Pensando em se inscrever no novo concurso do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)?! Então que tal conhecer a sua possível carreira profissional na órgão nacional?
Com salários iniciais atrativos, mais de R$ 11 mil, o edital dará provimento à 120 vagas imediatas para cargos de Analista, Pesquisador e Tecnologista em diversas áreas específicas.
Apenas esses detalhes já são super interessantes, não é?! Assim, para conhecer melhor e ficar por dentro de uma baita oportunidade, que tal descobrir como é a carreira no Instituto?! Veja aqui!
O INPI é uma autarquia federal vinculada ao MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) com o objetivo de cuidar, aperfeiçoar e disseminar a concessão e o registro da propriedade industrial.
Durante transmissão ao vivo sobre a carreira do INPI, a Coordenadora-Geral de Recursos Humanos, Sandra Caseira, ressaltou a importância de novos servidores para a área de TI devido ao avanço das redes de uso do órgão federal.
Importante ressaltar que tal avanço possibilitou a opção de Home Office, dinamizando mais ainda a carreira e as atribuições da autarquia.
Ainda, Sandra refletiu como as oportunidades internas do INPI são abrangentes, já que ela, uma Analista de Planejamento, é coordenadora da área de RH.
Também, foi analisado a flexibilidade de áreas para o cargo de Tecnologista, visando um profissional com uma visão multidisciplinar para a realização de atividades em setores industriais distintos.
Além disso, a Coordenadora confirmou que será possível a abertura de vagas para outras regiões além do Rio de Janeiro.
“Nós temos um programa de gestão de desempenho que está em ampliação, então há a possibilidade do candidato vir à ingressar via home office no órgão, além de oportunidades nas diversas unidades nacionais.” afirmou Sandra.
Sandra, também, deu ênfase na integração à Autarquia, onde são realizados tipos de cursos de formação para ajudar no ingresso dos candidatos aprovados.
Já, Leopoldo Coutinho, Coordenador de Relações Internacionais do INPI, reforçou a quantidade de oportunidades internas estabelecidas pelo órgão federal, que constantemente entre em contato com outros países.
Leopoldo relatou que a aproximação entre os Institutos responsáveis pela Propriedade Industrial mundial, em muitos casos, abrem portas para a participações de delegações internacionais, representando o Brasil em diversos congressos.
O cargo de Pesquisador, que exige nível superior em áreas específicas e mestrado, é um examinador de patentes, desses direitos de propriedades industriais dos inventores brasileiros.
Além disso, segundo o edital, o Pesquisador terá as seguintes atribuições:
Desenvolver atividades de análise processual voltadas aos exames de pedidos e elaboração de pareceres técnicos para concessão de direitos de patentes, averbação de contratos de transferência de tecnologia, registro de desenho industrial e de indicações geográficas, desenvolvimento de programas e projetos visando à disseminação da informação tecnológica das bases de patentes, desenvolvimento de ações e projetos de divulgação e fortalecimento da propriedade industrial e realização de estudos e pesquisas relativas à área.
Exigindo nível superior em qualquer área de formação, o Tecnologista terá a função de examinar os direitos de Propriedades Industriais, como marcas, desenhos industriais e indicações geográficas.
Além disso, segundo o edital, oTecnologista terá as seguintes atribuições:
Desenvolver atividades de análise processual voltadas aos exames de pedidos e elaboração de pareceres técnicos para concessão de direitos relativos ao registro de marcas, de desenho industrial e de indicações geográficas, entre outros; desenvolvimento de ações e projetos de divulgação e fortalecimento da propriedade industrial e realização de estudos técnicos relativos à área.
Já o Analista, que exige nível superior em áreas específicas, fará o próprio planejamento e sua análise, verificação de qualidade, administração em geral e logística na perspectiva da propriedade industrial.
Além disso, segundo o edital, o Analista terá as seguintes atribuições:
Desenvolver atividades relacionadas à gestão corporativa e de infraestrutura, planejamento organizacional, auditoria, administração e desenvolvimento de recursos humanos, gestão patrimonial, orçamentária, financeira, de materiais e de contratos, bem como desenvolvimento de ações e projetos de divulgação e fortalecimento da propriedade industrial, além de outras atividades com o mesmo nível de complexidade relativas ao exercício das competências institucionais e legais a cargo do INPI.
E aí, essa disputa é interessante pra você? Então corre para realizar sua inscrição! O período irá até o dia 21 de novembro, sendo necessário pagar uma taxa no valor de R$ 116,00.
Quer saber mais informações sobre o concurso do INPI, além da carreira no Instituto?! Então confira nosso artigo com todas as novidades:
Mais informações sobre o concurso INPE
Sobre a conciliação e a mediação o Código de Processo Civil, junto aos preceitos da…
Para aqueles que fizeram as provas do concurso público da Prefeitura de Retirolândia, cidade da…
As provas do concurso da Prefeitura de Rio Paranaíba, estado de Minas Gerais, foram aplicadas…
Cadernos de Questões para o concurso CAGE RS: resolva questões sobre as disciplinas previstas no edital…
Foram publicados dois editais de concurso público para a Prefeitura de Itabaianinha, município de Sergipe.…
O Instituto AOCP é a banca organizadora do próximo concurso do Tribunal Regional Eleitoral do…