A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) comunicou que encaminhou uma correspondência ao presidente Lula requisitando a realização de um novo concurso INSS.
Além da realização de um novo certame, a entidade pede a convocação, de forma emergencial, dos aprovados no cadastro de reserva do último edital.
O pedido visa à convocação dos excedentes, que alcançaram um número superior a 3 mil candidatos. Uma parcela desses candidatos já foi convocada.
A oferta imediata do concurso INSS foi de mil vagas, mas o Governo Federal já autorizou a chamada de 250 excedentes.
Atualmente, há 1.894 candidatos aprovados que ainda podem ser convocados. No entanto, o INSS esclareceu que essa convocação está condicionada à emissão de um decreto presidencial.
De acordo com a Fenasps, a solicitação já foi enviada e discutida com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI), porém, até o momento, não houve resposta por parte do governo.
A categoria também informou que o diretor do gabinete do presidente Lula solicitou a formalização da demanda por meio de um ofício, e a Fenasps enviou a solicitação em 17 de novembro.
Das diversas propostas enviadas pela entidade, estão:
A categoria também cobra a reestruturação da carreira e cobra mais valorização pessoal:
“Além da categoria sofrer com o arrocho salarial, imposto pelos governos Temer e Bolsonaro, os servidores do INSS são a única categoria do serviço público federal com um vencimento básico inferior ao salário mínimo, demonstrando a desvalorização desses trabalhadores que, em número não desprezível, vivem na expectativa de abertura de outros concursos para carreiras mais vantajosas, não apenas do ponto de vista financeiro, mas também de valorização profissional, técnica e intelectual, fazendo com que o INSS, não raras vezes, perca força de trabalho especializada”.
Questionado por meio de Ofício pelo deputado Amom Mandel sobre a previsão de contratação de pessoal, o presidente do órgão, Alessandro Antônio Stefanuto, reforçou que trabalha com déficit de pessoal e explicou que:
“Em que pese o quantitativo autorizado de 1.000 (mil) vagas ter sido de grande valia para o instituto, o mesmo não foi suficiente para sanar o déficit existente, uma vez que o INSS solicitou ao então Ministério da Economia autorização do total de 7.575 (sete mil quinhentas e setenta e cinco) vagas para provimento por meio de concurso público, número esse considerado suficiente para recompor o quadro funcional para o melhor funcionamento do INSS”.
O mandatário também ressaltou que, anualmente, o INSS apresenta ao Ministério competente Nota Técnica informando a necessidade de recomposição de sua força de trabalho com a finalidade de inclusão na Proposta de Lei Orçamentária Anual – PLOA, tendo em vista que o quantitativo
autorizado em 2022/2023 não é suficiente para repor o déficit de servidores.
Foram solicitadas 7.655 vagas para uma nova seleção, que pode contemplar cargos de níveis médio (Técnico) e superior (Analista).
A realização de um novo certame é primordial para a recomposição continuada do quadro de servidores do INSS, uma vez que a contratação destes profissionais é fundamental para que haja o fortalecimento da carreira.
Sobre o certame, o presidente do Instituto afirmou que o novo concurso público está em estágio de “estudos avançados”.
Para mais detalhes do concurso INSS, cuja Fenasps cobrou novos editais e convocações, acesse abaixo:
Saiba mais: concurso INSS
Participe do nosso Grupo de Estudos gratuito do Concurso INSS
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
Olá! Tudo bem? Hoje vamos listar dicas infalíveis para ser aprovado no Concurso do Banco…
Nesta segunda-feira, 23 de dezembro, a partir das 16h, iniciam as inscrições do concurso público…
O concurso do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5), que contou com 86…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso convocou os candidatos para a…