Nesta quarta-feira, 2 de outubro, acontece a audiência de mediação entre a União e o Ministério Público Federal, para discutir detalhes do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social.
Ambas as partes podem chegar a um consenso sobre as contratações necessárias para o órgão e realização de um novo certame, visto o elevado déficit de servidores, que chega a uma carência de mais de 22 mil.
A Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal em 01 de agosto, exige que sejam tomadas as medidas necessárias para o recrutamento de agentes públicos no órgão previdenciário, de modo a dar vazão às demandas de requerimentos administrativos em curso.
1) seja imposta à União obrigação de fazer, a fim de que, em até 15 dias, emita os atos autorizativos necessários à contratação, por tempo determinado, de pessoal para exercer as atribuições de Técnico e Analista do Seguro Social. E em número suficiente para dar vazão a todas às tarefas represadas há mais de 60 dias, inclusive requerimentos administrativos de benefícios;
2) seja imposta ao INSS obrigação de fazer, a fim de que, no prazo máximo de 30 dias após a autorização da União, publique Edital de Seleção Pública para a Contratação, por Tempo Determinado, de pessoal, de acordo com o número autorizado nos termos do pedido anterior (item 1);
6) na hipótese de não acolhimento dos pedidos anteriores, requer-se seja imposta à União obrigação de fazer, a fim de que emita, no prazo máximo de 30 dias, os atos autorizativos para a realização de Concurso Público para provimento definitivo das vagas de Técnico e Analista do Seguro Social e para a formação de Cadastro de Reserva destinado ao preenchimento de vagas surgidas ao longo da validade do certame. Inclusive resultantes da aposentadoria dos servidores que se encontram em abono de permanência;
7) seja imposta obrigação de fazer ao INSS, para que, autorizado Concurso Público pela União, ELABORE e CUMPRA cronograma para a realização do certame cujo prazo inicial até a posse dos aprovados NÃO ultrapasse 180 dias;
8) na hipótese de não cumprimento tempestivo da decisão de deferimento da tutela de urgência (quer firmando-se o Magistrado pela contratação temporária, quer pela realização de concurso público), seja IMPOSTO ao INSS e/ou à União MULTA DIÁRIA no valor de R$ 10.000,00.
Quer saber mais sobre tudo o que acontece? Confira nosso artigo completo e fique por dentro de todos as informações deste certame:
Saiba mais: Concurso INSS
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Conheça todos os concursos e oportunidades
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Você que vai participar do concurso Polícia Penal RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado…
A Prefeitura de Carangola, em Minas Gerais, está com concurso público na praça, organizado pela…
Está oficialmente finalizado o concurso público da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte (ISS BH). Com a…
Atenção, corujas! Os candidatos com situação alterada no Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão verificar atualizações…
Inscrições em breve e provas em fevereiro de 2025. Confira neste artigo as principais datas…