Não é novidade para ninguém que a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) pretende abrir um novo concurso público para preencher o seu quadro geral de funcionários.
O antigo presidente da autarquia, Silvani Pereira, havia confirmado através de suas redes sociais que os trabalhos para realização de um novo certame estavam sendo feitos, com expectativa de edital para 2023.
Lembrando que, recentemente, Silvani pediu desligamento do cargo, dando espaço para Paulo Menezes Figueiredo, que era diretor-financeiro da companhia. Com a mudança, ainda não se sabe se o concurso seguirá dentro dos planos para esse ano.
Apesar disso, a realização do concurso permanece sendo primordial para possuir um estoque de funcionários, no sentido de melhorar o fluxo de trabalho e reposição do quadro. Atualmente, o Metrô conta com 2.791 cargos vagos, conforme aponta a Transparência do Governo.
A última seleção foi realizada em 2019, quando foram publicados dois editais, com vagas para níveis médio e superior, ambos organizados pela Fundação Carlos Chagas – FCC.
Inclusive, a validade deste edital foi prorrogada e, agora, se estenderá até 27 de outubro de 2024.
Neste artigo você encontra as principais informações sobre o concurso Metrô SP. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
Conforme mencionado no início do artigo, um novo edital deve ser publicado em 2023. Atualmente, a Companhia trabalha para ter concurso neste ano, mas ainda não há detalhes acerca do assunto, o que deve ser divulgado em momento oportuno.
Com base no Portal da Transparência do Governo de SP, o “SPTV 1ª edição” do dia 24 de março divulgou o quantitativo total de cargos, aqueles ocupados e também vagos do Metrô de SP.
Conforme informações, atualmente, a companhia conta com 10.115 cargos totais na empresa. Deste número, 7.324 estão ocupadas, enquanto que 2.791 estão vagos.
A assessoria do Metrô informou que o quadro de funcionário hoje é suficiente para atender a atual demanda de passageiros. A diferença de 2.791 cargos seria um estoque para que possam ser contratados outros funcionários através de concurso, se necessário.
Agente de Segurança Metroviária I: Ensino Médio e altura mínima de 1,70m (homens) ou 1,65m (mulheres).
Analista Desenvolvimento Gestão Júnior: Curso de graduação de ensino superior (bacharelado) em áreas específicas, conforme definido no edital.
Enfermeiro do Trabalho: Curso de graduação de ensino superior (bacharelado) em Enfermagem + Certificado de conclusão de curso de especialização em Enfermagem do Trabalho, em nível de pós-graduação + Registro profissional e comprovante de regularidade no respectivo Conselho de classe + Comprovação de experiência profissional (mínimo 06 meses).
Médico do Trabalho: Curso de graduação de ensino superior (bacharelado) em Medicina + Certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, ambos ministrados por instituição que mantenha curso de graduação em Medicina Registro profissional e da especialidade, bem como comprovante de regularidade no respectivo Conselho de Classe + Comprovação de experiência profissional (mínimo 06 meses).
A Companhia do Metropolitano de São Paulo publicou, em 2019, dois editais de concurso público. O primeiro ofertou 4 vagas para Agente de Segurança Metroviária, cargo de nível médio.
Já o segundo contemplou 50 vagas para os cargos de Analista de Desenvolvimento de Gestão Júnior (várias especialidades), Enfermeiro do Trabalho e Médico do Trabalho, todos com exigência de nível superior.
O concurso foi composto por uma única etapa, de caráter eliminatório e classificatório, com 60 questões de múltipla escolha.
Foi considerado habilitado o candidato que obtivesse, no mínimo, 40% de acerto na prova de Conhecimentos Básicos e, no mínimo, 40% de acerto na prova de Conhecimentos Específicos.
O concurso foi divido em duas etapas, sendo a primeira composta por uma prova objetiva e a segunda de um Teste de Aptidão Física.
Com 50 questões de múltipla escolha. Esta etapa foi avaliada na escala de 0 a 100 pontos, sendo considerado habilitado o candidato que acertar no mínimo 50% das questões.
Além disso, só puderam participar da segunda etapa, Teste de Aptidão Física, aqueles que dentro da classificação abaixo:
Cargos | Classificação Geral |
---|---|
Agente de Segurança Metroviária I (Masculino) | Até o 1.000º (milésimo) |
Agente de Segurança Metroviária I (Feminino) | Até o 500º (quingentésimo) |
Se você está ligad@ aqui no Estratégia Carreiras Jurídicas, sabe a aprovação está no horizonte proximo!…
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso do Tribunal de Contas de Roraima -…
Parte dos mais 1,7 milhão de inscritos do concurso dos Correios realizará a prova objetiva…
Foi aprovado nesta terça-feira, 05, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), um Projeto de…
Atenção, corujas: o governo do Rio Grande do Sul autorizou a realização de um novo…
Comissão do novo edital já está formada! O governador Eduardo Leite autorizou a realização de…
Ver comentários
Data de prova ruim hein...
Viu participar do concurso,meu sonho é ser agente se segurança do metrô,já prestei concurso do metrô mais não consegui,desta vez acredito q vou passar.
BOA TARDE!
GOSTARIA DE SABER QUANDO ABRE O PRÓXIMO EDITAL PARA CONCURSOS DE SEGURANÇA DO METRO ,
Estou torcendo para mudarem a data dessa prova. Cai no mesmo dia da UFRJ e IBGE
Muitas pessoas deixarão de fazer. A banca podia rever a data.
Podiam mudar a data da prova...
Muito ruim essa data.
A prova cai no mesmo dia do IBGE e UFRJ. Podiam mudar para a semana seguinte.
Olá eu me inscrevir para o concurso de agente do metrô. É meu desejo fazer para do quadro de funcionários. Mais estou preocupada. Pois ainda não sei onde será a prova e o horário
Boa Noite,
Fiz a inscrição mais ate o momento não recebi nenhum comunicado aonde sera a prova....
A FCC divulgou hoje o Edital do Resultado da Prova Objetiva após recurso da prova do Metrô para diversos cargos. No Edital, há informação de 30 vagas para Analista de Gestão Junior - Administração, no entanto o Resultado Final contempla 300 habilitados. O próprio edital apresenta tabela de 300 classificados. Há possibilidade dos 300 serem chamados? Qual o melhor lugar para acompanhar as divulgações, pelo site da FCC mesmo?