Um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, apontou que entre os meses de janeiro e maio, 3.362 servidores deixaram a autarquia no ano de 2019. Com o número, o INSS chega ao mês de junho com um déficit ainda maior, de 22.613 cargos vagos. Em 2019, os números de desligamentos e os motivos registrados pelo INSS foram de:
Aposentadoria: 3.296
Exoneração: 21
Posse em outro cargo: 16
Falecimento: 4
Redistribuição: 9
Demissão: 4
Decisão judicial: 1
Entre as carreiras do Seguro Social do INSS, a que teve mais perda de servidores foi o cargo de Técnico do Seguro Social. O cargo que exige formação em Nível Médio teve um déficit de 2.163 servidores. Os cargos de Analista e Perito Médico, que exigem Nível Superior, tiveram perda de 21 e 63 servidores, respectivamente.
A situação do quadro pessoal de servidores do INSS exige do órgão a realização de um novo concurso em caráter de urgência. Ainda em abril, o Ministério Público Federal havia enviado uma recomendação ao Ministério da Economia indicando a realização de um novo concurso para o INSS o mais rápido possível. Entre as justificativas apresentadas, estava a carência de servidores.
O Ministério da Economia respondeu a recomendação e informou que não será possível, neste momento, autorizar um novo concurso para o INSS por conta da situação fiscal do país. Em resposta à recomendação, o MPF deve entrar com uma Ação Civil Pública na Justiça para pressionar o Governo Federal através de uma decisão judicial.
Mesmo sem ter seu concurso autorizado, tramita desde o ano de 2015, no Ministério da Economia, na época Ministério do Planejamento, um pedido de autorização para o concurso do INSS. O pedido solicita a abertura de 7.888 vagas, voltou a ser protocolado em janeiro de 2018. As vagas solicitadas pelo órgão foram distribuídas conforme o quadro abaixo:
MAIS INFORMAÇÕES – Concurso INSS
No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com oferta de 19…
Está em pauta a realização de um novo concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas)…
Autorização de novo edital iminente! O próximo concurso PC ES (Polícia Civil do Espírito Santo)…
Salário inicial de R$ 7,8 mil! Atenção, corujas: a autorização para realização de um novo…
Está oficialmente formada a comissão que comporá o novo certame para o concurso público do…
Ver comentários
MUITO BOM QUE VCS MANDARAM SOBRE O CONCURSO DO ISS.
SE PODEREM MANDA MAS INFORMAÇÃO MELHOR.OBRIGADO
Prezado Professor Fernando, boa tarde!
Meu nome é Julio Barbosa, sou assinante do pacote de Tribunais, pretendo prestar concurso para os TREs do RJ e ES. Posso meu basear pelo edital do último concurso para adiantar os meus estudos? Ou devo estudar algum conteúdo novo?
Agradeço desde já pela atenção, Julio Barbosa, servidor do Estado do RJ.
Quando os pedidos de análise. Vai ser liberado e quando vai comerçar a liberar as cartas que ja ta atrazados quando vai comerçar. A sair