Está na praça o mais novo edital de concurso público do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e, com ele, as etapas de prova foram confirmadas!
É essencial ficar a par de cada detalhe das avaliações, já que o seu desempenho nelas será o fator chave para alcançar a tão sonhada aprovação.
E, vale lembrar, a disputa ocorre por uma das 350 vagas imediatas para os cargos de Analista Administrativo e Ambiental, com salário inicial de R$ 8,8 mil, além, claro, dos benefícios públicos.
Não vai perder essa chance, não é? Então, confira logo abaixo o detalhamento das etapas de prova do mais novo edital de concurso do ICMBio.
Sob organização do Cebraspe, o edital prevê um total de duas provas: objetiva e discursiva. Ambas serão aplicadas em 27 capitais das Unidades Federativas, compostas pelo Distrito Federal e os 26 estados.
Além disso, o dia para aplicação está previsto para 23 de fevereiro de 2025, então você terá muito mais tempo para estudar e se dar bem nesta etapa tão importante. Confira logo abaixo os detalhes:
As provas objetivas e a prova discursiva para o Cargo 1: Analista Administrativo terão a duração de 4 horas e 30 minutos. Já para Analista Ambiental terão a duração de 4 horas.
As avaliações valerão 120,00 pontos para o Cargo 1: Analista Administrativo e 100,00 pontos para o Cargo 2: Analista Ambiental.
Cada prova objetiva será constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO. Confira, abaixo, a estrutura das provas:
Conhecimentos básicos – ambos os cargos:
Língua Portuguesa;
Noções de Direito Administrativo;
Noções de Informática;
Ética no Serviço Público;
Legislações.
Conhecimentos específicos – Analista Administrativo:
Administração Geral;
Administração Financeira e Orçamentária e Orçamento Público;
Administração de Recursos Materiais;
Gestão de Pessoas.
Conhecimentos específicos – Analista Ambiental:
Ecologia, Conservacão e Manejo da Biodiversidade;
Biodiversidade, Zoologia, Botânica e História Natural;
Recursos Florestais;
Proteção, Controle e Monitoramento Ambiental;
Planejamento e Gestão de Unidades de Conservação (UC);
Povos e Comunidades Tradicionais e Conservação da Biodiversidade.
Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato ao Cargo 1: Analista Administrativo que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato ao Cargo 2: Analista Ambiental que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
A prova discursiva para o Cargo 1: Analista Administrativo valerá 20,00 pontos e consistirá na redação de texto dissertativo de até 30 linhas, a respeito de tema constante dos objetos de avaliação de conhecimentos específicos para o cargo.
Já a avaliação para Cargo 2: Analista Ambiental valerá 20,00 pontos e consistirá na resposta a uma questão discursiva acerca de situação-problema (estudo de caso), a ser respondida em até 45 linhas, a respeito de tema relacionado ao meio ambiente, conforme conhecimentos específicos para o cargo.
Esta etapa avaliará o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
O candidato deverá produzir, conforme o comando formulado pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.
Além disso, valerá 20,00 pontos. Será aprovado na prova discursiva o candidato que obtiver NPD ³ 10,00 pontos.
Agora que você já conhece as etapas de prova, nada é mais justo do que ingressar oficialmente na disputa, não é? Então, fique esperto! O prazo de inscrição seguirá aberto até o dia 03 de janeiro de 2025.
Além disso, os candidatos interessados terão de pagar uma taxa que varia o valor para cada cargo desejado. Confira:
E aí, não vai perder essa, né? Anote já na sua agenda e não perca a grande chance de se tornar um servidor público!
Quer saber mais informações sobre o concurso ICMBio, além das etapas de prova? Então, confira o nosso artigo completo e exclusivo:
Mais informações sobre o concurso ICMBIO
Provas são previstas em 9 de fevereiro! Foi publicado o edital do concurso GCM São…
A Secretaria de Estado de Educação do DF realizará em um novo concurso SEDF para…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná, que faz parte do TSE Unificado…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE PE), que faz parte do TSE Unificado…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE PI), que faz parte do TSE Unificado…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE RN), que faz parte…