O processo seletivo do Ministério das Comunicações (concurso MDC) foi homologado. Agora, a seleção seguirá válida até 15 de junho de 2024, podendo ser prorrogado uma única vez, por mais dois anos.
Sob organização do Cebraspe, foram ofertadas 217 vagas para as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, de nível superior:
Confira, neste artigo, as principais informações e novidades a respeito do concurso MDC. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
Atividade 1: Atividades Técnicas de Complexidade Gerencial, de Tecnologia da Informação e de Engenharia Sênior
Atividade 2: Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual
Atividade 3: Atividades Técnicas de Suporte
Segundo a demanda oficial de inscritos, foram registradas 3.209 inscrições, sendo que o cargo com maior procura foi o de Atividades Técnicas de Suporte.
Atividade 1: diploma de conclusão de curso de nível superior na área de Informática/Computação ou de graduação em qualquer área de formação com pós-graduação em Informática/Computação (mínimo de 360 horas); acrescido de experiência profissional superior a cinco anos em funções de Tecnologia da Informação ou título de mestrado ou doutorado na área.
Atividade 2: diploma de conclusão de nível superior em qualquer área de formação; acrescido de experiência profissional superior a três anos em organizações públicas ou privadas, nas seguintes áreas: Atividades Administrativas, Comunicação Social, Direito, Propaganda, Publicidade, Radiodifusão, Tecnologia da Informação ou Telecomunicações ou de título de pós-graduação lato sensu, mestrado ou doutorado em qualquer das áreas descritas.
Atividade 3: diploma de conclusão de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Atividade 1: Atividades Técnicas de Complexidade Gerencial, de Tecnologia da Informação e de Engenharia Sênior
mapear o fluxo das atividades e identificar falhas; analisar e definir métodos e processos de trabalho; utilizar técnicas de orientação a dados; aplicar conhecimento de estatística, aprimorar painéis digitais para divulgação dos modelos; buscar por padrões na apresentação dos dados; manipular grandes quantidades de informações e gerenciar a disseminação, integração e controle de qualidade dos dados.
Atividade 2: Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual
planejar, organizar, controlar e assessorar as unidades organizacionais nas áreas de comunicação social, gestão de pessoas, jurídica, orçamentária e financeira, radiodifusão, recursos logísticos, tecnologia da informação e telecomunicações; implementar programas e projetos; assessorar nas atividades do órgão.
Atividade 3: Atividades Técnicas de Suporte
planejar, supervisionar, coordenar, controlar, acompanhar e executar atividades de atendimento ao cidadão e de atividades técnicas e especializadas, de nível superior, necessárias ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo dos órgãos e entidades da administração pública federal, bem como dar suporte nas atividades da sua área de atuação, ressalvadas as atividades privativas de carreiras específicas, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.
As provas objetivas para todas as atividades técnicas tiveram a duração de 4 horas e foram aplicadas no dia 24 de abril.
Foi reprovado nas provas objetivas e eliminado do pss o candidato que se enquadrou em pelo menos um dos itens a seguir:
O exame de títulos valeu 30,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos enviados fosse superior a esse valor.
Somente foram aceitos os títulos abaixo relacionados, expedidos até a data de envio, observados os limites de pontos do quadro a seguir:
O Ministério das Comunicações ainda não realizou concurso público desde a sua recriação, em junho de 2020, por meio da Medida Provisória nº 980. Dessa forma, esse pss é a primeira seleção da pasta.
O Ministério das Comunicações é um órgão da administração federal direta que foi criado em junho de 2020 a partir do desmembramento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A pasta foi criada com o intuito de fortalecer as áreas de política nacional de telecomunicações, política nacional de radiodifusão; e, serviços postais, telecomunicações e radiodifusão.
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…