Concurso IBGE: novo edital complementar oferta 398 vagas
Inscrições até quarta-feira (27)
A uma semana do início do Censo Demográfico 2022, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) acaba de publicar um novo edital complementar com vagas para Agente Censitário.
A seleção é uma continuidade do Processo Seletivo Simplificado regido pelo edital n.º 09/2021 (organizado pela FGV).
As inscrições devem ser feitas presencialmente até a próxima quarta-feira, 27 de julho, nos postos de inscrição relacionados no anexo I do edital, fornecendo as informações necessárias para sua identificação (RG, CPF, CNH e endereço completo) e relativas a sua titulação acadêmica.
Edital Complementar IBGE: distribuição das vagas
De acordo com o edital, são ofertadas 398 vagas para as funções de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor. A distribuição das oportunidades ficou da seguinte maneira:
Agente Censitário Municipal (ACM): 119 vagas
Agente Censitário Supervisor (ACS): 279 vaga
Requisitos e salários
O pré-requisito para ambas as funções é ter o ensino médio completo. Os contratados receberão os seguintes salários:
Remuneração mensal de ACM: R$ 2.100,00 (40h semanais);
Remuneração mensal de ACS: R$ 1.700,00 (40h semanais).
O contratado fará jus ao Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte e Auxílio Pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.
Tempo de contrato
A previsão de duração do contrato das funções é de até 5 meses, podendo ser prorrogado.
Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e(ou) disponibilidade de recursos orçamentários. Por questões administrativas, o último contrato poderá ter vigência menor que 30 (trinta) dias.
Atribuições
Agente Censitário Municipal:
acompanhar as atividades da coleta de dados, garantindo a perfeita cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas;
acompanhar o Agente Censitário Supervisor no início da coleta da pesquisa urbanística do entorno de domicílios para obter o conhecimento prático;
acompanhar sistematicamente o andamento da coleta de dados nas áreas de atuação de cada Agente Censitário Supervisor, por meio dos relatórios dos Sistemas Gerenciais, e adotar as providências cabíveis, com vistas ao bom andamento dos trabalhos, à total cobertura da área territorial, ao cumprimento dos prazos e à qualidade;
equipar, administrar, organizar e zelar pelo Posto de Coleta, adotando providências para garantir seu adequado funcionamento;
adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de Recenseadores; acompanhar o registro de frequência dos Agentes Censitários Supervisores (ACS) e operar o sistema administrativo existente no Posto de Coleta…
Agente Censitário Supervisor:
acompanhar os recenseadores em campo para esclarecimento de dúvidas quanto à identificação dos limites dos setores censitários e percursos, visando à cobertura correta de suas áreas de trabalho;
monitorar a produtividade dos Recenseadores; adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de Recenseadores;
auxiliar os Recenseadores na solução dos casos de recusa ou resistência de informantes em atendê-los;
colaborar na organização e na administração do Posto de Coleta;
planejar, organizar, supervisionar e avaliar a execução da coleta de dados realizada pelos Recenseadores, fazendo uso dos sistemas disponibilizados e de visitas em campo, quando necessárias, para garantir a cobertura da área territorial;
dirigir veículo oficial ou locado pela Instituição, caso possua habilitação; elaborar e transcrever textos e/ou planilhas em dispositivos eletrônicos…
Edital Complementar IBGE: Análise de Títulos (etapa única)
A seleção ocorrerá por meio de Análise de Títulos (classificatório), compreendendo a Titulação Acadêmica dos candidatos, valendo até 10 pontos.
Para comprovação do ensino médio (antigo 2º grau) completo será aceito o diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso.
Para comprovação do curso de graduação (ensino superior) incompleto será aceita a declaração da instituição de ensino que permita identificar em qual período (semestre/ano) e curso o candidato se encontra. No caso de trancamento de matrícula ou abandono de curso, será aceita a declaração da instituição de ensino que permita identificar quais períodos e curso o candidato frequentou.
Para a comprovação da conclusão do curso de graduação (ensino superior) completo será aceito diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso (com data da colação de grau). Este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar que permita identificar o número de créditos obtidos, carga horária, as disciplinas cursadas e notas obtidas de conclusão do curso.
Somente será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 5 pontos. Os aprovados serão ordenados e classificados de acordo com os valores decrescentes da nota final em suas respectivas localidades de concorrência.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso IBGE, não deixe de conferir nosso artigo completo: