Os gabaritos preliminares do concurso para auxiliar em administração do Ministério Público do Pará foram divulgados!
Candidatos terão até o dia 19 de agosto para interpor recurso e neste artigo você poderá conferir as sugestões elaboradas pelos especialistas do Estratégia Concursos!
TEXTO DA QUESTÃO:
O trecho destacado anteriormente apresenta uma expressão entre parênteses que indica…
GABARITO PRETENDIDO: Anulação
FUNDAMENTAÇÃO:
O trecho entre parênteses, considerando a intenção do autor e a característica do próprio gênero textual, indica uma ironia em relação ao Falso Entendido, para trazer humor/leveza ao texto.
O conceito de ironia não abarca apenas a acepção de se dizer o contrário do que se pensa; a ironia pode ser entendida como a arte de gozar de alguém, de denunciar, de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa (sinônimo de zombaria, chacota).
Ao mesmo tempo, o autor, ao tecer um comentário sobre o Falso Entendido, demonstra conhecimento acerca do assunto tratado.
Portanto, tanto a letra A quanto a letra C cabem como gabarito dessa questão.
Ante a fundamentação acima, solicita-se a ANULAÇÃO da questão.
A questão busca a alternativa incorreta e traz as seguintes alternativas:
Fazendo rápida consulta a obra da professora Marilena Leite Paes encontra-se a seguinte afirmativa a respeito do tema em “Arquivo – Teoria e Prática, 3ª edição”, quando a autora está se referindo ao método numérico cronológico: “Neste método, além da ordem numérica, tem-se de observar a data. Esta modalidade é a adotada em quase todas as repartições públicas”, o que torna a afirmativa incorreta ao afirmar ser o método alfabético – e não o numérico – o mais utilizado em instituições públicas.
Tal afirmativa desrespeita ao mesmo tempo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a Lei 8.159/1991 e a Resolução Conarq 06/1997 que dizem, de forma unânime:
Considera-se gestão de documentos o “conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.
Note que a alternativa restringe a gestão de documentos à fase corrente e afirma que ela não ocorre na fase intermediária (“não se aplicando as demais”), o que torna a afirmativa incorreta.
Tal afirmativa, novamente, desrespeita ao mesmo tempo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a Lei 8.159/1991 e a Resolução Conarq 06/1997 que dizem, de forma unânime:
Considera-se gestão de documentos o “conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.
Note que a alternativa elenca a “classificação” entre os procedimentos e operações técnicas e omite o “uso”, tornando a afirmativa também incorreta.
Dessa forma a questão 57 tem três alternativas incorretas e não apenas uma, o que recomenda a sua anulação com base na legislação em vigor e doutrina arquivística.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Com provas marcadas para o dia 17 de novembro, a primeira etapa do concurso da…
A Prefeitura de Codó, Maranhão, anunciou a suspensão temporária de seus três editais, respeitando uma…
Com provas previstas para o dia 17 de novembro, o concurso público da Prefeitura de…
As provas que seriam realizadas nos dias 15 e 17 de novembro para o concurso…
Estão suspensas as atividades do concurso Guarda de Codó, localizada no estado do Maranhão. A…
Está suspensa a aplicação das provas do concurso GCM Autazes, município localizado no estado do…