeleceu a frequência e o rendimento mínimos exigidos, podendo ser ministrado, inclusive, aos sábados, domingos e feriados, e em horário noturno.
Foram convocados para o Curso de Preparação, os candidatos classificados na primeira etapa em até 3 vezes o número de vagas, respeitados os empatados na última colocação, sendo até 135 candidatos da ampla concorrência, 9 candidatos co m deficiência e 36 candidatos negros.
A matrícula no Curso de Preparação foi realizada, exclusivamente, mediante formulário online. Expirado o prazo para a matrícula, estabelecido no edital de convocação, os candidatos que não efetivassem suas matrículas seriam considerados desistentes e eliminados do concurso.
Durante o Curso de Preparação, o candidato fez jus a auxílio financeiro, na forma da legislação vigente na época de sua realização, sobre o qual incidiram os descontos legais.
Após a realização do Curso de Preparação e a divulgação da lista dos aprovados, o resultado foi homologado pelo Ministério das Relações Exteriores, mediante a publicação no Diário Oficial da União.
Os candidatos aprovados foram nomeados obedecendo à ordem de classificação final do concurso, que foi obtida pela soma das notas da primeira (Provas Objetiva e Discursiva) e segunda etapa (Curso de Preparação).
Segundo informações do próprio Ministério das Relações Exteriores, foram nomeados 90 aprovados no último concurso, sendo que a última turma, com 30 aprovados, convocada em 2020.
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (concurso TRE SP), que faz parte do…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE SC), que faz parte do TSE…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (concurso TRE RJ), que faz…
O concurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve as provas aplicadas 8 de dezembro, agora conta com…
Será disponibilizado no Diário Oficial da União (DOU), em edição extra, um edital específico para…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (concurso TRE MG) que faz parte…