O Cebraspe, banca organizadora responsável pelo edital da Itaipu Binacional, encerrou o período de inscrições para os interessados em participar do concurso público.
Os candidatos puderam se inscrever até o dia 13 de novembro, além de ter sido necessário efetuar o pagamento de uma taxa que varia conforme o nível de escolaridade do cargo desejado. Veja logo abaixo:
A disputa ocorre por uma das 31 vagas mais formação em cadastro de reserva, com salários iniciais pra lá de atrativos: estamos falando de valores que podem chegar a R$ 8.902,45, dependendo da função.
A Itaipu ainda possui uma ampla política de benefícios, como auxílio-alimentação, plano de previdência privada, participação nos resultados, plano de saúde médico-hospitalar e odontológico extensivo aos dependentes, dentre outros.
Cabe destacar que a maior parte dos cargos do edital ITAIPU Binacional é para lotação em Foz do Iguaçu, cidade-sede da Itaipu na margem brasileira, mas há também a possibilidade de atuação em Santa Helena (PR), Guaíra (PR) ou Brasília (DF).
A lotação do candidato será informada quando de sua convocação para o suprimento de uma vaga, conforme a necessidade e conveniência da Itaipu.
Para aqueles que desejam participar do concurso, é necessário se organizar para conseguir dar conta de todos os detalhes, incluindo a inscrição, pagamento da taxa, provas, recursos, enfim. Para isso, separamos algumas das principais datas do certame:
Conforme já adiantando no início deste artigo, o edital ITAIPU Binacional abriu oportunidades para 31 cargos exatamente. São contempladas uma vaga por função, além daquelas em cadastro de reserva:
O edital da ITAIPU Binacional é constituído de três importantes etapas de avaliação, sendo elas:
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada no dia 21 de janeiro de 2024, e terá duração de 3 horas e 30 minutos, com exceção dos cargos com prova discursiva, que terão 4 horas e 30 minutos.
Nesta etapa, serão aplicadas 50 questões de múltipla escolha (A, B, C, D e E), sendo 20 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos.
Com pontuação máxima de 100,00 pontos, será reprovado o candidato que obtiver nota inferior a 50,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
A prova discursiva, também prevista para o dia 21 de janeiro, valerá 30,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos do cargo/função.
Será aprovado na prova discursiva o candidato que obtiver nota inferior a 15,00 pontos.
O teste de aptidão física visa avaliar a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.
Consistirá em submeter os candidatos aos testes de:
Veja outros detalhes do edital no seguinte artigo: Concurso Itaipu Binacional
Próxima edição do CNU deverá ter provas entre setembro e outubro A próxima edição do…
Edital do concurso PF Administrativo oferece oportunidades de níveis médio e superior. Salário inicial de…
Foi divulgado o resultado definitivo da prova discursiva do concurso TJ MT (Tribunal de Justiça…
O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) publicou nesta sexta, 25 de abril, a portaria…
No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…
2025 vem dando passos largos e o mundo dos concursos acompanha de perto! Afinal, 15…