O concurso para a área de apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) está previsto para 2023, mas o interesse da administração é de que a seleção aconteça anualmente.
Isso mesmo, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos servidores do Itamaraty (Sinditamary) e oficial de chancelaria, João Marcelo Melo, a intenção é de que o concurso seja realizado anualmente dado o grande número de cargos vagos nas carreiras de oficial e assistente de chancelaria.
Segundo o representante, a possibilidade ainda está avaliada internamente, mas é necessária já que muitos dos aprovados tendem a viver no exterior e a Sede em Brasília sofre com um quadro defasado.
“O Ministério em Brasília é maior, são inúmeras divisões e inúmeros departamentos. Tem bastante trabalho a ser feito, mas tem pouca gente”.
Sobre o desempenho da carreira de Oficial de Chancelaria, ou Ofchan, João Melo não deixou de destacar as inúmeras vantagens para quem sonha em trabalhar no exterior.
Cearense, mas morando na capital brasileira há quatro anos, João já viajou e morou em diversos países ao redor do mundo, tendo, inclusive, um dos dois filhos nascidos em dos países de passagem: Argentina.
Sobre o período de “passagem” pelos países, João destacou que isso dependerá da administração e da missão a ser cumprida, “em alguns casos, ficamos três meses, mas em outros podemos ficar até 6 anos“.
Dentro das inúmeras vantagens, existem também desvantagens que foram honestamente destacadas pelo ofchan:
“É excelente ter essa possibilidade de viajar e morar em outros países, mas quando se tem filhos e família é diferente. Além das dificuldades em criar vínculos, né? Você deixa muitos amigos pra trás e acaba que sua família se torna o seu “grupinho”. Quem for seguir essa carreira tem que estar ciente que você vai, mas leva suas raízes e árvore embora junto”, afirmou.
Os detalhes da entrevista podem ser conferidos através do vídeo abaixo:
Um novo certame pode ser realizado em 2023 para os cargos de Oficial de Chancelaria e Assistente de Chancelaria.
A informação foi dita pela Secretária-Geral das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, durante reunião realizada com o Sinditamaraty, no mês de março.
A previsão é de que sejam ofertadas 100 vagas, sendo:
O próximo passo para a realização do concurso público será a autorização formal por parte do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Confira todos os detalhes e informações do novo concurso no link abaixo:
Saiba mais: concurso MRE 2023
Mais uma semana do mês de novembro vai chegando ao fim e com um feriado…
Olá, pessoal! Tudo bem? Que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu nessa…
O fim de semana está com uma programação cheia de eventos para você reforçar seus…
Olá senhoras e senhores! Neste corrente artigo abordaremos um conteúdo essencial e com grandes chances…
A Secretaria Municipal de Educação de Itajaí (SC) publicou o novo edital de concurso público com…
O novo concurso da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) está com edital publicado! O…