Representantes do INSS e do Ministério do Trabalho realizaram, nesta quinta-feira, 15 de setembro, uma coletiva de imprensa para tirar dúvidas acerca do edital do concurso público.
Publicado na data de hoje, o documento traz 1.000 vagas imediatas para a função de Técnico do Seguro Social. A expectativa é de que sejam recebidas cerca de 1,5 milhão de inscrições no site da banca, o Cebraspe.
Os questionamentos englobaram questões como cronograma, curso de formação, nomeações, entre outros. Inclusive, foi confirmado que este será o último concurso do INSS para técnico com a exigência de nível médio. A ideia é que o cargo exija nível superior a partir do próximo certame.
Com provas marcadas para o dia 27 de novembro, último domingo do mês, foi questionado se existe a possibilidade de remarcação da data. A resposta da autarquia é clara: não.
Essa data foi pensada para não coincidir com o ENEM, que acontece uma semana antes. Além disso, já existe um cronograma estipulado para o pós-prova, o que acarretaria em um atraso geral no concurso.
A previsão é de que o resultado final da prova objetiva seja divulgado ainda em 2022, com o Curso de Formação e a ambientação dos aprovados acontecendo no primeiro trimestre de 2023.
As 1.000 vagas autorizadas são um número ínfimo perto do déficit atual do INSS, mas existe sim a possibilidade de convocação de mais candidatos. O edital de abertura, inclusive, prevê o chamamento de até 3.385 candidatos, ou seja 2.385 além das vagas imediatas.
Entretanto, isso só será possível se houver disponibilidade orçamentária. Vale lembrar que o PLOA para o ano de 2023 prevê cerca de 55 mil novas vagas em concursos públicos, mas o texto não traz uma distribuição exata de quais pastas serão contempladas.
Outro ponto importante de ser observado é que o resultado das eleições presidenciais não irá influenciar, positiva ou negativamente, as nomeações.
Uma novidade no concurso INSS é o Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicado pelo Cebraspe. A etapa vem como uma forma de melhorar ainda mais a qualificação dos futuros servidores.
As 180 horas de duração do curso serão distribuídas entre 30 a 45 dias e o foco das aulas serão na parte de atendimento e análise de processos.
Durante a coletiva também foi questionado por qual motivo não houve autorização para 7.575 vagas (Técnico e Analista). Segundo os representantes, as mil vagas foi o quantitativo possível no momento, por conta do orçamento disponível.
Vale lembrar que as mais de 7 mil vagas foram solicitadas em 2021 e, em maio deste ano, o pedido foi retificado e reduzido para as 1.000 vagas posteriormente autorizadas.
Se você tem dúvidas sobre o concurso INSS, não deixe de conferir nosso artigo completo com TODOS os detalhes do edital:
Saiba mais: INSS
PROMOÇÃO ESPECIAL:
– 30% de desconto no Pacote Completo, Passo Estratégico ou Pacotaço (até 10/10)
– 40% de desconto no pagamento à vista via boleto ou PIX (até 10/10)
– Bônus de 6 mentorias com a prof. Núbia Oliveira (até 21/9)
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
A área fiscal é uma das mais prestigiadas no mundo dos concursos públicos, com salários…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…