Após aplicação das provas do concurso INMA (Instituto Nacional da Mata Atlântica), o resultado final do certame já pode ser conferido.
Com a devida homologação publicada, o certame passa a ter a validade de 24 meses, isto é, até julho de 2026, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Ademais, o edital ofertou 18 vagas para os cargos de Pesquisador e Tecnologista, cujo salário inicial é de R$ 8.862,29 mais adicional de titulação (que pode variar conforme a formação do candidato) e gratificação.
Confira mais informações sobre o concurso INMA em nosso artigo. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
O Instituto Nacional da Mata Atlântica foi criado a partir da transferência do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, fundado por Augusto Ruschi em 1949, para a estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O INMA caracteriza-se como uma instituição científica, tecnológica e de inovação. A sede do Instituto está localizada na área urbana do município de Santa Teresa, Espírito Santo, onde se desenvolvem as atividades administrativas, científicas, museológicas e educativas.
O INMA tem a responsabilidade de preservar valioso acervo biológico, formado por 120.000 espécimes da fauna e 53.000 registros da flora brasileira, sobretudo da Mata Atlântica, e gerenciar duas áreas de conservação próximas à sua sede.
O concurso INMA ofertou 16 vagas para o cargo de Pesquisador e 02 para Tecnologista, além de oportunidades em cadastro de reserva. Confira abaixo todas as vagas e também os perfis de atuação dos cargos:
Das vagas ofertadas e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão destinadas aos candidatos com deficiência e 20% para negros.
Vale destacar que os futuros aprovados no concurso INMA receberão salários iniciais que podem chegar a R$ 6.710,29, mais adicional por titulação e gratificação de desempenho. Confira os detalhes:
O concurso INMA foi constituído de três importantes etapas de avaliação que são essenciais para a aprovação do interessado. Veja abaixo:
A prova escrita discursiva foi aplicada no dia 28 de janeiro, sob organização do Cebraspe. O tempo duração para realização do exame foi de 4 horas.
Outro ponto que vale frisar é de que a discursiva valeu 10,00 pontos e consistiu da redação de texto dissertativo, de até 90 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos do cargo/perfil de atuação.
A prova escrita discursiva avaliou o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
Para cada cargo/perfil de atuação, foram convocados para a defesa pública de memorial e plano de pesquisa os candidatos mais bem classificados na prova escrita discursiva, de acordo com o quantitativo especificado no quadro a seguir, respeitados os empates na última posição:
Foram convocados para a análise e apreciação dos títulos os candidatos aprovados na defesa pública de memorial e plano de pesquisa, respeitados os empates na última colocação, dentro dos quantitativos:
No estado de Minas Gerais, o concurso Santana de Pirapama oferta 118 vagas, além de formação…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Você que vai participar do concurso Polícia Penal RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado…
A Prefeitura de Carangola, em Minas Gerais, está com concurso público na praça, organizado pela…
Está oficialmente finalizado o concurso público da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte (ISS BH). Com a…
Atenção, corujas! Os candidatos com situação alterada no Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão verificar atualizações…