Com previsão de novo concurso para 2022, o INSS ainda não recebeu autorização para realizar o certame. Essa é uma das seleções mais aguardadas dos últimos anos pelos concurseiros.
Isso porque, o Instituto possui uma excelente remuneração inicial – R$ 5 mil para nível médio e R$ 8 mil para nível superior – além de ter lotações em todos os cantos do país.
Por conta disso, suas seleções costumam ser bastante concorridas, com um alto número de candidatos inscritos. Enquanto um novo edital não sai, é importante estudar baseado no último concurso. Por isso, trouxemos de forma resumida uma linha do tempo dos últimos concursos do INSS. Confira!
O último concurso do INSS foi realizado em 2015, sob organização do Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 950 vagas para os dois cargos principais da autarquia: Analista (superior) e Técnico do Seguro Social (médio).
Foram convocados exatamente todas as 950 vagas previstas no edital. Não houve convocação de excedentes, a não ser nos casos em que o candidato aprovado dentro das vagas não assumiu.
E quando te orientamos a estudar antes mesmo da publicação do edital, tem um motivo: a concorrência. Nesse concurso, foram registrados 1.087.789 candidatos inscritos! Ou seja, um dos maiores dos últimos anos.
Em 2013, o concurso público abrangeu somente vagas para Analista do Seguro Social. O número de vagas também foi um pouquinho menor que seu edital sucessor, 300 vagas. Entretanto, foram contempladas mais áreas específicas, sendo elas:
Estatística; Ciências contábeis; Direito; Administração; Engenharia civil; Engenharia mecânica; Engenharia elétrica; Engenharia de telecomunicações; Engenharia com especialização em segurança do trabalho; Arquitetura; TI; Terapia ocupacional; Pedagogia; Psicologia; Jornalismo; Publicidade e propaganda; Fisioterapia e Letras.
Outra diferença, foi a contratação de uma banca de menor porte, nesse caso, a Funrio. Nesta seleção, a demanda de inscritos foi de 164.209, ou seja, cerca de 547 candidatos por vaga.
Dez anos atrás, em 2011, o concurso do INSS trouxe vagas para Técnico do Seguro Social e Perito Médico Previdenciário (cargo solicitado no ano passado). A oferta foi de 1.500 vagas para Técnico e 375 para Perito.
As vagas foram distribuídas nas Agências da Previdência Social nos 26 estados e Distrito Federal. A concorrência neste certame também foi bem alta: 916.210 inscritos, sendo 904.459 para Técnico e 11.760 para Perito.
Em 2008 o edital também contemplou os dois cargos mais visados e com um alto número de vagas! 1.400 para Técnico e 600 para Analista. Assim como os demais, a concorrência foi bem alta: 593.043 candidatos inscritos.
O cargo de Técnico foi o mais disputado com 499.322 inscritos (aproximadamente 356 candidatos por vaga). Na ocasião, cerca de 508 mil candidatos fizeram as provas, uma abstenção de mais de 85 mil candidatos.
Mais informações: Concurso INSS
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!
O concurso Sefaz DF (Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal) está oficialmente autorizado.…
O aguardado concurso Sefaz DF (Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal) está oficialmente…
O tão aguardado concurso da Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ PI) vai finalmente sair…
O concurso Sefaz PI (Secretaria da Fazenda do Piauí) está oficialmente autorizado, e nós preparamos…
Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…
Agora está oficialmente disponível o termo de referência do concurso TRT RJ (Tribunal Regional do…