O IFAP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá) encerrou as inscrições do novo concurso!
O edital do certame oferta 42 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva, para cargos efetivos da carreira de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto, de nível superior de escolaridade, com salário inicial de R$ 5.362,69 (titulação mínima).
Os interessados em participar da seleção puderam se candidatar através do site da banca organizadora, IDECAN, até 12 de fevereiro de 2024, ao custo de R$ 130,00.
Segundo o edital, os candidatos serão avaliados por provas objetivas na data provável de 17 de março de 2024. Confira mais informações no decorrer do artigo!
Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
CARGOS | VAGAS | SALÁRIO (titulação mínima) |
---|---|---|
AGROINDÚSTRIA | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
AGRONOMIA | 3 + CR | R$ 5.362,69 |
ARTES | 2 + CR | R$ 5.362,69 |
BIOLOGIA | 2 + CR | R$ 5.362,69 |
COMUNICAÇÃO | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
CONSTRUÇÃO CIVIL | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
DIREITO | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
EDUCAÇÃO | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
ENGENHARIA AGRÍCOLA | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
ENGENHARIA FLORESTAL | 2 + CR | R$ 5.362,69 |
FILOSOFIA | 2 + CR | R$ 5.362,69 |
FÍSICA | 3 + CR | R$ 5.362,69 |
GEOGRAFIA | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
GEOPROCESSAMENTO | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
GESTÃO – ADMINISTRAÇÃO | 4 + CR | R$ 5.362,69 |
GESTÃO – CONTABILIDADE | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
GESTÃO – ECONOMIA | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
HISTÓRIA | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
INFORMÁTICA | 2 + CR | R$ 5.362,69 |
LÍNGUA INGLESA | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
LÍNGUA PORTUGUESA | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
MATEMÁTICA | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
MEIO AMBIENTE | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
MINERAÇÃO | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
QUÍMICA | 3 + CR | R$ 5.362,69 |
SOCIOLOGIA | 1 + CR | R$ 5.362,69 |
A remuneração será a constante da tabela de vencimentos do Plano de Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nas Classes e Níveis Iniciais, sendo:
Titulação | Vencimento básico | Retribuição por titulação | TOTAL |
---|---|---|---|
Aperfeiçoamento | R$ 4.875,18 | R$ 487,51 | R$ 5.362,69 |
Especialização ou RSC-I + Graduação | R$ 4.875,18 | R$ 975,04 | R$ 5.850,22 |
Mestrado ou RSC-II + Especialização | R$ 4.875,18 | R$ 2.437,59 | R$ 7.312,77 |
Doutorado ou RSC-III + Mestrado | R$ 4.875,18 | R$ 5.606,46 | R$ 10.481,64 |
Poderá compor, também, a remuneração do servidor pertencente ao plano de carreira e cargos dos Docentes EBTT verbas indenizatórias, tais como:
Os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas e provas
As provas objetivas serão aplicadas na data provável do dia 17 de março de 2024, e serão realizadas nas cidades de Macapá e Santana, ambas localizadas no Estado do Amapá, no turno da tarde.
As provas objetivas constarão de 50 (cinquenta) questões, com pesos diferenciados entre as áreas de conhecimento. A etapa será do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas (A à E) e uma única alternativa com a resposta correta.
Confira abaixo a estrutura da prova!
Serão convocados para a Prova de Desempenho Didático, de caráter eliminatório e classificatório, os
candidatos aprovados e classificados na prova objetiva.
A etapa consistirá em uma aula, sobre o tema indicado para cada área/subárea objeto da seleção, perante banca examinadora, e deverá ter duração de no mínimo 35 (trinta e cinco) e no máximo 40 (quarenta) minutos.
Serão convocados para a Prova de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório, os candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didático.
A Prova de Títulos consistirá na análise dos títulos apresentados pelos candidatos, conforme consta AQUI.
O último concurso IFAP, realizado em 2019 e inicio de 2020, também ofertou 14 vagas para os cargos de professor do ensino básico, técnico e tecnológico.
Os candidatos que forem aprovados no certame foram submetidos ao regime de 40 horas semanais determinado pela Lei 12.772/2012, que rege a carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
O ingresso de candidatos aprovados no concurso para o cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico refere-se no nível 1, Classe DI, conforme a Lei nº 12.772/2012.
Confira abaixo:
Titulação | Vencimento básico (R$) | Retribuição por titulação (R$) | Auxílio-alimentação (R$) | Total (R$) |
Graduação | 4.472,64 | — | 458,00 | 4.930,64 |
Aperfeiçoamento | 4.472,64 | 447,26 | 458,00 | 5.377,90 |
Especialização | 4.472,64 | 894,53 | 458,00 | 5.825,17 |
Mestrado | 4.472,64 | 2.236,32 | 458,00 | 7.166,96 |
Doutorado | 4.472,64 | 5.143,54 | 458,00 | 10.074,18 |
A prova objetiva do certame, de caráter eliminatório e classificatório, foi aplicada aos candidatos de todas as áreas. O exame foi composto de 30 questões do tipo múltipla escolha, sendo que cada questão conteve 5 opções de resposta e somente uma correta, comum a todas as áreas.
A prova foi aplicada no dia 26 de janeiro de 2020.
Confira abaixo as disciplinas e questões do certame:
Vale lembrar aos concurseiros que foi reprovado e eliminado do concurso o candidato que obteve nota abaixo de 6,0 pontos na prova objetiva.
As provas objetivas e discursivas foram realizadas nas cidades de Macapá-AP e Santana-AP. Os locais de prova foram divulgados no portal online da banca organizadora, o IFAP.
A prova discursiva avaliou a capacidade do candidato de expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade assuntos relacionados à área para a qual concorre, além de demonstrar a capacidade de organização do texto, de análise e síntese dos fatos e ideias examinadas e conhecimento técnico.
Para a área de letras – espanhol, a prova discursiva foi elaborada na língua correspondente ao respectivo código linguístico.
Avaliação da prova discursiva pelo avaliador de Língua Portuguesa:
Quesito | Descrição | Pontuação Máxima |
Adequação ao gênero textual solicitado | O texto apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão adequados ao gênero. O texto é em prosa, contém parágrafos estruturas e desenvolvidos, com recuo. | 1,0 |
Adequação à situação comunicativa | Formalidade, clareza e adequação do texto ao público leitor. | 1,0 |
Coesão, coerência e concordância | Utilização adequada dos conectivos para estabelecer o nexo e a relação no contexto esperado. Adequação dos modalizadores à exposição e operadores argumentativos comumente empregados em dissertações com coerência. Concordância: 1) Verbal: adequação conforme | 3,0 |
as regras de uso da norma padrão da língua portuguesa;2) Nominal: adequação de acordo com as regras da norma padrão da língua portuguesa. | ||
Conteúdo | Adequação do texto ao tema sorteado, sem fugas do tema. Demonstração de conhecimento, segurança e domínio do tema. | 3,0 |
Acentuação gráfica, pontuação e ortografia | Utilização correta da acentuação. Domínio básico do uso dos sinais de pontuação. Utilização da pontuação adequada. Grafia das palavras em conformidade com a norma padrão da língua portuguesa, de acordo com o último acordo ortográfico. | 1,0 |
Legibilidade | Utilização de letra legível na escrita. | 1,0 |
Avaliação da prova discursiva pelos especialistas da área:
Quesito | Descrição | Pontuação Máxima |
Domínio e abrangência do conteúdo | Conhecimento e compreensão dos conceitos e princípios do tema exposto. Aplicação e relação dos conceitos e princípios. Contextualização do conteúdo no qual foi produzido e relação com o conhecimento atual. Abordagem de questões relevantes e atualizadas acerca do conteúdo. Abrangência e clareza na abordagem do tema. | 2 pontos |
Utilização da terminologia técnico-científica | Utilização de vocabulário técnico correto e atualizado sobre o tema. Apresentação de qualidade e rigor na utilização da terminologia técnico-científica. Utilização de exemplos coerentes, conforme a especificidade técnico-científica do tema abordado. | 6 pontos |
Atualidade teórica e bibliográfica | Desenvolvimento do texto com base em fundamentos teóricos. Emprego de bibliografia pertinente e atualizada a respeito do tema. | 2 pontos |
A prova de desempenho didático consistiu em uma aula expositiva, desenvolvida sobre um tema previamente sorteado, no tempo mínimo de 30 minutos e máximo de 40 minutos. O exame valeu 10,0 pontos.
Confira abaixo os critérios de avaliação que serão usados no certame:
Avaliação da prova de desempenho didático pelo avaliador pedagogo:
Quesito | Descrição | Pontuação Máxima |
Composição do plano: identificação, objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos didáticos, avaliação e referências. Qualidade do material impresso: ortografia, layout, tipografia e impressão. Coerência e clareza dos objetivos. | ||
Plano de Aula | Detalhamento dos conteúdos. Coerência entre objetivos e conteúdos planejados. Detalhamento dos procedimentos metodológicos a serem utilizados. Descrição dos recursos didáticos coerente com os procedimentos metodológicos. Descrição dos | 3,0 |
procedimentos de avaliação da aprendizagem correlatos com objetivos e conteúdos planejados. Apresentação das referências segundo as normas da ABNT | ||
Clareza na exposição da aula. Contextualização do tema. Organização dos conteúdos: seleção, sequência lógica, atualidade e adequação à série e ao curso. Clareza, domínio e segurança na exposição dos | ||
Desenvolvimento da aula | conteúdos. Motivação e criatividade no desenvolvimento da aula. Articulação teórica prática. Coerência entre o plano e o desenvolvimento da aula. Organização e emprego apropriado dos recursos didáticos. Gestão do tempo da aula. Utilização de | 5,0 |
estratégias e instrumentos avaliativos para verificação da aprendizagem em conformidade com objetivos planejados e conteúdos da aula. Adequação da linguagem técnica para o nível, forma e modalidade do curso. | ||
Postura profissional docente | Clareza na comunicação. Adequação da linguagem à situação comunicativa de sala de aula. Apresentação pessoal e postura em sala. Organização do ambiente. Espontaneidade e autocontrole | 2,0 |
Avaliação da prova de desempenho didático pelos especialistas da área:
Quesito | Descrição | Pontuação Máxima |
Introdução | Apresentação do tema e dos objetivos a serem alcançados na aula. | 1,0 |
Conteúdo | Segurança e domínio na transmissão do conteúdo. Apresentação de conhecimento atualizado sobre o tema. Aplicação de metodologia de ensino. Distribuição e controle do tempo de aula. Utilização de recursos didáticos. | 3,0 |
Vocabulário | Utilização de linguagem de acordo com o nível do público-alvo e de vocabulário técnico adequado ao tema. | 2,0 |
Aprendizagem | Avaliação da aprendizagem. Recomendação de exercícios para fixação do conteúdo. Realização de revisão dos pontos chaves da aula. | 3,0 |
Bibliografia | Indicação ou referência a bibliografia utilizada. | 1,0 |
Os candidatos convocados para a realização da prova de desempenho didático entregaram os documentos a serem considerados para a prova de títulos no mesmo dia e local.
♦Informações do concurso IFAP
►Data da prova: 17/03/2024
►Vagas: 42 + CR
►Lotações: Amapá
►Requisito: Nível Superior
►Banca: IDECAN
►Edital: IFAP 2024
♦Informações do último concurso IFAP
►Data da prova: 26 de janeiro de 2020
►Vagas: 14 vagas
►Lotações: Amapá
►Requisito: Nível superior
►Banca: IFAP
►Edital: Edital IFAP 2019
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